São Paulo é uma das maiores capitais do mundo, por conta disso, abriga diversas exposições e feiras das mais diferentes categorias. São tantas, que os amantes das exposições têm todo mês algo novo para visitar e aprender. Algumas das exposições recebe milhares de pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e até do mundo. Uma das exposições mais tradicionais em solo paulistano é o Salão do Automóvel de São Paulo, que reúne muito requinte, novidades, belas modelos e principalmente tudo de que tem de melhor em relação as novas tecnologias. Confira esse texto e viaje na história do Salão do Automóvel de São Paulo.

Origem e História do Salão do Automóvel de São Paulo

A história conta que o primeiro grande evento do Salão do Automóvel de São Paulo foi realizado em 1960, no Parque Ibirapuera, na região do Paraíso, na Zona Sul. Todas as edições do evento na década de 60 foram produzidas dentro do parque municipal. Realizado a cada dois anos, a partir da década de 1970, o Salão do Automóvel de São Paulo passou a ser sediado no Parque Anhembi, no bairro de Santana, na zona Norte. Logo na primeira edição, uma grande surpresa, pois cerca de 400 mil pessoas foram visitar diariamente os standes montados por algumas empresas. Com a grande quantidade de pessoas, um verdadeiro furor tomou conta de todo o Parque Ibirapuera, fazendo com que os idealizadores tomassem mais cuidados nas edições posteriores. 

Salão do Automóvel de São Paulo

A sexta edição do Salão do Automóvel de São Paulo talvez tenha sido a mais esperada e mais convincente dos tempos antigos. A General Motors ou Chevrolet, apresenta seu Opala. A Ford também se movimenta e traz o Corcel. Já a Volkswagen, surpreende ao trazer um carro 4 portas, o Sedan 1600. A curiosidade da edição de 1968 ficou por conta do Puma, projetado por alunos e professores da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Os anos 1990 reservaram boas novas tanto para a indústria como para os consumidores. Com a abertura das importações, as mais luxuosas marcas atracaram em solo brasileiro. Mercedes, Jaguar, BMW e Audi estiverem presentes nesta edição. Ainda nos anos 90, outras empresas vieram a trazer suas experiências em seus stands, incluindo empresas orientais, como a Kia Motors.

Na edição do ano 2000, o Salão do Automóvel de São Paulo completou 60 anos, com uma variedade bem consolidado de automóveis, conceitos e protótipos. A edição de 2008 até hoje é a maior já registrada em relação aos números. Foram apresentados uma gama diversa de carros e todos dos dias foram horas de stands cheios de visitantes. O prestígio de ser o maior evento do tipo em solo latino acabou consolidado, a visibilidade chegou em terras antes consideradas muito distantes. Talvez por isso, a edição de 2010 é conhecida como a invasão do mercado automobilístico chinês no Brasil.