A BMW resolveu não esperar o lançamento oficial do BMW Série 5 Gran Turismo e divulgou muitas imagens oficiais no mês passado. Além disso, alguns detalhes do carro também já haviam sido divulgados logo depois que uma série de fotos não oficiais vazaram na internet, e também depois que os motoristas começaram a flagrar o carro rodando em caráter de teste. Mas o lançamento oficial do veículo aconteceu até esta semana, durante o Salão de Genebra.

BMW apresenta novo Série 3 Gran Turismo em Genebra

Além de mostrar o seu novo carro esportivo por inteiro durante o evento a montadora também acabou confirmando uma informação que é de interesse dos brasileiros. O veículo deverá chegar aos consumidores aqui do Brasil a partir do mês de junho. Apesar de confirmar o lançamento nacional, que ainda não havia sido mencionado nas informações que haviam sido divulgadas sobre o carro antes do lançamento, a montadora ainda não confirmou nada em termos de valores, sendo que a informação deverão chegar na imprensa nas próximas semanas.

Mais espaço

O hatchback de cinco portas apresenta  linhas muito elegantes, que caracterizam modelos lançados pela BMW. A plataforma na qual foi desenvolvido este novo carro é a mesma que foi utilizada pelo Sedan F30. Esta não é a primeira vez que a montadora lança uma nova versão de carro esportivo com a nomenclatura Gran Turismo. A marca também foi lançada na linha Série 5, sendo que nesta linha o modelo era maior do que os anteriores. O mesmo acontece com este lançamento da Série 3, onde a linha Gran Turismo também é maior do que as versões anteriores que foram lançadas.

De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela montadora em relação ao tamanho do carro, ele possui 4,82 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,92 m de distância entre eixos. O aumento pode ser encontrado em basicamente todas as dimensões do veículo. O resultado todo este tamanho a mais que o veículo ganhou é que ele acabou tendo um maior espaço interno para o motorista e os passageiros, que poderá ser percebido especialmente pelas pessoas que ficarem na parte de trás do veículo. Além do espaço interno para os passageiros, outro espaço que também aumentou no Série 3 Gran Turismo foi o porta-malas, que agora tem capacidade total de 520 litros.

Design conservador

Serie 3 Gran Turismo deve chegar ao Brasil em Junho.

A BMW está demonstrando em alguns lançamentos que está tentando se desvencilhar de suas linhas conservadoras e apostando realmente em algumas soluções novas. Mas estas mudanças são feitas aos poucos, ainda mais quando se trata de uma marca como a BMW. O Série 3 Gran Turismo realmente mostra que nem todos os carros lançados apresentaram estas novidades, com linhas mais tradicionais e de menor impacto em termos de modernidade. Mas é claro que isso não significa que é um carro feio, muito pelo contrário. Deverá agradar muito aos motoristas que preferem estes visuais mais clássicos.

Apesar do design de um modo geral, existem alguns elementos que foram colocados no carro para lembrar que ele também pode ser considerado um esportivo. Alguns exemplos destes elementos esportivos são: saídas de ar nos para-lamas dianteiros, janelas sem molduras e o defletor traseiro que se destaca à velocidade de 110 km/h (o primeiro em um BMW).

No Gran Turismo a grande preocupação da montadora foi oferecer tanto ao motorista quanto aos passageiros espaço e conforto, além da praticidade para todo mundo que estiver dentro do veículo. O motorista, por exemplo, será privilegiado por algumas mudanças que foram feitas no ângulo de visão do motorista, permitindo que ele tenha uma visão melhor e mais alta em relação as outras versões que foram lançadas desta marca. Já em termos de praticidade a montadora está divulgando algumas inovações, como a possibilidade de erguer a quinta porta através de um comando elétrico.

A montadora confirmou ainda que o carro será lançado em três padrões de acabamento, sendo que nem todas ainda estão confirmadas para chegar ao Brasil: Sport Line, Luxury Line e Modern Line. A montadora também anunciou que será lançado um novo pacote M Sport que vai adicionar ao carro a suspensão esportiva e outros detalhes internos esportivos.

Galeria

  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 1
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 1
  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 2
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 2
  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 3
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 3
  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 4
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 4
  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 5
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 5
  • BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 6
    BMW Série 3 Gran Turismo - Foto 6

Motorização variada

O Série 3 Gran Turismo também será lançado com uma vasta gama de motores. Serão, ao todo, cinco opções que serão lançadas tanto na Europa quanto nos Estados Unidos:

  • 335i GT, seis cilindros turbo 3.0 litros, potência de 306 cv;
  • 328i GT quatro cilindros turbo de 2.0 litros, potência de 245cv;
  • 320i GT quatro cilindros turbo de 2.0 litros, potência de 184 cv;
  • 318d GT turbodiesel de 2.0 litros, potência de 143 cv;
  • 320d GT turbodiesel de 2.0 litros, potência de 184 cv.

A montadora ressaltou ainda que toda a linha será lançada com uma caixa de seis marchas, com opção de upgrade para um câmbio automático de oito.