Chegamos a mais um final de ano e um sequência de dois feriados prolongados. Algumas pessoas retornam para as grandes cidades em janeiro para continuar com suas vidas, outras só pensam em voltar a trabalhar e estudar depois do carnaval. Mas ninguém neste momento está pensando no retorno que as pessoas terão depois de descansar e passar um bom tempo curtindo as belezas de uma praia ou a tranquilidade do campo. O foco neste momento é apenas ir para algum lugar.

Dicas para evitar o Stress no trânsito

Mas o grande problema é que uma grande parcela da população não só pensa da mesma forma como também pretende fazer isso no mesmo dia e na mesma hora, o que gera os intermináveis congestionamentos nas grandes cidades. Para quem mora em São Paulo, por exemplo, a vida de quem pretende viajar é extremamente complicada, exige uma programação antecipada para evitar os grandes congestionamentos, mas mesmo assim a concentração de uma grande quantidade de carros em um mesmo lugar tentando ir na mesma direção é inevitável. E mesmo que os motoristas já saibam, na maioria das vezes, o que os espera no caminho, o stress também é praticamente inevitável.

Pensando justamente neste momento em que uma grande quantidade de pessoas planeja passa ruma boa parte do seu dia dentro de um carro, preparamos um pequeno guia de especialistas com dicas para enfrentar os congestionamentos e o trânsito geral sem que a pessoa realmente fique estressada e que este stress traga problemas físicos para a mesma. Estas dicas não valem apenas para enfrentar os congestionamentos dos carros neste final de ano, mas eles também servem par aos motoristas enfrentarem da melhor forma possível o trânsito das grandes cidades, principalmente no retorno das férias ou dos feriados prolongados.

Planejamento

Parece que estamos batendo na mesma tecla, mas não custa nada lembrar de algo que as pessoas sabem mas nunca faze: planejamento é essencial na hora de viajar. Além de todas as questões relacionadas a viagem em si, este planejamento também serve para a pessoa saber mais precisamente quanto tempo ela vai levar para chegar a um determinado local. É muito importante que as pessoas não marquem compromissos que façam com ela fique nervosa dentro do carro por achar que não vão chegar a tempo, principalmente se as pessoas estiverem saindo de férias. Esqueça um pouco o relógio e o tempo, pelo menos nestes dias de descanso.

Espaço

Congestionamento em SP

Estar muito tempo fechado dentro de um ambiente pequeno e com pouco espaço é um dos fatores que elevam o stress das pessoas, tanto motoristas quanto passageiros, quando passam muito tempo dentro do carro. Além disso, quando a pessoa se vê cercada por milhares de outros carros é ainda pior, já que a sensação eu a pessoa tem é de não conseguir sair daquele lugar se quiser. Por isso é tão importante que as pessoas planejam suas viagens em horários que elas saibam que não haverá tantos carros na estrada. Dirigir de madrugada pode ser uma boa alternativa, mas desde que a pessoa esteja bem descansada e esteja acostumada a dirigir de noite.

Música

A música realmente pode ter o poder de relaxar as pessoas por um determinado tempo, mas é importante que ela saiba que os volumes altos geralmente aumentam a tensão durante o tempo de direção. Isso porque as pessoas quando ficam impossibilitadas de ouvir o que está acontecendo do lado de fora elas passam a ter que forçar mais outros sentidos para conseguir dirigir e saber o que ela tem que fazer, e isso desgasta as pessoas fisicamente muito mais rápido. Por isso que a dica aqui é escolher os seus gêneros de músicas prediletos mas sempre em um volume baixo.

Respiração

Quando a situação realmente fica feia, não apenas no trânsito mas em qualquer outro lugar, é fundamental que as pessoas tenham um controle da respiração para conseguirem se acalmar e assim conseguirem tomar as atitudes corretamente. A respiração realmente é muito importante para conseguir manter o cérebro funcionando e o corpo mais relaxado. Ao perceber que alguma coisa pode tirar seu sossego, inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. Se o carro for equipado com ar-condicionado, é bom deixá-lo ligado, mesmo com gasto excedente de bateria. Manter um clima ameno e constante dentro do automóvel também ajuda a pessoa a relaxar e conseguir controlar o stress.

Postura

É importante para as pessoas que estão saindo para viajar e aproveitar o feriado que cheguem ao local realmente com boas condições para aproveitar o seus dias de descanso, sem ficar todo dolorido ou dolorida depois de muito tempo dentro do carro. É claro que nem sempre isso é possível, mas as pessoas põem amenizar este tipo de problema tentando mante ruma boa postura enquanto estiver dirigindo. Desta forma, ela vai conseguir não ficar dolorido durante o trajeto.  Além disso, quando a pessoa consegue manter a postura correta por uma maior parte do tempo dentro do carro ele consegue diminuir a sensação de cansaço que gera stress. Caso a viagem seja muito longa é essencial que a pessoa consiga dar algumas paradas e se movimentar bastante, dando uma caminhada, ao invés de ficar sentado também durante a parada. É importante também que as pessoas movimentem os pés de tempos em tempos para que ele não fique dolorido.

Pensamentos

A situação de trânsito geralmente já é um momento em que as pessoas precisam dedicar boa parte de sua atenção e por isso já ficam mais cansadas. Mas além deste problema, as pessoas também podem ter ainda mais problemas se ficar pensando em coisas ruins durante a viagem. Não esqueça, você está saindo para descansar, portanto faça desta uma experiência feliz para o seu cérebro. Deixe todos os seus problemas relacionados ao trabalho, as contas, a família e seja o que mais for em casa. Caso contrário, o recomendado é nem mesmo sair de casa.