As montadoras estão aproveitando o Salão de Genebra para mostrar algumas novidades muito interessantes no segmento de esportivos e também de supermáquinas com desempenho muito superior ao que vemos no mercado normalmente. Além dos modelos que estão sendo apresentados pela Ferrari ou pela McLaren, outra montadora que também sempre chama bastante atenção é a Porsche, que este ano está apresentando o seu 911 GT3, nova versão de um verdadeiro clássico.

Porsche mostra 911 GT3 em Genebra

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora durante o evento, o modelo que será vendido na Europa a partir do mês de agosto chega com um muitas mudanças em relação aos últimos modelos do 911 que forma lançados. A marca investiu pesado em um motor, sistema de transmissão, carroceria e chassi novos exclusivos para o lançamento deste modelo.

Motor que poderá ser encontrado no novo modelo será um boxer de 3,8 litros e que terá capacidade total de gerar até 475 cavalos de potência, chegando aos 8.250 rpm. A transmissão que está acoplada a este motor de dupla embreagem e terá sete velocidades no total. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora sobre este lançamento, o motor do GT3 foi feito a partir de uma base do motor que foi desenvolvido para o Carrera S, outro modelo da família 911. Apesar de ser um motor que compartilha algumas partes, ele é mais potente e utiliza uma nova tecnologia.

Porsche 911 GT3 em Genebra.

Além disso, a montadora ressaltou também o excelente trabalho da sua equipe de engenharia que conseguiu adaptar todos os outros componentes especialmente para as necessidades da máquina, especialmente o virabrequim e também o comando de válvulas. Em termos de desempenho nas pistas, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A velocidade máxima que o veículo poderá chegar é de até 315 Km/h.

Quinta geração

O modelo que está sendo lançado no Salão de Genebra é considerada a quinta geração mais radical da família 911. Alguns elementos estão sendo lançados pela primeira vez em um carro do Porsche, como o esterçamento ativo das rodas, sistema que garante um melhor desempenho sem que o carro corra o risco de perder a estabilidade e também a agilidade, principalmente na hora de fazer as curvas, um dos pontos altos do veículo. A montadora destaca ainda um outro sistema presente neste novo modelo do 911, que é o bloqueio do diferencial variável e controlado eletronicamente.

Outros detalhes interessantes sobre o design do carro é relacionado aos faróis compostos integralmente por lâmpadas de LED’s, o que aumenta significativamente o poder de iluminação e também a durabilidade das mesmas. A previsão de lançamento do carro para o mercado europeu é no mês de agosto, ainda sem dia confirmado.

Esta é a quinta geração do Porsche 911 GT3

Saiba mais sobre o 911

Muitos modelos diferentes já foram produzidos dentro da família 911, sendo que esta é uma das marcas mais tradicionais entre todos os carros já feitos pela Porsche. O modelo foi lançado pela primeira vez no ano de 1964 ou 1963 se contarmos a primeira vez que este carro efetivamente chegou a ser mostrado aos consumidores e a imprensa através do Salão do Automóvel de Frankfurt. Mas durante esta primeira apresentação o carro era chamado de 901, sendo alterado apenas no ano seguinte. É um dos modelos que mais sofreu modificações e ganhou versões especiais e diferenciadas da montadora.

O modelo 911 da Porsche já foi caracterizado principalmente por ter um motor traseiro, mas isso durou apenas até o ano de 1998, quando o motor passou para a parte da frente do carro. Além disso, sempre foi conhecido pelo excelente desempenho que apresentava, especialmente nas versões que apresentava os seus famosos motores turbo.

Porsche 911 GT3 chega as lojas em ainda este ano na Europa.

Uma outra característica interessante da história do desenvolvimento do modelo 911 ao longo de sua história é o fato de ter sido um dos modelos que mais foi utilizado para corridas, sendo que diversas equipes acabam modificando o carro para se adaptar a condições diferentes de pista e de tempo. E não raramente estas versões modificadas eram adotadas pela própria Porsche, sendo lançadas em outros modelos e marcas.