Manter o carro limpo realmente é fundamental para as pessoas que possuem e que circulam em um carro. Além de demonstrar cuidado com o seu bem, a pessoa ainda é poupada de passar por alguns constrangimentos como o que geralmente acontece quando o carro está com aquela poeira mais grossa e surge a palavra “Lave-me” em algum ponto do veículo (geralmente é em um dos vidros para garantir que o motorista realmente vai ver o escrito e tomar vergonha na cara).

Dicas na hora de lavar o seu carro

Mas além de evitar este tipo de constrangimento, as pessoas realmente devem cuidar do seu carro porque a sujeira pode trazer alguns danos realmente problemáticos para a pintura do carro de um modo geral, sendo que depois vai acabar saindo muito mais caro se a pessoa realmente tiver que arrumar a pintura do carro. Grande parte dos motoristas que possuem casa e garagem preferem lavar o seu carro na sua própria residência ao invés de levar para um local específico para fazer a lavagem. Neste caso, vamos passar algumas dicas para que as pessoas realmente consigam lavar o veículo sem estragar ainda mais a pintura ou causar algum dano na lataria.

Cuidado com o sol

Uma dica muito importante que pode ser dada logo no início da lavagem é que as pessoas realmente devem evitar muito para não lavar o veículo sob o sol escaldante. Procure sempre um lugar com sombra, sendo que melhor ainda se a lavagem acontecer dentro da garagem. Não é recomendado também que a pessoa lave o carro com a carroceria dele muito quente, sendo que o recomendado é deixar o veículo esfriar para depois fazer a limpeza. Se não tiver um outro lugar a não ser na rua descoberta, deixe para lavar o carro no final do dia ou no início da manhã, quando o sol estiver mais fraco.

Isso é importante porque caso a lataria esteja muito quente, a possibilidade do sabão causar uma mancha no carro assim que ele entrar em contato com a lataria é grande. Por isso que é muito importante que a pessoa nunca deixe o sabão secar por cima da lataria, mantendo o veículo sempre molhado durante a limpeza. Mas não precisa também ficar com a mangueira ligada o tempo todo, cuidado para não desperdiçar muita água durante a lavagem.

Lave sempre o carro com a lataria fria

O ideal sempre é começar a ensaboar a carroceria, fazendo isso por partes. Divida o carro por setores, passando o sabão e logo na sequencia enxaguando, diferente do que a maioria das pessoas fazem que é passar o sabão em todo o carro para depois enxaguar. Outra dica importante é começar a lavar o carro sempre de cima para baixo, assim a sujeira que está na parte de cima do veículo vai escorrendo para a parte de baixo e assim a pessoa consegue limpar tudo.

Produtos

O ideal na hora de escolher os produtos que você vai usar na hora de fazer a lavagem do seu carro é realmente dar preferencia para os shampoos específicos para linhas automotivas. Quando a pessoa não consegue comprar este tipo de produto, ele sempre deve ser substituído por sabão neutro. Evite ao máximo utilizar aqueles detergentes domésticos que todo mundo tem guardado, porque eles possuem reagentes muito fortes geralmente e podem causar machas facilmente na pintura do seu automóvel.  Além disso, cuidado também com os produtos específicos a borracha do carro como pneus. Geralmente este tipo de produto também pode causar algum dano se a pessoa acabar utilizando ele diretamente na lataria do carro.

Cuidados na hora de limpar os pneus

Falando em pneus e rodas, o motorista sempre deve limpar elas com panou ou escovas. No caso de panos, o ideal mesmo é comprar aqueles que são descartáveis, para não ter que usar eles novamente. Já a escova pode ser utilizada mais de uma vez, mas recomenda que a pessoa escolha as que possui cerdas um pouco mais macias para não causar muitos danos a esta parte do carro.

Depois que todo o carro estiver limpo, é importante que a pessoa não deixe ele secando ao sol com as gotas de água escorrendo, porque isso também causar manchas, já que pode sobrar restos do sabão nestas gotas. Portanto passe um pano no carro inteiro, de preferencia um bem macio, o que ajuda também a dar um brilho ao veículo. É importante também que estes panos não soltem fiapos.

Interior do veículo

A limpeza na parte de dentro acaba dando um pouco mais de trabalho, mas também é fundamental. Para as pessoas que costumam limpar o carro sempre em casa, a dica é investir em um aspirador de pó portátil, sendo que hoje ele está bem barato, pode-se encontrar modelos na internet custando R$ 90,00 em média. Assim a pessoa vai conseguir fazer uma boa limpeza no veículo com muito menos esforço. Passe o aspirador por toda a parte, especialmente nas dobrinhas dos estofados e também nos cantinhos do chão.  Para os carros que possuem tapetes de borracha, o ideal é tirar para lavar elas separadamente.

Aspirador de pós para interior do carro

Evite usar qualquer tipo de produto que tenha álcool nos plásticos da parte de dentro, porque eles acumulam sujeira rapidamente. O melhor mesmo para limpar volante, console da frente e a parte interna das portas é não inventar moda, passar apenas um pano úmido. Não esqueça também que os vidros do carro merecem atenção, tanto na parte de dentro quanto na parte de fora. Para eles, o ideal é passar um pano bem limpo e macio com produtos específicos para limpar vidros, sendo que neste caso as pessoas podem utilizar os mesmos que são usados para limpar os vidros da casa.