A Citröen quase sempre consegue mostrar algumas surpresas bem interessantes nos salões que participa. A última novidade que chamou a atenção de todos durante o Salão de Genebra foi um carro conceito chamado de Technospace. E não é pouca responsabilidade que a marca atribui ao veículo que está sendo mostrado no evento, já que os representantes da montadora falam na inauguração de uma nova era para os veículos do segmento das minivans.

Citröen mostra Technospace em Genebra

Mas tudo indica também que a função do Technospace é também apresentar e preparar o mercado para as novidades que serão lançadas em relação ao lançamento da nova versão do C4 Picasso, que poderá acontecer ainda este ano. Apesar de ser um carro conceito que está sendo mostrado no evento, o design inovador também mistura diversos elementos que estamos acostumados a ver no C4. Muito provavelmente esta seja uma estratégia da marca para avaliar como o mercado receberia estas mudanças antes de efetivamente batizar o carro com um nome tão conhecido como o do Picasso.

Diminuindo o tamanho

O carro conceito que está sendo apresentado em Genebra apresenta uma série de itens muito parecidos com os modelos atuais do Picasso, como a parte da frente onde podemos perceber um para-brisa longo que acabou se tornando muito característico da marca, ou até mesmo as linhas que foram escolhidas para desenhar a parte da frente do carro, que podem até mesmo serem consideradas simplistas para um carro conceito mas que realmente remete ao Picasso.

Mas um dos grandes mistérios que o Technospace traz em relação a projeção de uma nova geração do C4 é que ele é menor do que os modelos passados da minivan. Será que a montadora estaria realmente pensando em lançar um carro menor no segmento de minivans, enquanto o mercado luta para encontrar veículos com mais espaço?

Se a nova geração do Picasso realmente for inspirada neste carro conceito que está sendo apresentado no evento e Genebra, ele terá algo em torno dos 4.43 metros de comprimento e 1,61 metros de altura. A montadora anunciou também que o conceito foi desenvolvido em uma nova plataforma da montadora, que está sendo chamada de EMP2. Esta plataforma teria sido pensada justamente como uma forma de abranger diversos lançamentos da marca e também da Peugeot, que faz parte do mesmo grupo.

Citröen Technospace pode ser o futuro Picasso

Outros destaques interessantes sobre o conceito Technospace podem ser observados em termos de design para a projeção do que poderá ser o futuro do C4 Picasso. Os faróis, diferentemente do que pode ser encontrado nos modelos atuais, são finos e feitos com a tecnologia LED. Na parte de baixo encontra-se faróis maiores integrados. Estes dois elementos também acabam se encontrando em perfeita harmonia com a grade. Com estas pequenas modificações a parte da frente parece que ganhou em termos de espaço, o que tornou maior também a entrada de ar que está localizada no interior do para-choque.

Já na parte de trás do veículo o carro conceito acaba se tornando menos interessante, repetindo velhas fórmulas, com linhas mais planas que podem ser encontradas em outros modelos do mesmo segmento. Mesmo assim acaba funcionando bem para uma minivan, sendo que provavelmente esta parte não iria prejudicar todo o designo do carro caso ele realmente vier a se confirmar como sendo o novo C4 Picasso. Um elemento que acabou sendo bem aproveitado no carro conceito foram as colunas dianteiras que formam uma leta A, que acabam gerando um campo de visão bem melhor para as pessoas que estão na parte da frente do carro.

Apesar de ser um dos carros mais visitados no estande da Citröen durante o Salão de Genebra, a montadora acabou não revelando maiores detalhes sobre o veículo. Ou seja, acabamos não sabendo nada em termos de motores e desempenho do conceito. Mas a informação que já estava circulando no mercado em relação ao lançamento de um novo C4 Picasso é que ele teria uma linha completa de motores tanto movidos a gasolina quanto movidos a diesel.

Nada foi revelado em termos de data também sobre o lançamento de uma nova geração da minivan da montadora, mas tudo indica que seria algo em torno do final de 2013 na Europa.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 7
    Galeria: Foto 1 de 7
  • Galeria: Foto 2 de 7
    Galeria: Foto 2 de 7
  • Galeria: Foto 3 de 7
    Galeria: Foto 3 de 7
  • Galeria: Foto 4 de 7
    Galeria: Foto 4 de 7
  • Galeria: Foto 5 de 7
    Galeria: Foto 5 de 7
  • Galeria: Foto 6 de 7
    Galeria: Foto 6 de 7
  • Galeria: Foto 7 de 7
    Galeria: Foto 7 de 7