Com as festas de final de ano chegando (natal e ano novo), muitas pessoas já começam a pensar os locais para onde pretendem viajar, e em qual das datas pretendem estar fora da cidade.

Neste quesito, nenhuma cidade sofre mais com o êxodo de pessoas para o litoral e para o interior do que São Paulo. A metrópole paulista tem congestionamentos recordes nessa época do ano, com pessoas saindo desesperadas para ter algumas horas, ou, no máximo, alguns dias fora da cidade e de todo o estresse que ela traz.

O problema é que, dependendo do destino e da hora em que se decide partir para a viagem, o que era pra ser festa e diversão pode se transformar em um dos piores pesadelos para o paulistano.

Famílias inteiras dentro do carro, estressadas e cansadas, andando a velocidades ridículas.

Melhores Dicas para não pegar trânsito nas festas de Fim de Ano

Evitar trânsito

Pois bem, há algumas dicas que podem ser uteis para quem pretende pegar a estrada nessa época do ano, a fim de evitar, principalmente, os intermináveis congestionamentos nas rodovias do estado.

Em primeiro lugar, defina logo qual das datas será a melhor para a realização da sonhada viagem. Vale lembrar que no Natal, as chances de congestionamentos diminuem consideravelmente, pois muitas pessoas consideram essa data mais voltada para a família, e, portanto, decidem ficar na cidade nesta festividade. Isso facilitaria a vida de quem deseja viajar em apenas uma das datas, evitando os congestionamentos monstruosos tão típicos do Réveillon.

Outro fator que deve ser levado em conta é o destino. O litoral é sem sombra de dúvidas o destino predileto de praticamente 80% dos brasileiros nessa época do ano. Portanto, convém reconsiderar suas preferências, quem sabe, inovando e mudando seus rumos para o interior, que possui localidades que podem ser bem agradáveis para as festividades de fim de ano.

Mas se você não abre mão de passar as festas na praia, vale reconsiderar apenas o destino, já que os preferidos são normalmente os mais populares, tais como Praia Grande, Santos, São Vicente, Peruíbe, Paraty, Copacabana. Procure inovar, buscando localidades mais distantes e menos procuradas, tais como as opções do litoral sul do estado, bem como algumas localidades do litoral norte. As melhores opções são Barra do Una, no litoral norte, e Cananeia, no litoral sul.  

Outra escolha importante é qual o horário para sair de casa e não ser pego em um imenso congestionamento. Alguns dizem que viajar de madrugada é a melhor opção, mas muitas pessoas não gostam, por questões de segurança. Portanto, uma das melhores opções ainda é sair bem cedo, assim que o sol nascer, por volta da 6 horas, pois nessa hora um número menor de pessoas estará na estrada.

Pois essas são as dicas para se evitar transtornos na viagem de fim de ano do paulistano. Agora é segui-las e ter uma excelente viagem!