Um dos maiores eventos do setor automobilístico do mundo e o maior da América Latina apresentou uma leve queda em termos de público, pelo menos é o que revela os dados que foram divulgados ao final do último Salão do Automóvel de São Paulo. Mas mesmo assim os números ainda revelam que o evento realmente é muito esperado e muito prestigiado tanto pelos brasileiros quanto pelas pessoas que vem de outros países para prestigiar o salão que acontece na cidade de São Paulo.

Salão de SP teve menor público do que na edição passada

De acordo com as informações que forma divulgadas no encerramento do evento de São Paulo, a edição deste ano teve 748.733 visitantes espalhados durante os 12 dias que o evento estava aberto ao público, ou seja, sem contar os dias que o Salão recebeu apenas convidados e também representantes da imprensa. Já a edição anterior do Salão do Automóvel de SP, que aconteceu em 2010, recebeu 750.283 pessoas. As informações foram compiladas e divulgadas pela Reed Alcântara Machado. Agora, a pergunta que fica, especialmente para os patrocinadores e investidores do evento no Brasil, é de que será que esta queda foi muito pequena para gerar qualquer tipo de preocupação ou realmente ela pode representar um início de falta de interesse do público de um modo geral?

A empresa também acabou divulgando algumas outras informações pertinentes sobre o comportamento dos consumidores que pagaram para entrar no Anhembi. 40% do total dos ingressos foram comprados pela internet. E esta mudança de comportamento realmente acabou sendo percebida porque as filas para compras de ingressos, que tradicionalmente eram muito grandes, diminuíram consideravelmente. Além disso, um outro dado interessante que a Reed divulgou é que neste ano houve um aumento no número de mulheres que visitaram o Salão de SP. De todas as pessoas que foram até o evento, 25% eram mulheres. Além disso as pessoas também passaram mais tempo dentro do Salão, cerca de quatro horas em média.

Fiat no Salão de SP

Espaço pequeno

Alguns motivos podem ser apontados para esta redução do público no Salão do Automóvel de SP 2012. Para as pessoas que passaram mais tempo trabalhando no evento era nítido o descontentamento de algumas pessoas da organização pelo tamanho do Anhembi, que não estava conseguindo mais suportar o crescimento do Salão, já que existe uma maior procura por parte das montadoras e elas também querem cada vez mais trazer novos carros e também novos atrativos, mas que muitas vezes acabavam sendo inviabilizados por causa do tamanho total físico.

Alguns novos e velhos problemas foram lembrados no balanço final do evento. Dentre os novos problemas apontados está justamente a falta de um espaço físico maior que possa realmente comportar estandes maiores. De um modo geral, a organização acredita que o evento como um todo aumentou, acompanhando o crescimento do mercado automotivo no Brasil, mas a estrutura física acaba não acompanhando. Além disso, um dos velhos problemas que ainda seguia no evento que é a falta de ar condicionado de um modo geral no espaço.

Salão pretende ter mais espaço para carros em 2016

O calor realmente e intenso e muitas pessoas reclamam, mas alguns estandes acaba investindo no ar condicionado, o que acaba sendo uma espécie de convite a mais para as pessoas parearem e entrarem em determinados espaços (isso quando os espaços com ar condicionado não são apenas para convidados especiais). Um outro problema que também está relacionado com o espaço de um modo geral que limita os tamanhos dos estandes. Mesmo com todas estas questões relacionadas ao espaço, a edição deste ano teve realmente um recorde de expositores, com 49 empresas sendo representadas dentro do espaço, e com mais de 500 carros dentro do Anhembi.

Quando comparado a outros eventos do segmento espalhados pelo mundo, a questão do espaço volta a ser a pauta principal. Afinal de contas, é praticamente impossível não comparar o Salão do estado de São Paulo com o de Paris ou com o de Frankfurt ou ainda outros salões do mundo inteiro e que acabam recebendo mais de um milhão de visitantes em cada edição. Mas aqui no brasil realmente isto ainda é inviável, já que realmente o espaço físico não comporta tantas pessoas assim. Talvez, a saída seria realmente procurar um local maior para o Salão de SP, mas a organização e a prefeitura ainda tem dificuldades de conseguir achar este espaço que poderia abrigar um Salão do Automóvel ainda maior.

Mas esta mudança realmente não devera ser feita para próxima edição, já que em 2014 realmente a o Salão do Automóvel de SP ainda deverá ser realizado no Anhembi. A organização diz que provavelmente para a edição de 2016 o Salão de SP terá uma casa nova, que provavelmente será a o pavilhão da Expo SP, que deverá ser entregue no final de 2014.