Mais do que um Salão, o evento que termina nesta segunda-feira, dia 29, em Xangai, acabou se tornando uma grande celebração de tudo aquilo que o mercado automotivo Chinês se tornou nas últimas décadas e do seu constante crescimento. Apesar de muitos consumidores ocidentais ainda acharem que os carros Chineses são copiados, existem muitos lançamentos globais que estão saindo das fábricas do oriente, e o Salão de Xangai deixou isso bem claro.

Os destaques de Xangai

Para se ter uma ideia do tamanho desta celebração, apenas este ano a China está esperando chegar a marca dos 20 milhões de carros vendidos, incluindo não apenas carros de passeio, mas também utilitários e veículos comerciais, leves e pesados. E é com base nestes gigantescos números e nestas gigantescas previsões de vendas que o Salão de Xangai aconteceu e mostrou ao mundo algumas das novidades para o oriente e para o ocidente que chegarão nas concessionárias nos próximos meses.

Confira alguns dos principais destaques que foram vistos no evento:

Honda Crider

Honda Crider

A Honda marcou presença no Salão de Xangai com uma série de veículos muito interessantes. Um deles foi o conceito Crider. Apesar de ainda ser considerado um carro conceito, o veículo está dando algumas pistas do que poderemos ver na renovação que acontecerá no lançamento da próxima geração do City.

De acordo com as informações que foram divulgadas no evento, o carro conta com um motor 1.8 VTEC a gasolina, e ele possui duas opções de câmbio, uma manual e outra automática, sendo que nos dois casos eles são de cinco velocidades.

BMW X4 Concept

BMW X4 Concept

As montadoras ocidentais também aproveitaram para mostrar algumas novidades muito interessantes. No caso da BMW, um dos carros que mais acabou chamando atenção foi o conceito X4. Durante o evento a montadora oficializou uma data de lançamento para o carro, em 2014, e também garantiu que muito pouco vai mudar do conceito para o carro que vai chegar ao mercado.

O crossover apresentado pela montadora conta com 4,6 m de comprimento, 2,8 m de distância entre-eixos, 1,91 m de altura e 1,62 m de largura. As rodas de liga leve são de 21 polegadas e bicolores. Este conceito também vai servir como parâmetro para a renovação da linha X de crossovers.

Mercedes-Benz GLA

Mercedes-Benz GLA

Este é o novo compacto que está sendo lançado pela montadora alemã e que ganhou sua apresentação oficial em Xangai. Trata-se de um modelo derivado do Classe C e do Cupê, e está sendo cogitado como um dos modelos que poderão ser fabricados aqui no Brasil muito em breve.

Em termos de tamanho, o GLA possui 4,38 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,57 m de altura. O motor que foi anunciado para o veículo é de quatro cilindros movido a gasolina e com turbo-alimentação, com potência de 211 cavalos.

O veículo foi lançado com algumas novidades muito interessantes em termos de tecnologias que estão sendo apontadas como grandes diferenciais em comparação aos outros veículos. Uma das mais interessantes é a nova tecnologia de lasers a laser, que conseguem iluminar melhor a estrada e que também podem servir como projetores de qualquer tipo de imagem, inclusive filmes. De acordo com a montadora, os motoristas poderão fazer esta projeção utilizando arquivos que estejam no seu smartphone ou outros meios de armazenamento.

Maserati Ghibli

Maserati Ghibli

A Maserati levou para Xangai um novo sedan, o Ghibli, que pode ser utilizado como um veículo de entrada em países da Europa e também países emergentes da Ásia e da América. O veículo inclusive já está sendo colocado lado a lado com outros carros de outras marcas que serão seus possíveis concorrentes, como Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6.

Em termos de motores, o novo sedan conta com um 3.0 V6 a diesel, que desenvolve 275 cavalos de potência. No Brasil, o carro será lançado no final deste ano.

Citroën DS Wild Rubis

Citroën DS Wild Rubis

A cor de rubi realmente acabou chamando muito atenção da maioria das pessoas visitaram o estande da Citroen. O DS Wild Rubis realmente era um dos carros que enchiam os olhos dos visitantes. E uma das grandes responsáveis por isso era sua pintura, que tinha a capacidade de mudar de tom de acordo com a quantidade de iluminação do local. Mas ele ainda contava com linhas ousadas.

O motor apresentado para o veículo é um híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada em tomada comum). Juntos, o motor a combustão 1.6 THP e o elétrico somam 295 cv. O SUV tem tração nas quatro rodas.