Que os brasileiros são apaixonados por carros não precisamos nem comentar, porém o mercado automobilístico nacional nunca ajudou a alimentar essa paixão, sendo com certeza algo natural entre os brasileiros, até mesmo porque o Brasil não conta com os grandes modelos esportivos e a maioria das marcas que atuam no mercado nacional trazem apenas desenhos ultrapassados do mercado europeu para vender aos brasileiros. Porém mesmo com um mercado "emergente" as maiorias dos brasileiros se identificam com os carros e em muita das vezes é gerado um verdadeiro amor, onde a pessoa acaba deixando de lado tudo de mais importante para poder equipar seu veículo.

Durante os últimos anos o mercado automobilístico vem passando por algumas reformulações, isso se deve principalmente ao grande número de vendas que foi obtido durante o ano de 2010 para 2011, esse número de vendas muito alto chamou a atenção de várias empresas especializadas nesse segmento e atualmente várias marcas chinesas estão entrando no mercado nacional. Essas marcas vêm assustando as empresas já tradicionais entre os brasileiros, fazendo com que essas empresas comecem a projetar veículos que se encaixem exclusivamente ao perfil dos clientes brasileiros, e um dos principais responsáveis por apresentar todas as novidades é o Salão do Automóvel de São Paulo.

O Salão do Automóvel de São Paulo está entre um dos cinco salões mais populares em todo o mundo, essa popularidade se deve principalmente aos brasileiros que ano após ano quebram recorde de visitação no Salão. Durante o ano de 2010 foi comemorado os 50 anos do Salão do Automóvel, que guardam muitas histórias e tem ligação direta com o mercado de veículos nacional, pois as principais novidades apresentadas aos brasileiros foram lançadas muita das vezes no Salão do Automóvel, sem contar que o evento tem muitas influências, o que acaba chamando muito a atenção dos brasileiros que estão sempre preparados para visitar novamente o evento, sendo que o Salão abre as portas de 2 em 2 anos.

50 anos Salão do Automóvel

Retrospectiva

Em sua primeira edição, o Salão de São Paulo já conhecido informalmente como Salão do Automóvel, era um evento que reunia vários modelos da época, nessa primeira apresentação do salão o mesmo ainda não era um evento confirmado em calendário como é atualmente, porém muitos modelos foram apresentados, modelos esses que fizeram parte da vida de muitos brasileiros, como no caso do Chevrolet Amazonas e Volkswagen Kombi. Por ser a primeira edição, o Salão conseguiu atingir um grande número de pessoas e também saiu nos maiores jornais da época, com essa popularidade foi marcada uma nova edição para o ano seguinte.

Já em 1961, o Salão já contava com mais alguns modelos que não ficaram tão populares entre os brasileiros, mas que também eram modelos internacionais que tinham vindo exclusivamente para serem apresentados no Salão, esse também era o caso do Renault Alpine e também o Willys Interlagos, versão brasileira do modelo. Em 1962 um dos principais protagonistas do Salão foi a Toyota Bandeirantes que veio a ficar bastante popular entre os brasileiros, sendo que muitas unidades do modelo ainda rodam em território nacional.

Em 1964, com o Salão modificando seu evento para dois em dois anos, foram apresentados vários modelos que chamaram muito a atenção dos consumidores e que também se tornaram um líder de vendas da época, como no caso do Aero Willys 2600.

Durante o evento de 1966, uma das principais apresentações foi a Volkswagen Kombi que tinha deixado seu modelo tradicional para receber uma versão exclusiva como picape, essa versão era um grande diferencial que de começo chamou a atenção dos consumidores, mas futuramente o modelo acabou não tendo boa aceitação e as vendas da Kombi picape começaram a cair de forma drástica.

O Salão de 68 foi palco de grandes lançamentos que viriam a ser bastante populares entre os consumidores brasileiros, como no caso do Ford Corcel, modelo totalmente nacional que contava com os potentes motores de quatro cilindros, outro grande lançamento da época que se tornou um marco dentro do mercado nacional foi o Chevrolet Opala. Entre uma das principais apresentações do salão de 70 foi o Corcel GT, modelo esportivo que foi apelidado de cobra, porém esse modelo nunca chegou ao mercado nacional e as explicações da Ford não ficaram muito claras em relação do porque o não lançamento do modelo.

