Por Victor Palandi

publicado em Dicas

Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de veículos seminovos e usados subiu cerca de 9,5%. Se você é um desses consumidores que estão procurando um seminovo ou usado, aqui estão algumas dicas.

Pra comprar um carro usado, o consumidor deve ficar atento a possíveis problemas acumulados pelos donos anteriores do veículo.

Procure saber se o veículo está com a documentação correta, como licenciamento, IPVA e seguro obrigatório. Verifique também se os documentos estão corretos e condizem com a descrição do carro em questão.

Agora em relação ao carro especificamente, o comprador deve ficar atento a outros pontos. Quando for ver o carro, procure algum lugar claro que não dificulte sua visão. Olhe a lataria de forma a conseguir enxergar pequenas ondulações ou desníveis na carroceria. Isto significa que o carro já foi batido e algum serviço de funilaria, ou até mesmo a troca de uma peça, foi realizada.

Ainda no lado de fora, veja se a pintura está em bom estado. Procure por marcas de queimaduras de sol, aquelas em que a cor do carro está desbotada. Geralmente no teto e no capô do veículo. Se em alguns pontos houver bolhas, é sinal da existência de pontos de ferrugem na carroceira do carro. Ao vistoriar os pneus, preste atenção na condição que estão. O desgaste irregular dos pneus significam problemas de suspensão.

No interior do carro, verifique se não há nenhum cheiro estranho. Um carro que passou por uma enchente tem o chamado odor de “cachorro molhado” por conta da dificuldade na secagem do estofado. Se embaixo dos tapetes houver alguma umidade, é possível a existência de um furo na lataria. Problemas de vedação nas portas e nos vidros também podem acarretar em acúmulo de umidade dentro do veículo.

Olhe também como estão os bancos e os revestimentos do carro, como o teto, tapetes e chão. Isso pode indicar o tempo de uso do automóvel. Essa observação pode ser confrontada com a quilometragem indicada no painel.

Preferivelmente, faça um test-drive com o carro e para poder senti-lo. Teste o freio ABS, se tiver, pisando forte no freio em determinado momento da volta. Olhe se todas as luzes do carro, internas e externas, funcionam corretamente. Engate todas as marchas e procure por barulhos ou arranhões estranhos.

Carros com um ano de uso geralmente são mais baratos % que os veículos 0 km. Os com dois anos chegam a ter um valor 30% menor do que o novo. 

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