O Salão do Automóvel de Paris é um dos eventos mais importantes do segmento automobilístico mundial. O fato é que algumas pessoas que trabalham na área acreditam que este evento ainda é o mais importante do mundo, mas os números comprovam que salão de Nova York ainda é o mais respeitado e também o mais procurado do ramo. Mas quem importa se o Salão de Paris ainda é o mais procurado ou que possui o maior volume de vendas, ele ainda conta todo o charme das rua de Paris que conseguem ser transportados para dentro do local do evento.

O Salão do Automóvel de Paris começou abriu oficialmente para o público nesta segunda-feira, dia 05, mas teve uma pré-abertura destinada apenas para imprensa e convidados que aconteceram nos dois dias que antecederam a abertura para o público. É muito cedo ainda para avaliarmos como será a recepção as pessoas deste novo salão em Paris, mas com a abertura para imprensa já deu para te ruma boa ideia com clima e também conferir o que vai aguardar as pessoas em termos de lançamentos e afins.

Salão de Paris: edição 2012

Atualmente o Salão do Automóvel de Paris não é um evento que acontece todos os anos, e sim a cada dois anos. Mas isso não significa mas que aconteça apenas um salão de automóveis na região a cada dois anos, mas o evento acaba intercalando as datas com o Salão do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha. O Salão de Paris é sempre um evento muito esperado pelas pessoas que gostam do ramo e principalmente por quem trabalha no segmento, já que ainda é o mais antigo Salão e também pode ser considerado, em determinada edições, o maior em termos de visitação de público. Para este ano estão sendo aguardados 1,43 milhões de visitantes, que foi o numero registrado na edição de 2006 do evento.

Enfrentando a crise do mercado

Um evento do porte como o Salão do Automóvel acaba revelando diretamente a cara de alguns segmentos da economia. Este ano, por exemplo, o evento acabou passando por um encolhimento, mais ou menos o que pode ser percebido na indústria de veículos da Europa como um todo, que deixou de vender algo em torno de 4 milhões de unidades anuais. É muita coisa para o mercado de automóveis, mas o que acabou fazendo também com que as empresas passassem a investir mais em mercados emergentes, como o brasileiro e outros países da América Latina.

Quando falamos em encolhimento do evento, não estamos falando apenas simbolicamente, mas fisicamente também. Para se ter uma ideia, o Salão de Paris sempre ocupava todos os espaço do gigantesco Paris Expo na Porta de Versailles. Já este ano, os visitantes poderão encontrar facilmente espaços vazios. Este encolhimento nas vendas dos carros também acabou se refletindo diretamente nos estandes das principais montadoras. Outrora com recursos diferenciados, cada uma tentando impressionar o visitante de uma forma diferente, este ano os espaços das empresas passaram a ser mais simples, o que acabou tirando um pouco do brilho no Salão que acontece na Cidade Luz.

Atrações do Salão de Paris

Para se ter uma ideia do quão realmente os estandes passaram por uma baixa de orçamento, e consequentemente uma baixa criativa por parte das montadoras, é comum nesta edição encontrarmos dois estandes, de montadoras diferentes, com ideias parecidas, como a exposição de iversos exemplares de um único modelo em suas instalações. Neste caso estamos citando a Renault e a Volkswagen, que respectivamente colocaram o Clio IV e Golf 7 como destaque no seu espaço. Da mesma forma que também podemos encontrar, de uma forma geral, poucas novidades se comparado ao volume que poderia ser visto nas outras edições.

Renault Clio IV - Salão de Paris

Golf 7 - Salão de Paris

Duas honrosas exceções foram as anfitriãs Citroën e Peugeot. As marcas do grupo PSA exibiram conceitos, lançamentos e versões inéditas para modelos já existentes. Uma outra consequência imediata do encolhimento do mercado Europeu estava presente em algumas montadoras que decidiram dar uma boa atenção para os veículos que serão lançados no mercado emergente, como é o caso do Brasil. Peugeot alçou ao pedestal o conceito de futuro 2008, um crossover compacto que será produzido no Brasil em 2014. Lá estavam também o 301, um sedã compacto superior, na dimensão de um Chevrolet Cobalt ou um Fiat Grand Siena. A marca jura, no entanto, que é destinado somente à China e não virá para o Brasil.

Peugeot 301 - Salão de Paris

Peugeot 2008 - Salão de Paris

A Citroën deu um destaque maior nos seus espaços para o lançamento do C4L, que está sendo feito para ser o sucessor do C4 Pallas, um carro que fez muito sucesso no seu segmento aqui no Brasil. Este modelo também deverá ser um dos primeiros a ser fabricados nas novas unidades que estão sendo instaladas da montadora aqui na América Latina.

Citroen C4L - Salão de Paris

A Dacia acabou dando mias foco em mostrar os seus modelos renovados, como o Sandero e o Logan, que serão lançados no ano que vem, mas que apresentam poucas mudanças quando comparados a outros veículos que ganharam atualizações este ano, sendo que o principal foco das alterações estão na traseira e também na dianteira do carro.

Dacia Sandero - Salão de Paris

Dacia Sandero - Salão de Paris

Por último, a Fiat também se mostrou sem grandes pretensões para este evento. Em termos de novidade, apenas o 500L ganhou destaque no espaço da montadora, mas o veículo já está até mesmo a venda, o que tirou aquele impacto de mostrar um carro que ainda não era de conhecimento do mercado.

Fiat 500L - Salão de Paris

A Ford também se mostrou bastante discreta, sendo que o grande destaque da montadora era o novo Mondeo, que é o nome do Fusion na Europa, e um EcoSport que esta sendo fabricado no Brasil.

Ford Mondeo - Salão de Paris

Ford EcoSport - Salão de Paris