Para muitas pessoas que conseguem tirar férias no primeiro mês do ano, que divide opiniões, já que algumas pessoas gostam muito enquanto que outras preferem deixar o seu período de descanso para os meses de baixa temporada, está chegando a hora de voltar para casa. Para os que viajaram de carro significa mais uma vez em que se deve pegar a estrada para uma viagem que geralmente é bastante longa.

Itens para serem checados na viagem de volta das férias

A revisão geral que deve ser feita no carro já está bastante presente na maioria das pessoas que viajam, mas o grande problema é que as pessoas acabam esquecendo que existe uma viagem de volta tão  longa quanto a viagem de ida, e exatamente por isso os motoristas devem ter também atenção e cuidados. Por isso, é muito importante que se faça também uma revisão antes de pegar a estrada de volta.

É claro que esta segunda revisão não precisa ser necessariamente a mesma que é feita na viagem de ida.
Existem alguns itens do carro que acabam sendo mais importantes de estarem inclusos nesta lista de revisão que é feita antes de pegar a estrada. Esta revisão nestes itens são muito importantes porque quando o carro está no litoral o comportamento do carro é completamente diferente da cidade, até porque existem uma série de agentes em contato com o carro que não se fazem presentes na cidade, e muitas vezes os carros podem sair danificados deste período de férias.

Confira os itens mais importantes que devem ser observados durante na revisão que é feita antes de se pegar a estrada:

Combustíveis e Lubrificantes

Um dos grandes problemas quando passamos muito tempo nas cidades do litoral está relacionado ao abastecimento do carro. Afinal de contas, muitos motoristas acabam abastecendo sempre no mesmo local, que vira o posto de confiança da pessoa. Mas quando se está em outro local será preciso arriscar na hora de encher o tanque. Por isso é sempre importante dar uma boa pesquisada com as pessoas que moram na cidade ou que vão com mais frequência para o local para descobrir se o posto realmente é confiável. É importante também que o motorista não deixe muito tempo o combustível parado dentro do tanque antes de pegar a estrada.

Filtros de ar, óleo e combustível

Não pode descuidar destes itens apenas porque se está de férias. Certifique-se de fazer as trocas necessárias de acordo com as instruções do manual do carro. Algumas dicas importantes relacionadas a troca do óleo podem ser seguidas tanto nas grandes cidades quando nas praias, sempre que se fizer a troca de óleo é muito importante fazer a troca de filtro, para aumentar a vida útil do óleo.

Freios

Sempre antes de sair para uma viagem muito longa é muito importante verificar se o nível do fluido de freio está ok, da mesma forma que é muito importante verificar se não existe nenhum vazamento aparente nos sistema. Os motoristas também devem ficar atentos aos possíveis sinais de que algum problema possa estar acontecendo com os freios do carro. Por exemplo, se forem percebidos barulhos estranhos, ou ainda pedal mais duro que o normal, será preciso uma revisão mais minuciosa.

Velas e Cabos

A maioria dos fabricantes indicam que a troca de velas pelo menos a cada 10 mil m, já os cabos precisam ser trocados a cada 50 mil km rodados. Problemas nas velas e os cabos podem ocasionar uma série de outros problemas nos outros componentes do carro.

Suspensão

Este sistema muitas vezes é esquecido pelos motoristas, mas ele é tão importante quanto o sistema de freios, por isso merece cuidados. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota.

Correia dentada

Muitos fabricantes indicam que devem ser feitas trocas preventivas das rodas dentadas pelo menos a cada 50 mil km rodados. Mas é importante que os motoristas façam revisões antes disso, porque pesquisas apontam que a cada 15 mil km o sistema já pode apresentar algumas falhas que devem ser observadas. Quando se usa demais esta correia poderão acontecer alguns rompimentos, que podem danificar diretamente o desempenho dos motores.

Radiador

É muito importante que o motorista fique sempre atento ao período de troca do líquido de arrefecimento do motor. É importante lembrar o mecânico que está fazendo a revisão para conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d'água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

A segurança de uma viagem também passa pela revisão de todo o sistema elétrico, ainda mais para quem está pensando em viajar de noite ou viajar em dias que estejam fechados e escuros. Importante revisar as condições da bateria, bem como todas as lâmpadas externas para verificar se estão funcionando corretamente.

Pneus

Por último, fique atento as condições dos pneus, mantendo ele sempre calibrado. Não esqueça que também é muito importante que as pessoas façam uma revisão das condições dos estepes.