Durante o Salão de 72 foi apresentado o principal concorrente do Ford Corcel dentro do mercado nacional, trata-se do Dodge 1800, que devido a seu tamanho foi apelidado pelos consumidores de Dodginho. No evento de 74, um dos principais lançamentos foi a Chevrolet Caravan, modelo perua que trazia praticamente o mesmo desenho do Opala em sua parte dianteira, mas na parte traseira contava com um melhor espaço interno e também com um grande bagageiro, esse modelo foi muito bem aceito pelos consumidores brasileiros. Em 1976 o principal lançamento foi o Fiat 147, modelo que se tornou sucesso de vendas e foi um dos principais responsáveis pela queda do Fusca.

Durante o evento de 78 foi apresentado o Corcel II, sucessor do Corcel I que era apresentado com várias melhorias e com um design totalmente diferente do convencional. No ano de 81, foram apresentados alguns modelos interessantes, mas que não se tornaram referências dentro do mercado nacional, mesmo porque era uma época de renovação e muitas marcas queriam apresentar novidades para os brasileiros. Durante o evento de 83, o principal lançamento foi o Volkswagen Santana, modelo que veio a receber várias outras versões e ficou bastante popular entre os brasileiros.

Apresentação de veículos conceitos

No ano de 1984 o Salão do Automóvel começou a receber grandes novidades, as marcas começaram a apresentar veículos conceitos, ou seja, veículos que futuramente poderiam entrar na linha de produção e também se tornar populares entre os consumidores brasileiros. Esse ano, o Salão também recebeu alguns modelos com estilos renovados, que foi a nova versão do Ford Del Rey e também a nova versão do Chevrolet Opala, que na época já era um dos modelos mais cobiçados entre os brasileiros.

O evento que aconteceu no ano de 1986 não foi tão popular, pois a economia do país não passava por uma boa fase e a maioria das marcas brasileiras não apresentaram novidades, por isso, os modelos apresentados nessa edição do Salão foram todos modelos importados, principalmente da Europa. No ano de 1988, o Salão renasceu novamente e também deu um grande passo para o mercado nacional, apresentando uma tecnologia que futuramente seria componente importante em todos os veículos brasileiros, trata-se da injeção eletrônica, tecnologia de ponta na época e considerada um grande benefício para os veículos.

O evento de 90 coincidiu com a abertura do mercado de importações, e o Salão aproveitou para apresentar alguns modelos exclusivos, cujas marcas estavam de olho para começar suas vendas dentro do mercado nacional. Um dos principais participantes dessa edição foi a Ferrari F-40, modelo que futuramente viria a ser um dos mais populares entre os apaixonados por carros esportivos, justamente porque contava com um desenho diferenciado e seu aerofólio que parecia ser parte da estrutura do veículo também chamava muito a atenção.

No ano de 1992 o Salão começou uma nova tendência que podemos ver na atualidade, onde marcas internacionais e nacionais disputam espaço para apresentar novidades que podem entrar na linha de produção. Durante o evento de 92 foi possível ver modelos importados e nacionais, o galpão também estava repleto de carros conceitos, sendo que alguns desses conceitos também acabaram chegando à linha de produção brasileira. No evento de 94, a Ferrari456 GT roubou a cena, porém também marcou o surgimento de modelos que se tornaram líderes de vendas dentro do mercado nacional, que é o caso do Uno Mille e também o Volkswagen Gol que na época já estava em linha de produção, mas ainda estava em desenvolvimento para conseguir atingir as necessidades que os consumidores brasileiros precisavam.

Durante o evento de 96, a Volkswagen marca que já atua há muitos anos dentro do mercado nacional, resolveu roubar a cena, com um modelo conceito denominado Noah, o grande diferencial do modelo é que ele contava com sua estrutura toda em alumínio, algo que na época era considerada uma revolução e também oferecia um peso bem mais leve, aumentando sua potência e diminuindo o consumo.

