A Honda também está presente no maior evento automotivo da América Latina, e é claro que a empresa não iria deixar de apresentar algumas novidades para seus consumidores e também para as pessoas que ainda não compraram um carro da montadora mas que é um consumidor em potencial. Todas as montadoras que estão ocupando os espaços do Salão do Automóvel de São Paulo montam grandes estandes, quase sempre com diversos veículos sendo expostos. E quase sempre existe um carro que é considerado a estrela, e no caso da Honda é o sedan médio Civic.

Salão de SP: Honda Civic vai ganhar motor mais potente

O carro não chega a ser uma grande novidade para o mercado automotivo, principalmente porque o veículo já foi apresentado pela montadora em outras ocasiões. Mesmo assim, trata-se de um carro que realmente tem um grande potencial e já conquistou uma boa fatia de mercado do seu segmento, o que da uma grande credibilidade e também uma grande responsabilidade para a marca, que precisa estudar sempre todos os detalhes de qualquer mudança que seja feita. Mas no caso desta atualização do modelo que está sendo mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo, o objetivo da montadora Honda é bem claro: é necessário aumentar as vendas do carro.

Isso porque a empresa acabou sendo afetada pela crise da Europa em um momento que estava planejando o aumento de seus negócios no continente. Isso fez com que a empresa tivesse que rever seus planos para o resto do mundo, e acabou repercutindo diretamente na venda em países como o Brasil. O Honda Civic foi um dos carros que mais apresentou queda de venda entre os veículos do mesmo segmento, mostrando que problemas poderiam estar acontecendo, tanto de parte da montadora quanto também por influência dos seus concorrentes.

Novo Civic foca no desempenho

Novo Honda Civic 2.0O lançamento de uma atualização do Honda Civic tem como principal meta fazer com que as vendas do carro voltem as marcas antigas, que fez com que o veículo realmente conseguisse estar dentre os mais vendidos deste segmento. Mas é claro que não será uma tarefa fácil para o mercado, já que a montadora possui outras empresas do mesmo segmento concorrentes, como o Corolla, que ainda por cima também pertence a uma montadora rival japonesa, a Toyota.

Para este novo modelo de carro que está sendo apresentado pela empresa no Salão do Automóvel, uma das principais novidades não estará no s eu exterior, já que a montadora realmente não está apostando em mudanças muito radicais no design do veículo. Aliás, as mudanças que foram apresentadas no design do carro até foram implementadas, mas apenas os consumidores mais atentos vão conseguir identificar as mesmas. O que realmente está chamando atenção neste novo modelo do Civic é sua motorização. O motor do carro realmente vai ganhar uma boa atualização se comparada a outros modelos antigos do mesmo carro. Os motoristas encontrarão um propulsor de 2.0 litros que poderá ser encontrado em duas novas versões do carro: LXR e EXR.

Novo Honda Civic 2.0 - Traseira

Mas a montadora anunciou que o modelo de entrada do Civic, que é o LSX, continua tendo o mesmo motor, sem apresentar grandes modificações em termos de desempenho. Ou seja, as pessoas que comprarem os novos modelos de entrada do Civic ainda encontrarão o motor de 1.8, mas isso está longe de ser um ponto negativo, já que o carro realmente já apresentava um bom desempenho. Já o modelo do Civic que vai apresentar um motor com maior cilindrada será oferecido com a opção de transmissão automática, com paddle shift para troca de manuais.

Novo Honda Civic 2.0 - Lanterna traseiraSegundo as informações técnicas que estão sendo divulgadas pela montadora, o novo Civic 2.0 poderá render até 155 cavalos de potencia, mas este desempenho será conseguido apenas quando o veículo for abastecido com etanol. Já quando o carro estiver funcionando com gasolina, o desempenho vai cair para 150 cv, mas mesmo assim ainda é um desempenho respeitável para o porte do Civic. Uma outra mudança que está sendo anunciada pela montadora e que deverá ser encontrada em todos os modelos novos é um novo sistema de injeção multiponto PGM-FI, além de um sistema de ignição eletrônico mapeado.

O sistema flex destes novos modelos do Civic que deverão chegar ao mercado no próximo ano terão ainda uma outra novidade que vai dispensar o subtanque para partida a frio, da mesma forma como já encontrado no Peugeot 308. O funcionamento deste sistema foi explicado na ocasião da apresentação do carro, quando ao acionar um botão no controle da chave que destrava as portas um conjunto de aquecedores acaba entrando em ação diretamente na linha de combustível. Este sistema acaba deixando a temperatura do etanol ideal para compor a mistura ar/combustível para entrar em combustão imediata.

Algumas outras inovações que já haviam sido implantadas em modelos anteriores do Civic, como o botão ECON que torna a operação do carro mais econômica, e também a central inteligente que reúne diversas informações sobre o veículo foram mantidas para este novo modelo, com algumas atualizações para deixar o carro ainda mais interativo com o motorista.

Novo Honda Civic 2.0 - Traseira