Tudo mundo está careca de saber que manter um carro exige uma série de gastos e investimentos que vai muito além da parcela do financiamento ou do total de dinheiro gasto toda vez que o motorista precisa encher o tanque de gasolina. Mas existem alguns truques que podem ajudar, no dia a dia, a tornar essa experiencia um pouco mais barata.

Truques para economizar dinheiro com o carro

Combustível mais em conta

Se o posto de gasolina está pesando no orçamento do mês, é importante verificar qual deles acaba valendo mais a pena. Essa dica vale para quem está pretendendo comprar um novo carro ou para aquelas pessoas possuem carro flex. Como a gasolina é 30% mais eficiente, energicamente falando, do que o álcool, se ela estiver até 30% mais barata que o álcool segue sendo a melhor opção.

Controle a utilização do carro

As pequenas retiradas do carro da garagem para fazer trajetos curtos, que poderiam ser feitos a pé ou utilizando outros meios de transporte, acabam proporcionalmente gastando mais do que grandes viagens. Portanto, é importante controlar a utilização do veículo.

Fique de olho nas manutenções

Truques para economizar dinheiro com o carro

Podem parecer gastos adicionais, mas manter as manutenções do carro em dia costumam ser mais interessantes do ponto de vista econômico. Os gastos costumam ser menor especialmente na questão de consumo de combustível.

Evite realizar alterações no carro

Muitas das alterações físicas feitas nos carros costumam aumentar os gastos. Por exemplo, rebaixar o veículo acaba fazendo com que determinadas peças acabem desgastando mais rapidamente.

Desligue o motor

Desligue o motor sempre que o carro fique parado. Mas essa dica não vale caso as pessoas estejam em um trânsito e fica parada alguns minutos, pois ligar e desligar o motor constantemente também gasta bastante. Investir em carros que tenham sistema Start/Stop pode ser uma dica interessante.

Cuidado com o peso

Sabe aquelas pessoas que transformam o seu carro em praticamente uma extensão da sua casa? Pois saiba que o peso carregado no veículo também interfere diretamente no quanto ele consome de combustível. Especialistas afirmam que, em média, a cada 60 kg adicionais existe um aumento no consumo de combustível em até 2%.