A Citroën aproveitou o Salão de Paris para revelar as novidades dos modelos C4 e C4X. Os carros apareceram completamente renovados. Enquanto o C4 aposta em uma linha mais elegante, o seu irmão chega agora com uma silhueta fastback e com foco no espaço interno para motorista e passageiros.
Ambos os modelos, na parte são praticamente iguais na parte da frente, que ganhou um novo desenho. O mesmo vale para a parte de trás, com algumas mudanças mais pontuais. Já no interior do carro, a montadora destaca a presença dos novos modelos de bancos Advanced Comfort e a presença de um novo display de instrumentos de 7 polegadas.
Mas a principal novidade está relacionada ao sistema mecânico do carro, com a chegada da tecnologia hibrida 48 volts. Ela combina um motor a gasolina PureTech com uma caixa de câmbio eletrificada de dupla embreagem e um motor elétrico. A bateria de 48 volts é carregada durante a condução e possibilita o fornecimento de torque adicional em baixas rotações do motor. O sistema estará disponível em ambos os modelos.
De acordo com as informações que já haviam sido divulgadas pela montadora, esse sistema permite, dependendo do modelo, que os motoristas consigam completar 50% das viagens no trânsito urbano de forma puramente elétrica, reduzindo o consumo do combustível em cerca de 20%.
Os modelos também estão muito bem equipados em relação aos seus sistemas de segurança, com vários sistemas de assistência modernos que apoiam o motorista e garantem segurança adicional. Isso inclui um sistema de aviso de saída de faixa, assistência de frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Por enquanto ainda não existe previsão de lançamento dos novos C4 e C4X no mercado brasileiro. Mas esse novo sistema hibrido estará em lançamentos da Stellantis por aqui em breve, mas associado ao motor PureTech.