Para quem tem adoração por automóveis e tudo o que envolve esse universo tão sedutor, o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, seria o sinônimo de um paraíso.  É um dos maiores salões europeus, sendo comparável apenas ao que ocorre em Paris.

Essa grande mostra reúne todas as novidades do futuro da indústria automotiva, em carros que veremos, em algum tempo, nas ruas de todo o mundo. Além disso, todas as tendências e novidades estão lá, o que deixa fascinados os frequentadores, que comparecem em peso a essa ocasião.

O que nos espera no Salão do Automóvel de Frankfurt?Salão de Frankfurt

A Volkswagen, gigante do setor, irá mostrar ao público, pela primeira vez, versões do Golf e de seu novíssimo up!, ambos trazendo o inovador conceito de carro elétrico, que valoriza a sustentabilidade, tão importante nos dias de hoje, em que sofremos os efeitos do aquecimento global.

Também pensando em respeito ao meio ambiente, uma  montadora alemã de grande prestígio, a BMW, tentará chamar atenção com o i3, que promete ser o primeiro carro com emissão nula, ou zero, que será fabricado, maciçamente pela marca.

Outra representante da Alemanha, a Mercedes-Benz aparecerá forte, com um utilitário, de estilo esportivo, chamado de GLA. Quem acompanha a trajetória da marca, saberá que é uma espécie de herdeiro direto do famoso Classe A – comercializado no Brasil. A Audi, que fecha esse trio de ases alemão, se faz presente com novas versões do A8, híbrido, com potência de 700 CV.

Da França, a Citroën vem com o surpreendente conceito “Cactus”, e a conterrânea Peugeot remodela seu clássico modelo 308, 3008, 5008 e o 208, agora em um modelo híbrido. Já a Renault, também francesa, é representada pelo Duster, totalmente remodelado. A versão mais antiga desse automóvel fez sucesso no Brasil.

A japonesa Nissan – que faz parte do mesmo conglomerado empresarial Renault – traz o Q30, parte da linha Infiniti, em um carro que é, segundo a montadora, uma mistura de utilitário, coupé e hatch, voltado para jovens e aventureiros.

A GM – empresa ligada à Volks – investe pesado, expondo, nada mais, nada menos que um modelo conversível de um carro que é menina dos olhos de muita gente: o Camaro. Há ainda a versão Coupé do clássico. A expectativa é grande, e deve representar um salto de elegância e sofisticação para a marca. Além disso, ao que parece, 2013 é o ano de reedição de clássicos por parte da GM, porque a marca também trará o renascimento do Monza, que, segundo imagens de releases para a imprensa, parece retirado de um filme de super-heróis moderno. Elegante, poderoso e belíssimo.

O Salão de Frankfurt 2013 será aberto em 10 de setembro.