No salão de 98 foi apresentado a Ferrari 456 M, modelo que também ficou mundialmente conhecido, porém um dos modelos que realmente chamou a atenção dos consumidores brasileiros foi o Fiat Brava, modelo que futuramente viria ser um dos mais vendidos do mercado nacional, oferecendo um desenho bastante diferenciado e esportivo, algo que o mercado nacional não oferecia na época.

No ano 2000, o Salão recebeu vários modelos que já eram estudados para se tornar tendência, todos com designs mais arredondados e com tecnologias ainda não utilizadas em veículos. Durante o evento a Citroën também lançou oficialmente sua linha de produção dentro do mercado nacional, seu principal modelo era o Xsara Picasso, modelo esse que era destinado à família e que contava com um design totalmente diferente dos seus concorrentes, justamente por isso a Citroën conseguiu rapidamente se estabilizar dentro do mercado nacional, com poucos anos de atuação conseguiu espaço entre as grandes marcas que já atuavam dentro do país.

Durante todos os eventos, o Salão do Automóvel sempre divulgou algum veículo que ficou popular entre os brasileiros, como no caso de 2002 quando o EcoSport foi lançado oficialmente no Salão, o modelo produzido pela Ford rapidamente foi muito bem aceito pelos consumidores brasileiros, se tornou um líder de vendas em seu segmento, também considerado um modelo bastante completo e que na época agradou muito os consumidores brasileiros devido a seu design.

No ano de 2004 um modelo importado chamou muito a atenção dos brasileiros, que era o Ford Mustang GT, modelo totalmente diferenciado de suas outras versões e que contava com um design agressivo, sendo considerado até hoje a versão mais botina do Mustang. Durante esse evento a Volkswagen também apresentou um modelo que poderia ser vendido dentro do mercado nacional, porém os consumidores brasileiros não gostaram muito da ideia, esse modelo era o Volkswagen Polo Triflex, que tinha por finalidade apresentar mais uma opção para abastecimento, mas para época os brasileiros não acreditavam ser algo que traria benefícios, por isso a Volkswagen não decidiu dar segmento ao conceito.

Já em 2006, foi apresentada uma nova aposta da Chevrolet para o mercado nacional, que era o sedan médio Prisma que vinha com a finalidade de aquecer as vendas nesse segmento, no qual a Chevrolet não estava tendo forças. Na época o mercado de sedans estava em pleno desenvolvimento, a Chevrolet já estava com alguns modelos que sinalizavam bom índices de aceitação, mas que com algum tempo se mostravam “batidos” no gosto do brasileiro, como no caso do Corsa Classic, modelo que se tornou um dos líderes de vendas do segmento, mas que já estava sem forças para continuar mantendo seu fluxo de vendas no mercado nacional.

Durante o ano de 2008 foi apresentado vários modelos que ficaram populares entre os consumidores brasileiros, porém na época o mercado estava desenvolvendo modelos que utilizassem energias renováveis e esse foi um dos temas mais abordados durante o Salão.

Reflexo disso foram os vários modelos que começaram a ser apresentados, sempre trazendo novidades e novas opções para quem desejava ter um modelo totalmente sustentável, mas que não perdesse a potência de motor. Durante a próxima edição do Salão, os modelos apresentados também vinham abordando o assunto de energia sustentável, acompanhando a necessidade que o planeta vem abordando, assim utilizando energia renovável o consumidor não precisa utilizar o combustível, sendo um dos principais responsáveis por poluir o ambiente.

Nesses últimos eventos, os principais lançamentos foram referentes a veículos híbridos, veículos esses que contam com motorização a combustão, mas também contam com motores que utilizam a energia de baterias, essa energia é gerada durante as frenagens e depois é direcionada a essas baterias. Algumas versões já conseguem rodar sem praticamente utilizar o motor à combustão, principalmente em casos onde o proprietário não anda longas distâncias durante o dia. Esse é um pequeno resumo do que esse grande evento já trouxe e apresentou aos consumidores brasileiros.