Como é tradicional na maioria dos grandes salões de automóveis espalhados pelo mundo, geralmente o evento abre um dia antes apenas para visita da imprensa e pessoas convidadas, antes de abrir suas portas para o público de um modo geral. Este é o momento que as montadoras conseguem realmente obter a atenção dos jornalistas por mais tempo para seus grandes lançamentos, além de conseguir também ter mais tempo para conseguir dar entrevistas e falar sobre os projetos futuros da montadora. E este dia acontece na última quarta-feira, dia 28, no Salão do Automóvel de Los Angeles, que abriu as suas portas para representantes da imprensa.

Salão de Los Angeles 2013: Dia 01

Vamos conhecer alguns dos destaques deste dia 01 do evento:

Veloster conversível

Um dos carros que acabou conquistando a atenção de boa parte da imprensa local e também internacional que participou deste primeiro dia de apresentações dos veículos em Los Angeles foi uma edição conversível do Veloster que foi apresentado pela Hyundai. A versão que está sendo mostrada em um grande espaço dentro do estande da montadora ainda é um protótipo, sendo que não existe ainda uma data confirmada para o lançamento do carro no mercado.

Apresentado como Veloster C3 Roll Top Concept uma das principais características do carro é que ele tem uma capota de tecido que acaba se estendendo até a junção do porta malas. Mas a grande vantagem desta nova capota que está sendo desenvolvida especialmente para este modelo de carro é que ela poderá ser completamente recolhida. Assim, as pessoas poderão carregar de forma mais fácil bicicletas e pranchas de surfe, por exemplo. Apesar da ideia parecer com algo que se encontra em carros com desenhos mais radicais, o modelo apresenta um design bastante urbano, mas poderá chamar atenção dos jovens especialmente que viajam muito para praia.

  • Hyundai Veloster Conversível - Foto 1
    Hyundai Veloster Conversível - Foto 1
  • Hyundai Veloster Conversível - Foto 2
    Hyundai Veloster Conversível - Foto 2
  • Hyundai Veloster Conversível - Foto 3
    Hyundai Veloster Conversível - Foto 3
  • Hyundai Veloster Conversível - Foto 4
    Hyundai Veloster Conversível - Foto 4

Segundo as informações que foram confirmadas pela marca, o teto do carro que possui esta particularidade é feito com uma lona de caminhão. A calote pode funcionar como se fosse um teto solar, sendo que ela pode ser movimentada para trás permitindo que o veículo tenha uma maior entrada de energia natural no seu interior. E quando o teto é colocado para frente ele pode também guardar um maior volume de coisas no seu interior. A marca ainda apresentou o motor do carro, que é um .6 turbo de 186 cv, o mesmo que está presente nas demais versões do Veloster.

Jaguar lança o XFR-S

Outro destaque no dia dedicado a imprensa no Salão de Los Angeles 2013 foi o sedan esportivo XFR-S que foi lançado pela Jaguar no evento. A montadora já havia revelado apenas algumas partes do carro em algumas outras ocasiões, e agora decidiu mostrar ele por completo. A montadora inglesa garante que este será o mais rápido e potente sedan que a Jaguar já lançou, sendo que este já é o segundo modelo da gama R-S, sendo que o primeiro foi o XKR-S, lançado no ano passado.

XFR-S foi mostrado no Salão de Los Angeles

O motor desta supe máquina que foi mostrada hoje para imprensa e convidados é o mesmo 5.0 V8 Supercharged do XFR. Mas o motor passou por mudanças para que ele possa chegar em uma potencia máxima de 558 cv. Ainda de acordo com as informações técnicas que foram passadas pela Jaguar aos presentes,  veículo terá um torque que poder é chegar até 69,4 kgfm, enquanto o câmbio, automático, tem oito marchas. Nos testes que foram feitos pela montadora antes do lançamento o carro foi de 0 Km/h a 100 Km/h em 4,6 segundos e possui uma velocidade máxima de 300 Km/h.

É claro que o carro encontrará alguns modelos concorrentes pela frente, sendo que o principal deles é o BMW 5, equipado com um 4.4 V8 biturbo, de 560 cv e os mesmos 69,3 kgfm de torque. O carro que foi mostrado durante o evento também está apresentando algumas mudanças no design, sendo que o veículo acabou se tornando um pouco diferente do primeiro carro lançado da família, principalmente por causa dos modelos das rodas  que foram alterados, além da colocação de um aerofólio traseiro e a exclusiva cor French Racing Blue.

A montadora não entrou em detalhes relacionados ao preço do carro e também aos países que receberão este lançamento.

Edição especial Jeep Wrangler

Outra montadora que aproveitou o primeiro dia do Salão do Automóvel de Los Angeles para mostrar novidades aos jornalistas e convidados que compareceram foi a Jeep que apresentou uma edição especial da Wrangler, a Rubicon 10th Anniversary Edition. Como o próprio nome já da a pista, este modelo está sendo lançado com parte das comemorações de 10 anos de lançamento do jipe que é vendido como um modelo de entrada da marca. O nome Rubicon foi dado para o carro porque trata-se de uma “homenagem” a um dos percursos de off-road mais difíceis e famosos dos Estados Unidos, onde acontecem diversas competições oficiais.

Wrangler ganha edição comemorativa de 10 anos

Esta edição especial que está sendo mostrada no primeiro dia do Salão de Los Angeles está sendo lançada com alguns equipamentos exclusivos, como o novo para-choques dianteiro de aço, com guincho e extremidades removíveis, que garantem mais espaço aos pneus. Falando nos pneus, que sempre acabam sendo uma atração a parte nos modelos de carros da Jeep, neste lançamento serão 265/70 R17.

A montadora também aproveitou o lançamento desta edição especial comemorativa de 10 anos do modelo para fazer algumas alterações no design geral do carro. Neste modelo o motorista poderá encontrar rodas exclusivas, capô com entradas de ar, bancos em couro pintados de vermelho e cor especial azul Anvil. Os motoristas poderão encontrar o veículo na versão de duas e também na versão de quatro portas, mas este lançamento deverá ficar restrito apenas ao mercado norte-americano.