O Salão de Detroit está no seu segundo dia, por enquanto ainda aberto somente para imprensa e também para convidados, e continua com uma série de novidades no segmento automotivo. Uma das empresas que convocou a imprensa para um grande evento dentro do Salão foi a Infiniti, que é a divisão de luxo da Nissan. Um dos carros que foi mostrado durante o evento é o carro esportivo sedan Q50 que passou por uma grande renovação de olho justamente no mercado norte-americano. Mas os diretores da montadora também já mencionaram diversas vezes no Brasil.

Infiniti revela novidades

A marca acabou confirmando algumas informações que realmente dizem respeito aos consumidores brasileiros fãs da marca. A montadora confirma confirmou que este sedan que está sendo mostrado com exclusividade no evento norte-americano será lançado no Brasil para a estreia da marca por aqui que deve acontecer a partir do ano que vem.  O carro está sendo fabricado no Japão, e além do sedan que está sendo mostrado no evento, a montadora confirmou também o lançamento aqui no Brasil dos utilitários JX e FX

Campeão de vendas

O gerente de marketing da empresa, Tom Scarpello, é o entusiasmado porta-voz da montadora durante o evento de Detroit e realmente está muito entusiasmado com o lançamento da nova versão do sedan Q50. O carro que está sendo lançado no mercado norte-americano já chega com a responsabilidade de se manter como um dos grandes campeões de venda do portfólio da montadora. De acordo com o gerente, um dos segredos que fez do sedan um verdadeiro campão e de vendas é que ele foi feito como um carro global. Sempre sendo adaptado para determinados nichos de mercado, o modelo realmente pode ser vendido facilmente em mercados com características distintas.

O gerente lembra que na sua versão anterior o Q50 chegou a ser o quarto carro mais vendido do seu segmento no mundo inteiro, isso sem ter alguns mercados importantes, como o Brasil. Na verdade, a presença realmente marcante do modelo acontece apenas no território norte-americano e no canadense, o que torna os dados ainda mais impressionantes já que o sedan disputava com outros carros com presença forte no mundo inteiro. Agora, com o Brasil mais do que incluído nos planos da montadora, ela quer mostrar que realmente o Q50 pode superar seus adversários mais tradicionais e conseguir chegar ao topo.

O sedam que está sendo mostrado no Salão de Detroit realmente é muito bonito e apresenta diversos destaques interessantes. A montadora está divulgando com mais barulhos duas tecnologias em especificas que estão presentes neste novo modelo: a Direção Adaptativa Direta (Direct Adaptive Steering™) e o Controle Ativo de Faixas (Active Lane Control™). A primeira está focada no controle dos ângulos dos pneus e também dos seus movimentos da direção. Ele consegue antecipar as intenções do motorista e já dar uma resposta as rodas para que ela tenha um movimento mais preciso já que ele consegue se antecipar aos movimentos do sistema mecânico tradicional.

  • Q50 - Foto 1
    Q50 - Foto 1
  • Q50 - Foto 2
    Q50 - Foto 2
  • Q50 - Foto 3
    Q50 - Foto 3
  • Q50 - Foto 4
    Q50 - Foto 4
  • Q50 - Foto 5
    Q50 - Foto 5

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, o sistema ainda conta com quatro opções e modos de customização de acordo com as preferências de condução do motorista e também com as condições das estradas onde o carro está rodando. Esta é a primeira vez que a montadora coloca este sistema novo em um veículo comercial. O segundo sistema de tecnologia novo utiliza câmeras na carroceria para detectar as faixas de rolamento no pavimento para oferecer maior segurança.

Em termos de motorização do Infiniti Q50 ele será vendido com um motor V6 3.7, mas a montadora também já anunciou que pretende lançar uma versão com motor hibrido que irá contar também com um sistema que foi desenvolvido pela montadora e que se chama Sistema Híbrido de Resposta Direta (Direct Response Hybrid System™), ligado a uma transmissão inteligente de dupla embreagem (Intelligent Dual Clutch Control). Os dois trens de força estarão disponíveis com tração traseira ou com tração integral inteligente All-Wheel Drive.

Já o visual do carro apresenta linhas que foram completamente inspiradas no conceito Essence. De acordo com a avaliação dos participantes da feiras, ficou claro que o sedan foca em uma aparência mais atlética com grandes proporções. O espaço interno também é um destaque no carro para os motoristas que procuram mais conforto para os seus passageiros. A montadora anunciou também que no Q50 novo terá um novo Infiniti InTouch, um sistema de comunicações com duas telas grandes sensíveis ao toque e que vai estar localizado no cookpit centralizado trazendo mais conveniência tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Sobre o Brasil

O gerente de marketing da montadora confirma que o Brasil é o grande foco da montadora para os próximos anos, chamando diversas vezes como o “mercado-chave” para o segmento de carros premium. Mesmo que o governo esteja realmente tornando mais caro a entrada de carros importados no País, a montadora afirma que vale a pena investir porque os consumidores estão cada vez mais procurando por produtos diferenciais.

“Situações econômicas podem mudar, é difícil prever o que vai acontecer. É claro que vemos o Brasil como um mercado para o longo prazo, é um mercado-chave. Independente de qualquer questão transitória, acreditamos que ele vá crescer e será um dos importantes no mundo para qualquer marca premium", diz. "Para nós, não há dúvida, a gente precisa estar lá. O momento escolhido tem mais a ver com a nossa meta de crescimento do que alguma questão específica no Brasil“.