O óleo lubrificante pode ser considerado como um dos itens de manutenção mais importantes para os veículos de uma forma geral. A sua função, a partir do momento em que é utilizado, é atuar na redução do atrito entre as peças internas, aumentando a durabilidade especialmente do motor. Mas muitos motoristas ainda possuem algumas dúvidas em relação ao produto.

Óleo de motor: 5 respostas para perguntas comuns dos motoristas

Confira 5 respostas para perguntas comuns feitas sobre o óleo de motor:

Vale a pena trocar o motor antes do prazo?

Existe um prazo de validade que deve ser respeitado para a troca desse óleo utilizado no motor. Mas existe uma ideia geral de que a troca antecipada possa ser benéfica para o motor, o que basicamente não passa de um mito. Os lubrificantes são feitos justamente para manter suas propriedades durante o período ou durante a quilometragem indicada.

Posso misturar óleos de marcas diferentes?

Muitos donos de veículos acabam evitando misturar óleos que sejam de marcas diferentes. Realmente é mais seguro sempre apostar em uma mesma marca, mas esse não deve ser o principal critério. Caso o óleo tenha as mesmas especificações técnicas, o impacto de misturar duas marcas diferentes pode ser pequeno, até mesmo inexistente.

Óleos mais grossos são melhores?

Óleo de motor: 5 respostas para perguntas comuns dos motoristas

Para aqueles motoristas que se preocupam com a viscosidade do produto no momento da escolha, nem sempre o mais grosso vai ser o melhor para o seu veículo. O que realmente importa é que a viscosidade, que faz parte das especificações técnicas, seja compatível com o projeto de motor utilizado.

O óleo interfere no consumo de combustível?

Sempre que o sistema estiver sendo lubrificado com um óleo de qualidade, dentro das especificações técnicas do projeto de motor, ele atua de forma mais eficiente na redução do atrito das peças. E isso faz com que o motor consiga fazer o seu trabalho consumindo menos combustível.