O Banco Central confirmou hoje que haverá um aumento no preço da gasolina que será cobrado dos consumidores a partir deste ano de 2013. De acordo com as informações que constam na ata, o aumento deverá ser de 5%, o que ainda não se sabe é se este aumento será repassado aos consumidores todo de uma vez ou se o aumento será realizado ao longo do ano. O fato é que os consumidores já devem se preparar para gastar mais com a gasolina do carro.

Economizando combustível

Mas com algumas boas práticas que devem ser adotadas pelos motoristas o impacto no bolso pode não ser tão forte assim. De acordo com especialistas, existe a possibilidade de se reduzir em até 35% o consumo de combustível ficando atento a algumas dicas. Mas é importante ressaltar que nenhuma delas é uma receita mágica para que o carro passe a beber menos. A redução algumas vezes pode ser imperceptível da noite para o dia, mas ao longo do tempo realmente a economia pode ser observa a médio e longo prazo.

Carros Econômicos

Para começar a economizar com o combustível, é importante que o consumidor fique atento aos números de consumo de combustível que são divulgados pelas montadoras no lançamento de cada carro. Isso é muito importante porque cada vez mais as montadoras estão investindo em motores menos poluentes, que consequentemente acabam utilizando menos combustível. Carros com motor blue motion, que são mais eficientes, carros movidos a diesel, elétricos e híbridos são as melhores opções para economizar com combustível. O híbrido Toyota Prius, por exemplo, compensa o gasto adicional na compra com a economia de combustível em menos de dois anos.

Cuidado com o ar-condicionado

Realmente o ar-condicionado é um conforto indispensável dentro de um automóvel, especialmente durante os dias mais quentes de verão. Mas é importante que o motorista tenha consciência de que a utilização do ar faz o carro consumir mais combustível. Assim, é importante que a utilização do ar seja regulada e controlada pelo motorista. Mas não é necessário deixar de usar o ar, apenas algumas mudanças já fazem toda diferença no final do mês, como deixar o carro na sombra para não precisar ligar o ar na força total, ou ainda desligar o ar alguns minutos antes de chegar no destino final.

Prius é um dos carros mais econômicos do Brasil

Peso

Existe uma lei na física que é conhecida da maioria das pessoas que passaram pelas salas de aula do ensino médio: força = massa x aceleração. Portanto, quanto maior o peso do carro maior a força que é necessária para colocar este veículo em movimento, e consequentemente acaba exigindo mais combustível do carro. Por isso, é importante cuidar do peso geral do veículo, evitando sempre que possível o transporte excessivo de cargo no carro. De acordo com o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos (EERE), um peso extra de cerca de 40 quilos pode reduzir o consumo em até 2%.

Desligue o motor

Algo tão banal mas que passa despercebido por muitos motoristas é a quantidade de tempo que se passa com o motor do carro ligado estando parado em um lugar. É muito importante que os motoristas não deixem o motor do carro ligado enquanto estiver parado. E isso não vale apenas quando a pessoa está parada esperando alguém, mas nos congestionamentos também. Quando a pessoa perceber que vai ficar mais de 20 segundos parados no trânsito, a dica é desligar o motor.

Cuidado com a velocidade

Cuidados com a velocidade também ajuda a economizar combustível.

Cuidar da velocidade do carro não trata-se apenas de uma questão de segurança ou ainda de respeitar as leis de trânsito para não tomar uma multa depois. Trata-se também de economizar combustível. Os especialistas afirmam que quanto maior a velocidade do carro, mais a resistência do ar enfrentada, e consequentemente mais gasolina o carro acaba consumindo. Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido.

Carro aerodinâmico

Da mesma forma que a velocidade aumenta a resistência do ar, quanto mais o carro estiver preparado com soluções aerodinâmicas, menos combustível ele vai consumir. Existem algumas dicas básicas que podem ser feitas em todos os carros, sem precisar fazer qualquer tipo de modificação externa. Por exemplo, as pessoas poderão manter as janelas e o teto solar fechados, permitindo que o ar não encontre mais resistência ao entrar para o interior do veículo. Em altas velocidades, inclusive, ligar o ar-condicionado pode gerar um menor consumo de combustível do que abrir as janelas. Segundo o site Daily Fuel Economy Tip, se a velocidade for inferior a 60km/h, o melhor é abrir a janela, mas acima disso, com o ar-condicionado consome-se menos combustível.

Marchas

A forma como os motoristas trocam de marcha também acabam interferindo diretamente no consumo de combustível do carro. Os especialistas afirmam que e muito importante que as pessoas saibam trocar a marcha exatamente na hora correta, sem esticar exageradamente entre uma e outra. Os especialistas afirmam, inclusive, que estas esticadas que alguns motoristas acabam dando entre uma marcha e outra acabam interferindo muito no consumo de combustível do carro. É sempre importante seguir as orientações que são repassadas pelo manual do carro para que se tenha nenhum problema, como aumento de consumo de combustível.

Os especialistas também não recomendam que os motoristas utilizem o famoso ponto morto nas descidas, que também é conhecido como “deixar o carro na banguela”. O ideal é encarar as descidas com o carro engatado normalmente, e sem acelerar. A explicação técnica para isso é que, quando o carro está nesta condição de inércia, o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor evitando qualquer consumo de combustível. Mas, no ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta consumindo mais combustível.