A Audi apresentou nesta semana a versão cross-cupê da nova geração do Q5, que já havia sido lançada anteriormente. O Q5 Sportback 2025 chega com algumas mudanças no design, deixando o carro mais ousado, além de novos itens no pacote tecnológico. As vendas estão previstas para começar em dezembro, na Europa.

Audi apresenta oficialmente novo Q5 Sportback 2025

A nova geração do Sportback utiliza a mesma plataforma PPC (Premium Platform Combustion), considerada uma evolução da anterior MLB Evo e capaz de acomodar motores longitudinais.

A versão esportiva ganha uma silhueta diferente e exclusiva quando comparada à versão original do carro, com rodas de desenho próprio e escapamentos duplos redondos, que substituem os modelos retangulares.

Em relação ao conjunto mecânico, a Audi confirmou que o carro será vendido com motores 2.0 TFSI turbo a gasolina de 204 cv e 34,6 kgfm de torque, e 2.0 TDI turbodiesel de 204 cv e 40,7 kgfm. As versões a gasolina vêm com tração dianteira ou integral, enquanto as variantes a diesel vêm sempre com tração integral de série.

  • Galeria: Foto 1 de 3
    Galeria: Foto 1 de 3
  • Galeria: Foto 2 de 3
    Galeria: Foto 2 de 3
  • Galeria: Foto 3 de 3
    Galeria: Foto 3 de 3

Além disso, na Europa também está prevista a venda da versão SQ5 Sportback com motor V6 3.0 TFSI turbo a gasolina de 367 cv e 56 kgfm de torque, sempre com tração integral e suspensão pneumática com amortecedores adaptativos.

Os números oficiais divulgados pela montadora indicam que o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos nas versões com tração dianteira e em 7,2 ou 7,4 segundos nas variantes com tração integral (gasolina/diesel, respectivamente). Já o SQ5 Sportback promete acelerar em apenas 4,5 segundos. Em todos os casos, o câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.

Por dentro, a versão esportiva contará com um display curvo no painel com quadro de instrumentos virtual de 11,9", combinado com uma tela multimídia de 14,5" na diagonal. Os clientes ainda têm a opção de adquirir um display separado para o passageiro como opcional.