Os Estados Unidos sempre tiveram importância no mercado automotivo global. Não à toa, o país abriga grandes motor shows, como Detroit, Los Angeles e Nova York, que acontece no Jacob Javits Center, até o próximo dia 23. Até por ocorrer poucos meses depois do Salão de Detroit, o evento nova-iorquino não costuma reservar grandes novidades no segmento. Mas é inegável que, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais importância.

Em 2017, algumas marcas reservaram para o salão da “Big Apple” versões especiais para modelos de destaque. Como as anfitriãs Chevrolet e Ford. A primeira mostra uma edição limitada a 650 unidades do Corvette para celebrar o aniversário de 65 anos do carro, a Carbon 65 Edition. Já a segunda aposta no retorno da configuração Sport para o SUV Explorer, insere um visual mais agressivo ao utilitário esportivo. A alemã Audi também reservou uma versão especial, mas de seu superesportivo R8. Trata-se da Audi Sport, limitada a 200 exemplares e que, entre outros “mimos”, agrega três novos modos de condução ao modelo.

Salão de Nova York 2017

Do Japão, a Toyota apresentou um conceito de SUV que insere elementos aventureiros ao modelo. O FT-4X Concept tem até câmera instalada no exterior para filmar os percursos e elementos que se destacam do carro para serem usados fora do veículo – caso do som e das lanternas. Já a Lexus mostrou a versão F Sport do LS 500, com elementos visuais e motorizações a gasolina ou híbrida. A Honda aproveitou para exibir o novo Civic Type R, que pela primeira vez será vendido na América do Norte, já baseado na nova geração do Civic, vendida no Brasil. Também do Oriente, a sul-coreana Hyundai levou a reestilização do Sonata, que ganhou nova transmissão automática em sua versão de topo, com oito marchas. 

De volta à Europa, a britânica Land Rover garantiu mais uma aparição de peso para o novo Range Rover Velar, que chega ao Brasil em 2017. A Mercedes revelou o AMG GLC 63 em carrocerias SUV e cupê, com um poderoso 4.0 V8 biturbo que entrega entre 469 cv e 503 cv. E a Volkswagen apresentou a reestilização da linha Golf, promovida recentemente na Europa e que passará a ser vendida nos Estados Unidos. 

Dez principais destaques do Salão de Nova York

Audi R8 Audi Sport – A edição especial tem produção restrita a 200 unidades e aposta na pintura em preto, prata e branco. Por dentro, soleira das portas é iluminada, bancos são em couro Napa e costuras em prata aparecem no volante, nas portas e no assento. Fibra de carbono aparece na moldura do virtual cockpit e nas saídas de ar. O acionamento do motor passa a ser por botão há três modos extras de direção: seco, molhado e neve.

Audi R8 Coupe Edition Audi Sport

Chevrolet Corvette Carbon 65 Edition – A série comemora os 65 anos de existência do modelo com 650 unidades produzidas. Há spoiler traseiro e volante com acabamento em fibra de carbono, freios com pinças azuis, cabine com acabamento de camurça preta com costuras azuis e bancos de competição.

Chevrolet Corvette Grand Sport Carbon 65 Edition Convertible

Ford Explorer Sport – A marca aproveitou o motor show em sua terra natal para incrementar o SUV Explorer resgatando sua configuração Sport. Há faróis e lanternas escurecidos e grade e rodas exclusivas. O tom preto também dá as caras nos retrovisores, maçanetas e na base da carroceria. O motor é o mesmo da variante de topo, a Platinum: um 3.5 V6 EcoBoost de 365 cv e 48,4 kgfm.

Ford Explorer Sport

Honda Civic Type R – O motor é o mesmo VTEC turbo 2.0, mas produz 320 cv com torque máximo de 40,8 kgfm. A transmissão é manual, com seis velocidades, e a marca promete rigidez torcional 38% melhor que antes. A suspensão dianteira do tipo MacPherson foi revisada com nova geometria e atrás um novo sistema independente multi-link traz braços de suspensão de alta rigidez. Há modos de direção Conforto, Sport e +R, este último focado em pistas. Este será o primeiro Civic Type R vendido na América do Norte.

Honda Civic Type R

Hyundai Sonata – Trata-se apenas de uma reestilização, mas que aproximou o sedã médio-grande da atual assinatura visual da marca sul-coreana. A motorização não mudou – segue com o 2.4 aspirado de 185 cv e o 2.0 turbo de injeção direta e 245 cv, ambos a gasolina –, mas a transmissão automática da variante turbinada ganhou duas velocidades a mais, totalizando oito.

Hyundai Sonata

Land Rover Range Rover Velar – Previsto para desembarcar no Brasil ainda este ano, o Velar utiliza a mesma plataforma do Jaguar F-Pace e ostenta 2,87 metros de entre-eixos. Os motores também são os usados pela Jaguar, a começar pelo 2.0 turbodiesel de 180 cv. Há ainda um 2.0 turbo, a gasolina, de 250 cv, e um V6 3.0 Supercharged de 380 cv. A tração é sempre integral, com transmissão automática de oito marchas.

Land Rover Range Rover Velar R-Dynamic P380 HSE

Lexus LS 500 F Sport – A versão esportiva do luxuoso topo de linha da marca premium da Toyota tem visual mais agressivo, com grade ampliada e escurecida, com contornos em preto brilhante. As rodas de liga leve de 20 polegadas têm desenho exclusivo, assim como os detalhes em alumínio do interior e bancos e volante esportivos F Sport. O modelo pode ser a gasolina ou híbrido, sempre com motor V6 3.5. No primeiro, o propulsor é biturbo e entrega 420 cv e 60,9 kgfm. A transmissão automática tem 10 marchas e a tração é traseira. Já no híbrido, o V6 3.5 tem injeção direta e trabalha com um motor elétrico, alimentado por baterias de lítio com 354 cv de potência combinada. Mas há duas transmissões: CVT e automática com quatro marchas.

Lexus LS 500 F Sport

Mercedes-AMG GLC 63 – O modelo traz um 4.0 V8 biturbo que pode ter 469 cv e 66,2 kgfm ou 503 cv e 71,4 kgfm, com zero a 100 km/ em 3,9 segundos ou 3,7 segundos, respectivamente. A tração é integral e o câmbio, automático de nove velocidades. Já a suspensão é a ar, com amortecedores adaptativos. Por fora, há difusores na dianteira e na traseira e saídas de escape mais “nervosas”.

Mercedes AMG GLC 63 S 4matic

Toyota FT-4X Concept – O crossover conceito tem tração 4X4, mas sua vocação aventureira ultrapassa os limites mecânicos. O veículo traz saco de dormir – no descansa-braço do motorista –, geladeira e até uma câmera GoPro no retrovisor. Sistema de som e lanternas internas podem ser desencaixados e utilizados à parte.

Toyota FT-4X Concept

Volkswagen Golf Alltrack – O Salão serviu para marcar a chegada da linha 2018 do Golf, com a reestilização promovida recentemente. A variante Alltrack mantém o motor 1.8 TSI de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, com tração integral, mas incorpora as alterações no visual empregadas ao hatch e também à versão perua, chamada de SportWagen por lá. Há câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Volkswagen Golf Alltrack


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação