O que é chamado de pane seca nada mais é do que o momento em que o veículo automotivo fica completamente sem combustível enquanto ele está rodando. Pode parecer um problema simples, mas pode trazer uma série de problemas para o motorista, o que incluí até mesmo uma possível multa, dependendo do local onde isso acontece. Além disso, o veículo também pode apresentar problemas mecânicos no futuro.

Pane seca: Entenda o que é e saiba como evitar

Recentemente o assunto acabou se tornando bastante comentado nas redes sociais depois de acontecer com uma das maiores celebridades do planeta: Britney Spears. A cantora relatou que ficou parada em uma das estradas mais movimentadas de Los Angeles após ficar completamente sem gasolina no veículo.

A celebridade teve que chamar a polícia, que ajudou ela a sair da rodovia. De acordo com as informações que foram publicadas pelo site TMZ, as autoridades receberam uma ligação em torno das 22h informando que um carro Mercedes branco estava bloqueando a terceira pista para o sul da 101, ao norte de Balboa Boulevard.

Problemas da pane seca

No Brasil, a pena seca pode acabar sendo convertida em uma multa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que atrapalhar a via e prejudicar a segurança dos demais por motivos de pane seca deve ser multado em R$ 130,16. Além disso, como é considerada como uma infração média, o motorista ainda leva quatro pontos na CNH.

Pane seca: Entenda o que é e saiba como evitar.

Além disso, o problema ainda pode acabar gerando prejuízos mecânicos para o motorista. A bomba do carro deve ficar sempre imersa no combustível para lubrificação e para que mantenha temperatura adequada. Quando ela não está dentro do combustível, pode acabar esquentando tanto que pode até queimar.

O problema também pode prejudicar o filtro de combustível. Quando acontece a pane seca, ele será sobrecarregado, de modo que o sistema de injeção também possa ser lesionado pelas impurezas que ficam no fundo do tanque e vão para a bomba.

Como evitar a pane seca

  • Nunca utilize nenhum tipo de combustível adulterado. Para isso, evite abastecer em postos que pratiquem preços muito mais baratos do que a média na região;
  • Abasteça sempre que a luz da reserva acender em seu painel;
  • Ao utilizar o carro no dia a dia, mantenha o tanque preenchido com pelo menos ¼ da capacidade;
  • Evite deixar muito combustível dentro de um carro que vai ficar durante muitas semanas parado;