O Salão do Automóvel de São Paulo não é apenas um local para se ver os novos lançamentos que as montadoras estão preparando para o consumidor. A ocasião também é ideal para conhecer as ultimas novidades relativas ao mercado. A Hyundai foi uma destas empresas que aproveitou a abertura do Salão para conversar sobre o novo posicionamento da marca aqui no Brasil e também conversar sobre os investimentos que as empresas estão fazendo por aqui com a nova fábrica e também com algumas outras novidades que foram divulgadas durante o lançamento.

Dentre as novidades que a montadora divulgou neste primeiro dia estão mais informações sobre a fábrica da empresa que já está sendo montada aqui no País. E parece que agora a fábrica que está sendo erguida na cidade de Piracicaba, no interior no estado de São Paulo, já tem uma data para ser inaugurada: dia 9 de novembro. A empresa também aproveitou para divulgar os números do investimento que a marca está fazendo no Brasil, algo que ainda não tinha sido falado publicamente. Segundo as informações dos diretores da empresa, a Hyundai está investindo 600 milhões de dólares.

A fábrica já vai começar suas atividades ainda este ano, e a diretoria pretende começar a produzir três modelos de carros aqui no Brasil, sendo que todos eles serão parte da família HB. A fábrica terá capacidade total para fazer 150 mil carros por ano. Além do modelo HB20 que será fabricado aqui no Brasil, existem outros dois modelos que serão fabricados na unidade brasileira, sendo que o primeiro será o HB20X e o segundo uma versão sedã do HB20. Todos estes carros estão programados para começarem a ser vendidos no Brasil a partir do primeiro semestre de 2013.

Salão de SP: Hyundai exibe o HB20X e anuncia inauguração de fábrica

Mais alguns detalhes acabaram sendo revelados sobre a fabrica que está sedo erguida em São Paulo, como se o Salão do Automóvel fosse praticamente um tipo de evento pré-lançamento da fábrica. Serão 1.390.000 metros quadrados, dos quais 69.000 metros são de área construída. A movimentação do local já está grande segundo os diretores da unidade, já que cerca de 1800 pessoas já estão circulando diariamente pelo local. O número definitivo de pessoas que estão trabalhando na fábrica poderá chegar a 2 mil até o final do ano. Além destes empregos diretos que estão sendo gerados pela companhia, acredita-se que mais 3 mil empregos indiretos surjam a partir da construção desta unidade em Piracicaba. O Brasil será o sétimo país a receber uma unidade fabril da Hyundai, que já conta com fábricas na Coreia, Turquia, índia, China, Estados Unidos, República Tcheca e Rússia.

HB20X apresentado

A Hyundai aproveitou a conversa com os jornalistas para dar mais detalhes também sobre o segundo modelo de carro que será fabricado aqui no Brasil na nova fábrica da empresa, o HB20X. De acordo com o cronograma da Hyundai, a ideia é lançar este veículo no mercado ainda no primeiro trimestre de 2013.Mas as pessoas que forem visitar o Salão do Automóvel poderão conhecer o modelo que já está exposto no estande da montadora no Salão. O carro será uma versão crossover que terá o desenvolvimento completamente em cima da base da HB20. A empresa ressaltou que os consumidores brasileiros que comprarem este novo carro terão cinco anos de garantia sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos.

  • Hyundai HB20X - Foto 1
    Hyundai HB20X - Foto 1
  • Hyundai HB20X - Foto 2
    Hyundai HB20X - Foto 2
  • Hyundai HB20X - Foto 3
    Hyundai HB20X - Foto 3
  • Hyundai HB20X - Foto 4
    Hyundai HB20X - Foto 4

Dentre os principais destaques deste novo carro que está sendo mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, está a frente do carro que possui para-choque com entrada de ar e grade dianteira em formato hexagonal, além de algumas novas linhas que remetem aos SUV’s da Hyundai. O motor HB20X será o modelo que foi chamado de Gamma 1.6 16V Flex de 128 cv, sendo que os motoristas que comprarem este veículo terão válvula variável e bloco de alumínio. Neste motor os motoristas terão a opção ainda de comprar o modelo que virá com cambio manual ou cambio automático, de acordo com a preferencia do motorista e também do bolso, já que a segunda versão será mais cara. Mas a empresa não quis entrar em detalhes sobre os preços deste lançamento .

A empresa também não entrou em detalhes de quantas configurações deste modelo serão lançados no Brasil, dizendo que estas informações serão liberadas em uma ocasião mas próxima do lançamento do veículo para o mercado. Mas sabe-se que o carro será lançado com direção hidráulica em todas as configurações, além de sistema de segurança com airbag frontal duplo, ar condicionado, computador de bordo e banco de motorista que terá um novo sistema de regulagem de altura que promete mais conforto e maior capacidade de adaptabilidade.