Chery CelerO atual momento da indústria chinesa não precisa de muitas explicações. Basta lermos as editorias de economia dos principais jornais e revistas do mundo para saber que o País está conquistando o mundo com seus produtos. A no segmento automotivo a indústria também vai muito bem, e na maioria dos casos estão se mostrando agressivas na conquista dos mercados dos chamados países emergentes, onde o Brasil está atualmente classificado. Dentre estas montadoras que estão se estabelecendo em nosso país para conseguir mais espaço neste mercado que está crescendo a Chery é uma das que também esta presente no Salão do Automóvel de São Paulo.

A montadora esta aproveitando seu espaço no evento para mostrar alguns lançamentos no Brasil, que acabam tendo mais importância porque a montadora esta construindo uma fábrica no estado de São Paulo. E um dos carros que está exposto no estande da marca será o primeiro veículo da marca que será feito aqui no Brasil. O Chery Celer, por enquanto, continuará sendo importado da China, pelo menos enquanto a fábrica não estiver completamente concluída. Assim que os trabalhos nesta nova unidade fabril começar, o veículo será o primeiro a ser colocado na linha de montagem.

A ideia da montadora não é visar apenas o mercado brasileiros em sí, mas também outros países da América do Sul com potencial. Por isso a construção desta fábrica no Brasil foi considerada tão importante para a montadora, que está erguendo suas novas instalações na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo. Para se ter uma ideia da importância do Brasil nos planos de investimento da empresa para os próximos anos, esta será a primeira montadora chinesa que vai instalar fora do seu país de origem uma fábrica que vai ser responsável por todos os passos na produção de um carro, já que as outras fábricas que estão no país de montadoras orientais são apenas unidades de montagem dos veículos. Um outro diferencial da marca se comparado a outras montadoras do segmento que estão vindo para o País é que os investimentos são de uma operação independente, e não uma joint venture.

Chery Celer

Chery Celer - PainelEnquanto os diretores da empresa dão muita importância para os números e para os investimentos que estão sendo feitos pela marca no Brasil, a maioria dos visitantes estão realmente mais interessados em dar uma olhada mais de perto neste novo modelo de carro que está sendo lançado pela marca. O Chery Celer que está exposto no espaço da montadora chinesa será lançado com um motor 1.5 flex e também sistema bicombustível, sendo que este último acabou sendo desenvolvido em parceria com a Delphi. Se todo o cronograma da montadora der certo e não acontecerem grandes imprevistos, a ideia é que o veículo já esteja pronto e sendo vendido nas lojas a partir de novembro. Mas apesar da data já ter sido adiantada pela montadora, os diretores da chinesa ainda não adiantaram o preço do veículo.

O carro será mais um que vai competir com o já acirrado segmento de hatch brasileiro. O Celer vai encontrar alguns concorrentes de peso no mercado brasileiro, como o Renault Sandero, o Volkswagen Fox e também o Fiat Palio. Já no segmento de sedan, o carro, que também terá uma versão neste modelo sendo lançado, vai competir com carros como Chevrolet Cobalt, Renault Logan e Nissan Versa. A empresa acabou não divulgando muitos detalhes técnicos do carro, mas já se sabe que ele vai ser lançado com sistema de segurança airbag duplo frontal, freios com sistema ABS, ar-condicionado, travas e vidros elétricos e sistema de som, com garantia prevista para o mercado nacional de três anos.

O carro na verdade tem um parente que já foi mostrado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo e que se chamava Fulwin 2. Na época o lançamento deste carro no mercado nacional estava praticamente certo, mas alguns problemas fizeram a montadora recuar e o veículo acabou ficando para trás. O cronograma da montadora era de lançamento do carro em janeiro deste ano, mas a chinesa acabou sendo pega de surpresa com o aumento dos impostos para carros importados no Brasil. Além disso, com o anuncio do pacote de incentivos para instalação de novas empresas no Brasil, a montadora decidiu que estava na hora de montar uma base mais sólida no País. Por isso a empresa abortou o lançamento do carro e passou a investir os esforços na fábrica.

Galeria

  • Salão de SP: Chery Celer - Foto 1
    Salão de SP: Chery Celer - Foto 1
  • Salão de SP: Chery Celer - Foto 2
    Salão de SP: Chery Celer - Foto 2
  • Salão de SP: Chery Celer - Foto 3
    Salão de SP: Chery Celer - Foto 3
  • Salão de SP: Chery Celer - Foto 4
    Salão de SP: Chery Celer - Foto 4
  • Salão de SP: Chery Celer - Foto 5
    Salão de SP: Chery Celer - Foto 5