O presidente Michel Temer assinou o decreto que regulamenta a medida provisória responsável por oficializar o Rota 2030, novo programa de incentivos para o setor automotivo brasileiro. O decreto foi assinado depois que passou e que foi aprovado no Senado.

Michel Temer assina decreto do Rota 2030

A assinatura aconteceu durante a participação do presidente na cerimonia oficial de abertura do Salão do Automóvel de SP, que recebe visitantes até o dia 18 de novembro. Durante o discurso, Temer afirmou que estava nervoso, pois não tinha certeza se o Senado aprovaria ou não a medida.

"Ontem à noite ainda, aprovado que foi, na Câmara dos Deputados, havia esta preocupação se haveria quórum, por exemplo, para aprovar no Senado, e será que, tendo quórum, será aprovada. E por isso eu confesso que estava um pouco aflito de estando aqui, prestes a assinar o decreto, e de repente vem a noticia de que não houve quórum ou não foi aprovada a medida. Eu sairia debaixo de vaias, agora sairei debaixo de aplausos", disse.

Michel Temer assina decreto do Rota 2030

“Gostaria de cumprimentar os deputados que aqui estao porque se deve a esta conjugação entre o setor produtivo e o Congresso Nacional esta vitória que providencialmente foi anunciada precisamente aqui, na abertura do Salao do Automóvel", completou.

A ideia geral do Rota 2030 é oferecer benefícios fiscais em troca de investimentos que devem ser feitos pelas empresas do setor automotivo no mercado nacional. Este investimento não deve ser feito apenas na produção, mas também em pesquisa e desenvolvimento. Os benefícios valerão para os próximos cinco anos, mas a expectativa é de que o novo regime vigore por 15 anos.

O governo afirma também que se espera como resultado do plano que o publico brasileiro tenha acesso a carros mais seguros e eficientes com o passar do tempo, além de tornar a indústria nacional mais competitiva diante de outros mercados