O ano passado muitos brasileiros aproveitar as facilidades que foram oferecidas pelo governo Federal para comprar o seu novo carro. Mas este ano ainda apresenta um movimento considerável de pessoas buscando a compra de um carro novo, especialmente para ainda aproveitar o desconto que está sendo oferecido no IPI de muitos carros. Mas a compra de um veículo novo exige uma série de cuidados e também um bom planejamento.

Financiamento de carro novo

Uma parte dos brasileiros preferem a precaução na hora de comprar um veículo novo. Ou seja, grande parte consegue juntar dinheiro para uma entrada, sendo que este processo poderá durar alguns anos. Mas o parcelamento ainda é a opção da grande maioria dos brasileiros, que não conseguem juntar dinheiro suficiente para conseguir pagar o preço a vista.

Racionalmente falando, a maioria dos consumidores conseguem ter a consciência de que a compra de um veículo a vista sempre será a melhor opção, sendo que em muitos casos as pessoas conseguem comprar mais rapidamente do que o tempo que as pessoas levam para pagar o financiamento. Mas a maioria das pessoas simplesmente não conseguem guardar dinheiro, mas também existem alguns casos que as pessoas realmente precisam do carro com uma certa urgência, e assim não pode esperar.

Dicas de financiamento

Portanto, se você entre os milhares brasileiros que não conseguem se planejar para pagar o preço de um carro a vista, então confira algumas informações e dicas para não se afundar na hora de pagar as parcelas:

Dicas financiamento

- Existe uma conta básica universal, que é a proibição do comprometimento de mais de 30% do total da renda da pessoa em um parcelamento. Esta conta pode não ser feita dentro da casa da maioria dos brasileiros (mas deveria). Mas, mesmo assim, muitas pessoas não sabem, mas o financiamento acaba se baseando neste (e também em outros fatores) na hora de aprovar ou não o crédito. Mas este limite de 30% deverá ser bem trabalhado, portanto as pessoas poderão diminuir a parcela até que o valor atinja este nível.

- É sempre importante que as pessoas não se empolguem fazendo em muitas vezes, pensando apenas na quantidade de dinheiro que vai sobrar no final do mês. Lembre-se que você está sempre pagando mais a cada mês a mais que se passa. Da mesma forma que é sempre importante que a pessoa financie o menor valor possível. Uma dica é juntar dinheiro ao longo do ano e fazer a compra quando receber o seu décimo terceiro, assim a pessoa consegue dar uma entrada maior e diminuir a quantidade de juros que vai pagar.

- É importante também que as pessoas não esqueçam que comprar um carro exige que se tenham alguns gastos relacionados a liberação da documentação do veículo. Portanto, deixe uma reserva apenas para o pagamento de documentação, IPVA, seguro, etc.

- Pouca gente se dá conta, mas as taxas de juros são negociáveis. Por isso é indispensável pesquisar. Não só em várias lojas e bancos, em relação ao mesmo modelo, mas também verificar preços e vantagens de marcas e modelos diferentes. Deve-se também levar em consideração os valores do seguro, que podem variar de acordo com seu perfil e tornar um modelo mais atraente que o outro.