Mesmo que o limpador de para-brisas seja visto como um item de menor importância em um carro, os donos dos veículos podem ser surpreendidos até mesmo com uma multa pela sua falha. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), andar sem utilizar o limpador em dias de chuva é considerado uma infração grave. Por isso, é importante mantê-los sempre em pleno funcionamento.
Na grande maioria dos casos, os limpadores começam a falhar a partir do momento que as palhetas perdem sua capacidade de limpar e secar o vidro de forma eficiente. Isso acontece basicamente a partir de um desgaste das borrachas.
Poucas pessoas sabem, mas normalmente a vida útil das palhetas, que são feitas de borracha, é de apenas um ano. Mas pode ser até de menos tempo, caso o motorista insista em utilizar o limpador quando não existe essa necessidade. Por isso, uma das formas de garantir o funcionamento do limpador é justamente promover as trocas das palhetas.
Para aumentar o tempo de duração das que já estão instaladas, existem alguns procedimentos que podem ser feitos, como uma limpeza regular apenas com um pano úmido, sem utilizar produtos como detergentes comuns, pois eles podem ressecar as borrachas.
Além disso, é importante lembrar de encher o reservatório do esguicho de água sempre abastecido. Quando o motorista lembrar que não acionou o limpador há bastante tempo, pode ser interessante esguichar água e acionar o sistema, apenas para manter a borracha mais tempo úmida.
Por último, pode ser interessante dar uma ajuda para esse sistema de limpeza, removendo aquelas sujeiras que podem ser mais difíceis de serem removidas. Inclusive, o momento de abastecer pode ser interessante para isso, pedindo para o frentista fazer a tradicional limpeza.