Pneus são partes fundamentais de um automóvel, sendo os pontos de maior contato e atrito com o piso. Por isso, inclusive, são os itens que devem ter maior atenção do motorista, haja vista que, se não estiverem em ótimas condições, a dirigibilidade e estabilidade ficam comprometidas, afetando a segurança de todos os ocupantes do veículo, bem como de outras pessoas que estão no interior de outros automóveis.

Muitas vezes, portanto, motoristas apelam para os “pneus frisados”, que são ranhuras feitas manualmente com instrumentos pontiagudos com ponta incandescente, que fazem um recorte, queimando alguns trechos da borracha, para “proporcionar aderência” a pneus já desgastados. Em geral, isso é feito, por parte de motoristas que não querem comprar pneus novos, porque ainda são itens de reposição cara.

Riscos do Frisar dos Pneus

Os frisos são feitos em borracharias, frequentemente, e o custo pode chegar a 20% do preço de um pneu novo – alguns desses profissionais comercializam o serviço por, em média, R$ 30. Entretanto, como se conhece no dito popular: “o barato sai caro”; porque esses produtos, quando frisados, não são capazes de oferecer a segurança e estabilidade de um pneu novo, uma vez que a estrutura metálica de base agora pode se desgastar mais facilmente, por não ter a proteção, tão espessa, da borracha.

Nunca frise os pneus

Além disso, outro risco é justamente o seguinte: quando se faz frisos em um pneu que antes estava careca, os novos sulcos são realizados na camada em que se encontra a armação – à base de arame - que dá forma mais firme ao pneu. Assim, os frisos originais, justamente servem para demarcar o limite de uso do pneu. Caso sejam feitos, após o desgaste, novos frisos, a tendência é que a de que a superfície do pneu fique pouco espessa e a lona, mais aparente, deixando a nova banda de rodagem muito fina. Consequentemente, podendo inclusive estourar, causando uma série de acidentes sérios, alguns até fatais.

Por outro lado, borracheiros afirmam não haver problemas de qualquer natureza. Entretanto, além das questões de segurança já apresentadas, quem for flagrado com um pneu frisado receberá multa no valor de R$ 127,69, além de 5 pontos na carteira e deverá substituir o pneu, de imediato, para seguir. Se isso não for feito, o carro é apreendido pela autoridade policial.

Em suma: andar com pneus frisados é muito parecido com andar com pneus carecas. Os riscos são imensos. Evite a prática tão perigosa, que expõe a vida das pessoas a grandes riscos!