O tema tuning chama atenção, não só por seu lado estiloso, mas por refletir a personalidade do proprietário, através de sua personalização.

Entretanto, muitas vezes demasiada paixão pode levar a exageros ou perdas de dinheiro. Muitos já no time dos adeptos ao tuning já cometeram inúmeros pecados e investimentos errados. Para evitar esse mesmo caminho para os que estão adentrando agora nesse grupo que busca constantemente sua diferenciação nas vias.

Origem do Tuning

O amor ao tuning teve sua origem primeira na década de 1910, quando surgiu o advento da produção em série de veículos. Uma vez que os automóveis de Ford tinham modelos únicos, as pessoas rapidamente começaram a desejar ter carros que se diferenciacem uns dos outros, principalmente na potência, foi então quando se registrou os primeiros tunings. Mas não parou por aí, após a segunda guerra mundial, o movimento teve sua continuidade, encontrando cada vez mais adeptos não só na Europa, como também nos Estados Unidos, sempre movendo pessoas de diversas classes e níveis.

Mas o que é Tuning realmente?

É mais do que tudo o desejo de ter seu “fiel amigo” do jeito que sempre imaginou. E como sabemos, todo sonho tem seu preço, e dependendo de como quer turbinar seu veículo, o valor pode ficar acima do esperado.

A palavra Tuning tem sua origem creditada à Europa, e traduzida significa “afinar” sua existência data muito antes do filme Velozes e Furiosos de 2001. Os Tuners são os profissionais que tem o desafio de modificar a estrutura dos automóveis, atendendo a pedidos dos clientes. Na Europa essa atividade é tão séria que é possível encontrar empresas que se especializam em marcas específicas. Nesse mesmo país os especialistas no assunto realmente estudam o tema e inclusive tomam mão das “tuning houses”, espécie de laboratório, para testar os acessórios em túneis de vento, com vistas a confirmar se seus acessórios verdadeiramente cumprem o prometido. Estes laboratórios são também contratados por algumas fábricas para desenvolverem acessórios originais. Por aí vemos a seriedade, profissionalismo do tuning no exterior.

Honda Tunado

Lembrando que uma simples alteração de para-choque, escapamento ou teto não é considerado tuning. Este sim caracteriza-se quando o carro tem projeto modificado para ser superior ao original, e para alcançar este resultado os primeiros itens a serem tratados são os relacionados ao desempenho, chegando a troca de peças, inclusive carroceria para reduzir o peso. Tais procedimentos fizeram com que surgisse no Brasil a expressão “Carro Tunado”. As ações do tuning são capazes de proporcionar que o veículo tenha maior performance, segurança, beleza, originalidade.

Da mesma maneira que quando vamos comprar um sapato, temos que experimentá-lo para saber se irá se conformar aos nossos pés, o mesmo acontece quando você decide tunar seu veículo, uma vez que você deve estudar seu veículo e verificar se o estilo, estrutura mecânica e tipo de tuning que você deseja se adapta ao modelo do carro que você possui, esse passo é importante para que você não fique frustrado com o resultado ou tenha que pagar posteriormente pela incompatibilidade.

O que não é tuning

A tendência do tuning e a paixão dos amantes da prática faz com que muitos se dediquem ao máximo à personalização de seus veículos, chegando não raro a despender todas a economias nesse objetivo. Para evitar que se perca dinheiro com falsos procedimentos e profissionais, é importante saber que o que realmente é o procedimento do tuning.

Como em tudo que rende dinheiro, sempre existem aproveitadores e interessereiros, não é diferente no mundo da turbinagem dos automóveis. O que vemos hoje são automóveis prejudicados por intervenções mal feitas, que mais deformam e pioram os veículos do que os melhoram, sem contar o prejuízo estético geralmente relacionado aos carros danificados por profissionais sem escrupulos.

Até 2007 vimos uma crise de carros falsamente tunados, nos quais podia-se notar, para azar dos olhos de bom gosto, muitos veículos com acessórios que distorciam de sua estrutura, que faziam até um carro bonito ficar desprezível. Entre os brasileiros a preferência era a aplicação de para-choque com telinha de galinheiro, geralmente fabricado em fibra de vidro, construída sem dimensão técnica, o que muitas vezes prejudicava o veículo, devido ao peso acrescido pelo acessório.

Muitas vezes uma pessoa vai até uma oficina interessado em um tuning verdadeiro, mas muitas vezes os “profissionais” que ali atendem, se interessam mais no dinheiro que vão angariar, e mesmo não dominando o assunto oferecem “tuning” em partes únicas do carro, o que na verdade não significa tuning. Os desavisados acabam aceitando o serviço, acreditam que terão um possante parecido com os que vêm no filme.

Os carros vistos nos filmes são intrinsecamente modificados, realmente possuem motores mais potentes, reforços na estrutura, freios mais potentes e vários outros acessórios. Ou seja, tunar um carro, como já dito, não é um para-choque ou escapamento diferente, é sim muito mais que isso.

Um verdadeiro tuning demanda pessoas com conhecimentos de toda estrutura do veículo para fazer as alterações no veículo, de maneira que satisfaça não só os clientes, mas também proporcione segurança ao meio. Isso significa que um amador ou você mesmo não deve tentar fazer tal ação, já que além dos riscos mencionados, você pode incorrer a um custo de manutenção mais alto que o normal.

Orientações básicas

No que se refere ao “look” do carro, os itens aerodinâmicos devem ser compatíveis com o desenho veículo, dando a sensação de continuidade e harmonia do mesmo. Se isso não acontecer o carro terá que passar por uma maquiagem de massa que pode deixar o aspecto pesado ou forçado. Quanto maior a adaptação, mais o dinheiro a ser despendido.

Para alcançar maior potência do motor a dica é instalar kits turbo ou compressores mecânicos conhecidos como blower. O processo seria complementado ao trocar os discos de freios por outros maiores. Somando a isso a troca das marchas por outras mais longas, e para dar maior estabilidade, trocar as suspensões pelas mais firmes.

Motor Turbo

O som do veículo não está relacionado ao tamanho do equipamento, isso se aplica no caso de desejar-se a um sistema com trio elétrico e multimídia. É importante saber se é isso que o próprio do carro deseja ou se ele busca um sistema com o máximo de SPL possível.

Os auto-falantes, podem ser encontrados em grande variedade e qualidade equivalente, dependendo a qualidade de sua resposta às caixas acústicas de variados tamanhos.

Falantes - Som de Carro

Como vemos, tuning é um preparo muito mais completo e complexo do que você talvez pensaba, uma vez que envolve não só a aparência externa, mas envolve toda a mecánica do veículo e por isso exige cuidados e conhecimentos especiais. Um tuning transforma todo veículo, não só um componenente ou aspecto do veículo. Procure um profissional sério no assunto e tenha seu sonho realizado sem decepções e perda de dinheiro.