A Audi confirmou o lançamento nesta semana a segunda geração do SUV médio Q5 no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, e seguindo o cronograma que foi estipulado pela companhia, o carro está sendo lançado primeiramente no mercado brasileiro antes de chegar em outros países.

Audi confirma que o SUV Q5 Security chegará antes ao mercado brasileiro

Um dos principais diferenciais anunciados para este carro, e que deve chamar a atenção especialmente daqueles mais preocupados com a segurança, é o fato de que ele será o primeiro SUV do mundo a sair de fábrica já blindado. Mas nem todos os modelos serão vendidos com este diferencial, apenas a versão denominada Q5 Security.

A versão que terá a blindagem saindo de fábrica e de responsabilidade da própria Audi vai custar R$ 354.990. Vale lembrar que o título de primeiro carro blindado de série do mundo vale para os veículos que são vendidos para o público em geral, uma vez que existem fabricantes que oferecem carros blindados de fábricas, mas geralmente focados no atendimento de necessidades de pessoas consideradas como autoridades.

O carro, que chegará ao Brasil saindo do México, deverá atender as necessidades do público em comum e deve ter um nível máximo de proteção permitido aos compradores civis, que é a chamada blindagem III-A. A montadora afirma ainda que o carro ainda está em processo de produção, que deve ser mais lenta justamente em virtude do processo de blindagem, que é algo que deve ser feito de forma mais artesanal.

Audi confirma que o SUV Q5 chegará antes ao mercado brasileiro

A configuração Security é baseada na versão intermediária do Q5, chamada de Ambiente, cujo valor parte dos R$ 274.990. A fábrica garante que a blindagem atende todas as especificações exigidas pelo exército brasileiro e oferece proteção contra tiros de armas de calibres similares ao da Magnum-44.

O carro também será vendido já com todas as adaptações de vidros (deixando eles escurecidos), rodas e sistemas de freio e suspensões com amortecimento pneumático. Já o motor é o 2.0 TFSI (turbo) a gasolina com ciclo Otto, de 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque (já a 1.600 rpm), acoplado à transmissão S-Tronic (automatizada de dupla embreagem) de sete marchas e tração integral.

O carro começará a ser vendido entre os meses de outubro e novembro.