A manutenção e a prevenção com certeza afastam as chances de um carro pegar fogo no meio da rua, mas mesmo assim isso não significa que mesmo os motoristas mais cuidadosos passem por este tipo de situação. Existem vários motivos que podem fazer com que se inicie um incêndio dentro do veículo em pleno andamento. A situação é mais comum do que pensamos. Na maioria dos casos o susto não passa de apenas um pouco de fumaça saindo de dentro do motor do carro, mas em outros casos o fogo realmente pode vir a se tornar labaredas saindo de dentro do automóvel.
Quando os motoristas passam por este tipo de situação, a primeira e mais importante dica a ser seguida é tentar manter a calma. Isso porque as pessoas que estão dentro do carro precisam pensar calmamente para tomar as decisões mais racionais possíveis para evitar que o incêndio se espalhe para outras partes do carro e que alguém saia ferido da situação. É importante também que os motoristas estejam com seus instrumentos de prevenção em dia, principalmente o extintor de incêndio.
Motivos
São diversos os motivos que podem levar um carro a ter um incêndio. Recentemente tivemos exemplos de montadoras que tiveram que convocar um recall de seus carros porque eles apresentavam problemas nas mangueiras de abastecimentos, o que poderia gerar um incêndio no motor, situação realmente bem provável caso o carro ande com uma mangueira furada ou que esteja gasta pelo tempo de utilização. Mas grande parte dos casos de incêndio dentro dos automóveis acontece por causa de panes elétricas, como um curto circuito. Basta que alguma faísca encoste em algum local com indício de combustível para que o veículo pegue fogo. Além disso, muitas vezes o próprio superaquecimento de algum componente elétrico pode vir a causar um incêndio.
Onde acontece
A grande maioria dos casos de incêndio dentro dos carros acontecem na parte de frente, mais especificamente dentro do capô do carro. Isso porque é por esta parte que passam diversas tubulações e componentes elétricos que ajudam na hora de causar um incêndio quando alguma coisa acontece de forma errada. Geralmente o fogo fica localizado nesta parte da frente do carro por tempo suficiente para as pessoas conseguirem parar os seus carros e tomarem as devidas providências. Mas é importante que as pessoas que estão conduzindo o carro sejam rápidas porque o fogo realmente pode ir para outras partes do carro, incluindo a cabine dos passageiros.
Precações
A precaução sempre é o melhor remédio para tentar evitar ao máximo que este tipo de coisas aconteçam. Afinal de contas, sempre que um incêndio acontece no carro significa que alguma coisa está funcionando de forma errada, e geralmente é possível que a pessoa se previna. Portanto, é muito importante que as pessoas sempre façam as revisões dos carros de acordo com a indicação de sua montadora. Além disso, é fundamental também que as pessoas revisem qualquer problema que possa estar acontecendo com o sistema elétrico do carro imediatamente, sem esperar para que o problema possa ser agravado. Importante também que se faça a substituição das mangueiras de abastecimento do motor de acordo com as especificações da montadora.
Faz parte também da precaução que todo o motorista deve ter cuidar do extintor de incêndio, que é um item obrigatório em todos os carros que circulam nas ruas das cidades brasileiras. É muito importante que os motoristas consigam saber atentamente onde está localizado o extintor de incêndio, já que alguns motorista que compram carros novos muitas vezes não sabem onde o extintor está instalado. É importante também que os motoristas tenham em mente que é fundamental respeitar a data de validade do extintor, sendo que o motorista pode até mesmo ser punido caso seja pego com o extintor fora da validade. Sempre que o extintor esteja vencido é necessário que o motorista faça uma recarga.
Primeiras providências
Geralmente o carro vai pegar fogo quando está andando, que é o momento que ele está mais aquecido. Dificilmente vamos encontrar um caso de carro que tenha pegado fogo quando ele está parado. Por isso, a primeira coisa que os motoristas devem fazer ao ver fumaça ou qualquer indício de incêndio dentro do carro é procurar um local seguro para parar o automóvel. É importante que ele seja parado imediatamente, mas não esqueça que é necessário que ele seja parado no acostamento. A não ser que as labaredas estejam muito altas, neste caso realmente é mais recomendado que a pessoa pare onde estiver e abandone o veículo.
Antes de sair do carro é importante também que o motorista lembre de desligar completamente o carro e também qualquer tipo de componente elétrico que esteja ligado, como ar condicionado, rádio, faróis, luzes internas, etc. É importante que tudo seja desligado, porque caso o motivo seja elétrico o fogo poderá aumentar rapidamente caso a corrente de eletricidade esteja sendo exigida ainda.
No momento que o motoristas sai do carro ele já deve lembrar de tirar o extintor do interior do veículo. Por isso é tão importante que as pessoas mantenham a calma, porque caso contrário dificilmente as pessoas vão lembrar de pegar o extintor, e terão que voltar ao carro para fazê-lo.
Assim que as pessoas saírem de dento do carro é importante que o motorista localize onde está o princípio foco do incêndio no carro. Se for no motor, abra o capô no primeiro estágio e acione o extintor pulverizando a área. É muito importante não abrir todo o capô. Em contato com o ar, o fogo pode aumentar e as chamas podem causar graves ferimentos.
Somente depois que o fogo estiver controlado dentro do carro ele poderá chamar por ajuda, que pode ser para o seu seguro ou até mesmo para o corpo de bombeiros local, que o telefone sempre será 193.