Se você dirige, sabe que não está livre de ser pego um por radar ao se distrair e exceder um pouco o limite de velocidade permitida. Para que isso sejam evitado, os sinalizadores de radar, via sistema GPS possuem a função de avisar o motorista quando há um radar por perto, ou seja, eles servem como uma espécie de alerta para que você evite tomar uma multa.
Testes então foram realizados com o sistema de radar via GPS mais barato que é encontrado no mercado, o Curinga GPS, que além de ser muito pequeno é capaz de emitir sons e alarmes para que o motorista evite ao máximo ser multado.
A instalação do aparelho deve ser feita no para–brisa ou no painel do veículo, possui uma aparência rústica, tradicional e como já dito, possui um pequeno tamanho físico, equivalente ao tamanho de uma caixa de fósforos.
Para que a veracidade, a eficiência e a qualidade do sensor fossem testadas, a equipe que fez os testes instalou o radar Curinga em carros de frota de longa duração e rodaram pela cidade de São Paulo durante quatro dias. Para ligar o pequeno sensor de radar, basta liga-lo a uma tomada 12V dentro do carro, geralmente essas tomadas são facilmente encontradas na região do painel do carro e gastam pouca energia.
Durante a utilização do Curinga, no congestionado trânsito de São Paulo, enquanto o aparelho não avistava um satélite, a pequena lâmpada fica acesa, como por exemplo, dentro de garagens, túneis e estacionamentos subterrâneos.
Quando o sinal do radar é encontrado, a luz passa a piscar apresentando intervalos de cinco segundos em uma tonalidade avermelhada e segundo os pesquisadores, seria mais adequado e útil se a luz fosse posta no meio do aparelho, pois ela fica piscando em um canto do sensor que já possui um tamanho bem reduzido.
Quanto ao funcionamento do Curinga, a explicação é simples: Quando o sensor de radar identifica o mesmo em determinado ponto, a luz começa a piscar, porém o sinal sonoro só é emitido se o motorista estiver acima da velocidade permitida e aumenta a se aproximar do radar.
Entretanto, essa não é a única utilidade do Curinga, pois ele serve também para alertar o motorista quando há uma proximidade do carro com um buraco ou com algum cruzamento perigoso. Esse tipo de aviso só será dado caso o motorista grave onde estão localizados esses pontos perigosos previamente, e para que aconteça essa gravação, é necessário somente o toque de um botão.
Circulando pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo, sendo elas de médio ou grande movimento e em horários estratégicos como o início da manhã, o horário de almoço (12h00min às 14h00min), o final da tarde e o início da noite o Curinga se mostrou muito preciso, sinalizando muito bem os locais dos radares fixos.
Raros erros foram cometidos pelo Curinga. O principal ocorreu durante os testes que foram realizados na Marginal Pinheiros, onde o sensor de radar confundiu a velocidade da pista local, que é de 70 km/h com a velocidade da pista expressa, que é de 90 km/h.
Com esses erros na medição da velocidade, o dispositivo indicou que os radares não existiam, o que é muito comum de acontecer com outros sensores de radar de outras fabricantes, já que eles seguem uma cartografia que já vem instalada no aparelho, onde todas as capitais e regiões metropolitanas são cadastradas.
Devido a isso, o fabricante recomenda atualizar o dispositivo mensalmente, mas o ideal mesmo é que essa atualização aconteça a cada quinze ou vinte dias, para que haja cada vez menos erros na hora do sensor localizar o radar. Essa atualização deverá ser feita pelo site do fabricante e não possui nenhuma taxa que deve ser paga pelo usuário.
No final dos testes, o Curinga passou no teste, digamos que com nota 8, pois ele é simples de mais e alguns ajustes, como na pequena luz que fica na lateral do aparelho que deveria estar no meio da tela do Curinga, para que o motorista pudesse enxergar ainda melhor quando estiver se aproximando de um radar.
Se você quer um sensor de radares mais completo, vale a pena pesquisar na internet outras marcas e outros modelos, que irão custar um pouco mais caro que o Curinga, mas que já vem com sistema de navegador.
Mas no fim das contas, o Curinga cumpre o seu papel? Sim. Ele avisou com bastante antecedência diversos tipos de radares, fixos ou móveis. Os dois únicos problemas encontrados durantes os testes foi que, o Curinga indicou radares onde eles não existiam e o pequeno tamanho da lâmpada que indica se há um radar ou não que poderia estar localizada ao centro do dispositivo.
Onde comprar
O aparelho pode ser adquirido pelo site do fabricante www.curingagps.com.br. Se preferir, você pode ligar para (61) 3964-4880. O Curinga custa R$ 239,00 e como dito anteriormente é o mais barato sensor de radares a venda no mercado brasileiro.
Para que servem os radares?
Os radares foram criados e instalados nos grandes centros urbanos a alguns anos no Brasil e servem principalmente para detectar a velocidade em que o motorista está dirigindo, caso ele esteja acima da velocidade permitida, o radar vai fotografar o carro e através da placa vai identificar o motorista e uma multa chegará dentro de poucos dias no endereço deixado pelo motorista quando ele foi emplacar o seu carro.
A multa vem absolutamente detalhada e informa data, local e horas exatos, além de apresentar uma foto legível do veículo, não deixando nenhuma alternativa para que o motorista recorra da multa.