O mercado automobilístico é, realmente, muito rico em novidades. A todo o momento, surge uma montadora com um lançamento que mexe com o mercado, movimentando a concorrência, que sempre busca responder à altura, se possível, superando os rivais. Com isso, as previsões de novidades, em vez de contemplarem apenas até 2014, já começam a se distanciar, apontando tendências para daqui a dois ou até três anos.

Então, a Audi, nesse contexto, divulgou recentemente o futuro lançamento de um de seus moderníssimos modelos Q, em uma entrevista amplamente noticiada, primeiramente divulgada pela publicação Autobild, especializada em mercado automotivo, com sede na Alemanha. 

Detalhes do Audi Q1

Audi Q1

Esse projeto novíssimo do crossover super compacto acompanha a conhecida plataforma de fabricação do rival Polo, da Volkswagen, que, por sua vez, também guarda semelhanças com o Golf, da mesma marca e também com o modelo A3, da própria Audi. O automóvel deverá bater de frente, no mercado, com modelos como o Mini Countryman e o Nissan Juke.

A novidade contará com 3,8 m de comprimento, no total, e será bem “alto”. Segundo a marca, “guardará uma generosa distância do piso”, o que, convenhamos, para o péssimo estado das pistas no Brasil, é uma ótima notícia.

Aliás, o terreno de novidades da Audi tem se mostrado bem rico. Antes mesmo da chegada ao mercado do Q1, a empresa pretende lançar o modelo Q8, que apresenta um caráter fortemente dinâmico, pronto para empolgar o público que deseja velocidade e esportividade, reunidos em um modelo de características únicas. Para esse caso, a estratégia da Audi é fazer frente aos sucessos: BMW X6, além do Range Rover Sport, entre outros veículos do gênero.

Audi Q1

Em relação ao Q1, a ideia da Audi, ao sustentar o projeto, é que o mesmo funcione como porta de entrada para a série de SUVs da Audi, com um custo menor que a concorrência: até 20 mil euros.

O motor do Q1 deverá apresentar um sistema híbrido, que seja composto por um motor 1.2, funcionando a gasolina, além de outro, elétrico. A super potência, quando combinada pelos dois motores, superará os 200 cv. Há ainda opções, como 1.4 TFSI, com 122 cv, e 1.4 TDI, de 90 cv.

A informação sobre o lançamento divulgada pela Autobild já foi confirmada, em caráter oficial, pela Audi, que, segundo fontes próximas à empresa, se mostram muito empolgadas com esse novo compacto, leve e funcional. Logo, a previsão para que o Audi Q1 comece a ser comercializado é para algum momento do ano de 2016.