A moda tem fases, e no segmento automotivo ela também apresenta seus ciclos que acabam , de uma forma ou de outra, atingindo boa parte dos motoristas e consumidores do segmento. Passamos recentemente pela moda do tunning exagerado, por exemplo. As tendências podem ser pequenas e atingir uma parte do carro, como um determinado tipo de adesivo, por exemplo, ou podem realmente atingir ao carro por completo. E uma destas modas atuais que está atingindo veículos de todos os segmentos é a pintura fosca, sem brilho.

Pintura Fosca está na moda

As montadoras estão sendo as grandes responsáveis pelo lançamento desta nova “onda” no setor automotivo. Isso porque as empresas estão lançando diversos modelos especiais com este tipo de pintura, o que tem influenciado o lançamento de carros populares também com a pintura que não apresenta brilho. E dentre as cores foscas que estão surgindo no mercado o preto segue dominando todos os lançamentos. Ele está aparecendo em carros de luxo que estão ganhando esta pintura mais despojada, como o Mercedes-Benz SL preparado pela Carlsson ou o Miata, com uma série diferenciada feita pela própria Mazda.

Efeito sem brilho

O surgimento de tantos carros apresentando esta pintura fosca acabam gerando algumas dúvidas para os consumidores. Afinal de contas, como as montadoras conseguem dar este efeito no pintura, que parece que não existe pintura nenhuma no carro? Profissionais que trabalham no segmento de pintura automotiva explicam que não é qualquer tinta que podem ser utilizadas neste caso, que um tipo especial chamado PU, ou Poliuretano. E a boa notícia é que cada ano que passa mais oficinas estão se especializando para oferecer este serviço aos usuários, que podem ter o seu carro pintados com a cor fosca sem precisar comprar uma versão especial de determinado lançamento.

E a outra boa notícia, de acordo com os especialistas no segmento, é que a pintura total do carro com o efeito fosco acaba sendo feita em menos tempo do que as pinturas convencionais. De acordo com o levantamento feito em termos de procedimento relacionado a aplicação da pintura fosca nos veículos, um sedan pequeno demora cerca de uma hora para que a pintura fosca fique ponta, isso com a aplicação acontecendo em estufa, que ajuda a acelerar o processo. Na medida que o consumidor gostaria de ver o seu carro cada vez mais brilhante, este tempo de aplicação demora mais, por isso a pintura Fosca, além de estar na moda é mais prática.

Isso porque este tipo de pintura que é utilizada para dar o efeito especial não necessita da aplicação de verniz. Mas ele deve passar pelo processo de polimento e em alguns casos também é necessário passar por lixamento para conseguir realmente eliminar alguns vestígios de poeira que pode ter aderido a lateria do carro durante a pintura, sendo que neste caso é necessário polir novamente. Os profissionais explicam também que existe no mercado outros tipos de materiais que podem ser utilizados para dar o efeito da pintura, como a tinta Duco, mas este produto está entrando em desuso por questões mercadológicas.

Vantagens e desvantagens

Como vantagens do carro que apresenta uma pintura fosca, além de estar na moda, os profissionais do segmento de pintura automotiva destacam também que o motorista acaba economizando. Isso porque os motoristas acabam não tendo que gastar com polimentos e também com cristalizações. Nem mesmo a cera, que é tão utilizada pelos motoristas, acaba sendo dispensada com pintura fosca. Para o carro parecer limpo, basta que os motoristas acabam dando uma boa lavada no seu veículo para conseguir realmente manter a pintura fosca em excelente estado.

Por outro lado, os carros que são pintados com a cor Fosca apresentam também algumas desvantagens quando comparadas a outros veículos com pintura mais comum e tradicional. Segundo os coloristas que foram consultados, a pintura fosca acaba evidenciando mais as imperfeições que podem estar na carroceria ou que podem aparecer ao longo do tempo. Portanto, pequenos amassados que os outros tipos de pintura podem esconder com mais facilidade acabam aparecendo mais na pintura fosca. Além disso, pontos que não ficaram bem corrigidos com massa plástica também ficam mais evidentes. Uma outra desvantagem que acaba sendo apontada pelos profissionais é que o carro acaba sempre tendo a mesma cara, mesmo depois que é lavado, o que pode cansar os donos com o passar do tempo.

Envelopamento

Uma outra opção que o consumidor que gostaria de ter o seu carro com um visual fosco é o envelopamento da carroceria, o tradicional adesivo que simula um determinado tipo de pintura ou efeito no veículo. Há alguns anos atrás empresas que trabalham com este tipo de serviço estavam acostumadas a atender apenas empresas que gostariam de personalizar seus veículos com adesivos relacionados a companhia. Mas ultimamente a empresa também está atendendo a pessoas físicas.

As aplicações destes adesivos quando são feitas em carros pequenos ficam prontas em um dia, com custo médio de R$ 1 mil. Para os carros maiores, a previsão que a maioria das empresas acabam dando para seus clientes é de dois dias para que o serviço seja entregue. O dono também não precisa se preocupar porque não precisa tomar cuidados especiais com este carro, sendo que ele pode ser lavado normalmente como o carro que não possui adesivo. Também não é necessário usar cera para que o veículo mantenha o efeito fosco. A única coisa que não é aconselhado fazer é a utilização de lavadoras com jato de alta pressão.