A Audi apresentou oficialmente para o mundo o novo Q8 e-tron, nome que passará a ser utilizado para identificar o SUV que anteriormente era chamado apenas de e-tron. O carro vai se consolidar como a opção topo de linha dentro das opções elétricas que atualmente estão sendo oferecidas pela montadora.

Audi apresenta novo Q8 e-tron que pode chegar a 600 km de autonomia

O modelo está ganhando algumas mudanças de design para essa atualização, com o novo logo aparecendo em duas dimensões, além de algumas mudanças que foram feitas na grade dianteira e uma faixa de LEDs que acaba interligando os faróis e ilumina também este novo logo, dando ainda mais destaque para o novo emblema.

O interior do carro também conta com algumas mudanças interessantes. A montadora anunciou a utilização de garrafas PET recicladas em alguns elementos do carro. Os bancos do modelo terão tecido sintético, que consegue imitar o couro, e um outro material chamado de Dinamica e que tem 45% de fibras de poliéster, que também estão vindo de garrafas plásticas recicladas.

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Em relação as configurações, para o mercado europeu o carro será oferecido com três opções diferentes de potência: 50, 55 e S. Indisponível no Brasil, o 50 tem 312 cv e 55,1 kgfm de torque. Antes com uma bateria de 71 kWh (64 kWh úteis), recebe a bateria que era do 55 e S, com 95 kWh (86 kWh úteis), com uma autonomia pelo WLTP indo para 480 km na carroceria SUV e 500 km no Sportback, ou 40% mais.

O modelo Q8 e-tron 55 segue com a mesma configuração que já era oferecida no Brasil, com 408 cv e 67,7 kgfm, mas recebendo também um conjunto de baterias de 114 kWh (106 kWh úteis), o que dá a ele uma autonomia 30% maior pelo WLTP, com 580 km no SUV e 600 km no Sportback, sempre beneficiado pela aerodinâmica da carroceria.

Essa mesma bateria também está disponível no modelo SQ8 e-tron, que oferece uma autonomia de cerca de 500 km para as duas variantes de carroceria - o mais esportivo tem três motores, sendo dois traseiros, com um total de 503 cv e 99,2 kgfm. E não há planos de um RS nessa geração, apenas na próxima em uma plataforma dedicada elétrica.