O evento automotivo São Paulo Motor Experience, que foi criado como substituto do Salão do Automóvel, será adiado e deve acontecer somente em 2023. A informação foi divulgada por Márcio de Lima Leite, novo presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Mesmo que o evento já estivesse confirmado para este ano, inclusive com a previsão de abertura das vendas de ingressos, a organização decidiu mudar a data. Originalmente o evento iria acontecer no mês de agosto, no Autódromo de Interlagos. Essa seria a primeira vez que o evento aconteceria na famosa pista.
Os principais deságios que o setor está enfrentando, como a falta de componentes fazendo com que a produção recuasse 0,9% em abril e 14,3% no acumulado do ano, foram os principais motivos para o adiamento. Leite afirmou que “crescimento é praticamente inexistente de produção e que o desafio se põe para o 2º semestre. E isso tem demandando muito o foco das nossas associadas no sentido de manter a cadeira de produção, fornecedores e atendimento dos pedidos.”
O executivo também deu mais detalhes dos bastidores da decisão de adiamento do evento: Por que que não poderia ser adiado alguns meses? Tem toda uma característica de questão de chuva, não chuva. Um período mais seco. Então, nessas discussões na última semana, achamos por bem as montadoras terem um foco na produção, tentando atender aquelas demandas existentes e fazer esse mercado crescer ainda mais, e adiarmos o nosso São Paulo Motor Experience para o ano de 2023.”
Até o momento, pelo menos de forma pública, apenas três grandes marcas do mundo automotivo tinham confirmado a participação: BMW, BYD e Mini. Outras empresas, como Renault e Nissan, também estariam negociando a sua participação. Mas outras grandes montadoras já tinham dito que não participariam, incluindo . Chevrolet, JAC, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Suzuki e Toyota
Fonte: Motor1