Acidentes de trânsito são cada vez mais comuns nas grandes cidades. Muitos especialistas acabam creditando boa culpa na quantidade de veículos que existem circulando hoje em dia pelas ruas das metrópoles, acompanhados também de uma falta de investimento de infraestrutura por parte do poder público. É claro que estes dois elementos são muito importantes , mas os motoristas não podem colocar a culpa apenas em fatores externos sempre que um acidente de trânsito acontece. O comportamento que o motorista possuí atrás do volante, que acabam na maioria dos casos sendo reflexo dos acontecimentos da vida do motorista fora das estradas, também acabam sendo culpado pelos acidentes.

Tenha uma vida mais tranquila e evite acidentes

Portanto, vamos passar algumas dicas para que as pessoas consigam ficar um pouco mais tranquilas e desta forma tenha menos chance de se envolver em acidentes no trânsito. E uma das primeiras coisas que acaba levando ao acidente é a pressa que a pessoa tem de chegar em um lugar específico. É claro que não podemos fugir dos nossos compromissos, mas é importante fazer um planejamento evitando que a pessoa saia em cima da hora. Isso sempre vai acabar dependendo da agenda da pessoa, mas mesmo quando não se está fazendo nada antes de um determinado compromisso, geralmente grande parte da população sai com o tempo cronometrado.

Por exemplo, se a pessoa precisa estar em um local que fica há 20 minutos de distancia, o que geralmente as pessoas acabam fazendo é saindo de casa, pelo menos, com 25 minutos de antecedência. Neste caso, ela está levando em consideração apenas o tempo que ela vai ficar na estrada para chegar até o local. Mas o que geralmente não é levado em conta são todas as variantes que podem acontecer no meio do caminho e que podem fazer com que estes 20 minutos se prolonguem. Afinal de contas, a pessoa pode pegar um engarrafamento, podem haver acidentes no percurso, manifestações ou passeatas que fechem a rua, problemas mecânicos no carro, etc.

Aprendendo a dar passagem

Um outro gesto simples, mas que parece extremamente complicado para grande parte dos motoristas é o simples fato de dar passagem para o outro carro que está vindo atrás. Dar a passagem para quem vem atrás e que está louco para passar também pode ser algo que tira a tensão de um modo geral, afinal de contas, ninguém gosta de dirigir com alguém pressionando. Mas grande parte dos motoristas ainda possuem aquele pensamento de se sentir um trouxa sempre quando da passagem para o outro que está vindo atrás. Mas não vale a pena passar por esta situação, por isso deixe o transito mais livre para os mais apressadinhos e assim você acaba tirando um peso das suas costas.

Cuidado com as crianças

Crianças dentro do carro

Uma outra situação que pode levar ate mesmo os motoristas mais calmos a situações de stress no trânsito é o comportamento das crianças que estão indo no banco de carona. Independente de ser filhos, sobrinhos, primos, ou apenas filhos de amigos, uma criança sempre pode ser um grande distrativo para quem está dirigindo, o que muitas vezes os outros motoristas que estão indo de carona acabam não se dando conta. Mas pior do que a bagunça que as crianças possam estar fazendo na parte de trás do carro, nada pior do que o choro constante das crianças, que acaba entrando pelo ouvido e ecoa pelo cérebro . Neste momento, pode ser importante para o motorista até mesmo fazer uma parada. Mas se caso a choradeira não pare, o melhor que se tem a fazer é respirar fundo e tentar manter o foco na direção, sem entrar em discussões, o que pode ser muito pior.

Confie desconfiando

O trânsito sempre vai ser representado pela atuação de diversos agentes, e muitas vezes o comportamento de um motorista poderá causar o estrago do dia de muitas pessoas. Por isso, muitos instrutores dizem que sempre é importante que as pessoas desconfiem do comportamento das outras pessoas no trânsito. Mas é importante também que os motoristas saibam dosar este sentimento de desconfiança, para evitar que ele se torne uma paranoia, porque o medo também não é um aliado dos motoristas na hora de dirigir. Portanto, é sempre importante ficar de olho no comportamento dos outros motoristas, ficar atento as reações dos pedestres que podem querer atravessar onde não deve, etc. Esta capacidade de estar atento ao que acontece na volta é muito importante até mesmo para o dia a dia das pessoas, já que muitos especialistas em segurança afirmam que as vítimas preferidas dos assaltantes são justamente aquelas que parecem andar distraídas o tempo todo e que não conseguem enxergar o que está acontecendo ao seu redor.

Foco em uma tarefa

Celular no trânsito

Hoje em dia é muito comum, principalmente em entrevistas de emprego, que seja solicitado que as pessoas tenham capacidade de se envolver em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Esta até pode ser uma qualidade aceitável no mundo corporativo, mas no transito poderá ser um comportamento muito perigoso. O ser humano não foi feito para fazer diversas coisas ao mesmo tempo e conseguir manter o mesmo foco em todas as tarefas. Ainda mais quando estamos falando do transito, onde qualquer segundo pode fazer a diferença entre um acidente ou uma ultrapassagem bem feita, por exemplo. Por isso, a conscientização para que os motoristas deixem de falar ao telefone celular enquanto estão dirigindo, é muito importante. Deixe o telefone tocar caso esteja dirigindo, ou ainda utilize os sistemas de viva-voz que acabam sendo menos perigosos do que atender o telefone de forma tradicional enquanto esta na estrada.