Carteira Nacional de Habilitação - CNHOs amantes do mundo automotivo estão sempre ligados nos últimos lançamentos de carros, das últimas novidades do momento e também nos principais eventos onde aparecem aqueles carros que vão estar circulando pelas ruas das principais cidades. Mas não é apenas de carro a vida de um motorista. É necessário se preocupar com outras coisas, dentre elas a carteira de motorista. Muitos jovens acabam contando os dias para fazerem 18 anos de idade e terem a chance de fazerem as provas para conseguir tirar a tão sonhada habilitação para dirigir. Mas depois que as pessoas conseguem a carteira de habilitação, ela precisa ser renovada de tempos em tempos para que o motorista siga habilitado a dirigir. Preparamos algumas dicas importantes na hora de renovar sua carteira de habilitação.

Habilitação provisória e permanente

Antes de mais nada, é importante entendermos um pouco sobre como funciona a legislação de trânsito aqui no Brasil. Todo o motorista precisa ter uma carteira de habilitação expedida pelo órgão competente para conseguir dirigir. Apesar da carteira de motorista no Brasil ter validade nacional, os órgãos competentes são autarquias estaduais. Todos obedecem as diretrizes e as leias que tem validade em todo território nacional.

Para tirar esta primeira via da carteira de motorista os candidatos devem se dirigir até o Detran de sua cidade onde deverá se matricular em um curso obrigatoriamente. Este curso é dividido em duas partes, sendo que na primeira os candidatos a ganhar uma carteira de motorista deverão ser testados no que diz respeito a legislação, tendo aulas teóricas. Ao final desta primeira etapa, eles deverão fazer uma prova que vai testar os conhecimentos de tudo o que foi visto até o momento. Os candidatos devem conseguir uma determinada média para ser aprovado e assim estar habilitado para ir par aa próxima etapa do custo, que são os testes práticos.

Da mesma forma que na primeira etapa, os estudante possuem uma determinada carga horária onde ele sai para as ruas da cidade para aprender como é dirigir na prática. Ao fina destas aulas as pessoas precisam fazer uma prova prática, onde ela sai para as ruas para fazer um determinado percurso e conseguir uma determinada pontuação para ser aprovado.

Assim que o motorista consegue passar por todos estes exames ele ganha sua habilitação para dirigir, mas ainda não é a carteira definitiva. Os motorista ganham a chamada carteira de motorista provisória. Por um período de um ano os motoristas ainda estão sendo testados, e portanto devem tomar muitos cuidados na hora de dirigir, pois qualquer infração que cometa durante este período de provação ele pode ter sua habilitação caçada. Depois deste teste de um ano os motoristas finalmente ganham sua carteira que é chamada de definitiva, mas que não é tão definitiva assim pois os motoristas ainda precisam renovar ela de tempos em tempos. Segundo a legislação atual, a validade da chamada carteira de motorista definitiva é de cinco anos, ou seja, passado este tempo, os motoristas devem renovar sua carteira. Lembrando que este é o tempo para quem tema até 65 anos de idade. A partir desta idade os motoristas deverão renovar sua carteira de três em três anos.

Documentos para renovação da Carteira de Motorista

Carteira Nacional de Habilitação - CNHPara conseguir renovar sua carteira de motorista e ganhar mais cinco anos para dirigir pelas ruas de qualquer cidade do Brasil, os motoristas deverão comparecer até uma a uma unidade CFC que faça estes serviços na sua cidade. Ao se dirigir para o local, é muito importante que os motoristas levem até o local os seguintes documentos:

Carteira de Identidade; CPF (caso o número esteja na carteira de identidade não é necessário levar o cartão); Comprovante atual de renda (atualmente a legislação aceita que a pessoa aproveite a conta de luz, ou conta de telefone, conta de água ou também declaração de endereço de acordo com a legislação vigente); Carteira Nacional de Habilitação que está vencida ou que está para vencer (caso a carteira tenha fotografia atualizada, o motorista não precisa apresentar a carteira de identidade).

Além disso, atualmente as pessoas que renovam a carteira de motorista também precisam passar por um curso de direção defensiva e também de primeiros socorros. Na ocasião da renovação, é necessário que os motoristas apresentem os comprovantes destes cursos para conseguir dar o encaminhamento para usa nova carteira. Caso o motorista não tenha feito estes cursos, ele ainda tem a opção de prestar um exame teórico-prático, pagando uma taxa correspondente. Em alguns estados é possível fazer na mesma hora em que a pessoa está fazendo a renovação, ou então marcar uma data específica para fazer esta prova.

Para renovar a carteira de motorista é necessário também fazer o pagamento de determinadas taxas, que variam de estado para estado. Assim que o motorista apresentar todos os documentos necessários para fazer esta renovação, o CFC deve entregar uma guia para que os motoristas consigam fazer o pagamento e retirar sua nova carteira. O valor poderá ser pago no mesmo local onde o motorista está renovando ou então pode também pagar em agências de banco ou casas lotéricas.

Depois de tudo isso os motoristas ainda precisam passar por um exame médico que comprove que ele está apto para dirigir. O exame inclui avaliação dos reflexos e teste de visão, e pode ser feito no CFC ou no posto avançado.