Durante muito tempo carros que eram feitos para famílias maiores, como é o caso das peruas, acabavam não apresentando um bom desempenho nas pistas. Isso porque durante muitos anos as montadoras acreditaram que o espaço e também o conforto deveriam compensar esta falta de esportividade. Mas nos últimos anos o jogo está virando com o crescimento na oferta de carros na categoria peruas esportivas, que são justamente os carros que se preocupam com o espaço e o conforto para os passageiros mas sem esquecer do desempenho.

Audi RS6 Avant

E a Audi aproveitou o final do ano passado para fazer o lançamento de mais um representante desta categoria, o Audi RS6 Avant. E este realmente pode ser considerado um bom representante dos veículos desta categoria que deveria ser experimentado principalmente pelos motoristas que não acreditam muito neste tipo de carro que mistura os dois elementos. O carro apresenta realmente um excelente desempenho nas pistas, mas não esquece do conforto para os passageiros em nenhum momento. Assim, o veículo pode ser a escolha perfeita para aquelas famílias maiores que possuem uma pegada mais esportiva.

Antes comportado agora agressivo

Esta realmente é uma boa definição para o carro, já que ele realmente apresenta uma série de modificações que foram feitas no modelo original da perua RS. Toda a base da perua foi utilizada para este novo carro lançado, mas com algumas modificações que permitiram um melhor desempenho de todo o sistema mecânico que também ganhou muitas novidades. Pode-se dizer que antes de ganhar o A6, o modelo RS apresentava um comportamento um tanto quanto comportado, assim como grande parte dos representantes do segmento das peruas.

Para acompanhar esta mudança de comportamento que o novo motor instalado no carro proporciona, foi necessário também fazer algumas alterações no designo do veículo. Logo na parte da frente, para dar o tom deste visual mais agressivo, a montadora deu um novo para-choques redesenhado, agora apresentando grandes entradas de ar que antes não apareciam no modelo anterior. Na parte da frente a montadora também preferiu fazer alguns detalhes que deixassem o carro com um visual um pouco mais jovem, com aplicações de alumínio e também o próprio formato da grade que agora ganhou o desenho de uma colmeia. om o logotipo "quattro" impresso na peça.

Quando olhado de perfil alguns elementos novos também acabam saltando a vista dos motoristas, como as novas saias laterais e as belas rodas de liga leve de 20 polegadas. Para completar o kit esportivo em termos de design do carro podemos encontrar na parte de trás um novo para-choque com spoiler e aplique preto na seção onde ficam duas ponteiras do escapamento. Todo este conjunto conseguiu passar uma ideia de perua esportiva que não é visto em outros modelos do mesmo segmento. Talvez o carro que acaba se aproximando mais em termos de design do RS6 é o Classe C 63 AMG Touring.

Mas é claro que todo espírito esportivo que se encontra em um determinado veículo não está relacionado apenas ao seu design exterior, mas a parte de dentro também é muito importante neste tipo de quesito, e neste ponto o lançamento da Audi também não deixa a desejar. O veículo apresenta bancos esportivos com revestimento em couro e Alcantara, apliques de fibra de carbono e detalhes em alumínio espalhados pela cabine. Volante esportivo com base achatada, soleiras exclusivas com iluminação e sistema de entretenimento multimídia MMI fazem parte da lista de equipamentos de série. Na parte multimídia do carro ele conta ainda com um novo sistema head-up display, sistema de som da Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e conectividade à internet.

Motor

Falando agora na parte mecânica do veículo, a Audi equipou o seu lançamento comum motor 4.0 V8 biturbo, a RS6 Avant tem 560 cv. Mas é claro que boa parte do desempenho do veículo está relacionado ao desempenho também da transmissão, que neste caso é uma automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais. O carro também vem equipado com um novo sistema de tração integral quatro desenvolvido especificamente para a Perua. De acordo com as informações oficiais que forma divulgadas da Audi, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega à velocidade limitada de 250 km/h.

Na ocasião do lançamento a Audi também já anunciou que estaria lançando dois pacotes opcionais Dynamic e Dynamic Plus, respectivamente. A perua tem freios especiais de cerâmica e uma suspensão a ar com altura rebaixada em 20 milímetros. Opcionalmente, ela pode ser equipada com uma suspensão com molas de aço e amortecedores ajustáveis para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas e melhorar a estabilidade em situações extremas.

A Audi também anunciou que a Perua está adaptada e dentro dos programas de qualidade e sustentabilidade que foram implantados pela montadora. Portanto, o RS6 Avant está equipado com tecnologias especialmente desenvolvidas para a desativação dos cilindros quatro deles param de funcionar em situações que não são exigidos) e start-stop, que desliga o motor sozinho quando o veículo se encontra parado. Com estas medidas a montadora garante que o carro consome menos combustível e consequentemente acaba emitindo menos poluentes no ar. A economia total em comparação com o modelo anterior da perua pode chegar até 40%.

Galeria

  • Audi RS6 Avant - Foto 1
    Audi RS6 Avant - Foto 1
  • Audi RS6 Avant - Foto 2
    Audi RS6 Avant - Foto 2
  • Audi RS6 Avant - Foto 3
    Audi RS6 Avant - Foto 3
  • Audi RS6 Avant - Foto 4
    Audi RS6 Avant - Foto 4
  • Audi RS6 Avant - Foto 5
    Audi RS6 Avant - Foto 5
  • Audi RS6 Avant - Foto 6
    Audi RS6 Avant - Foto 6
  • Audi RS6 Avant - Foto 7
    Audi RS6 Avant - Foto 7
  • Audi RS6 Avant - Foto 8
    Audi RS6 Avant - Foto 8
  • Audi RS6 Avant - Foto 9
    Audi RS6 Avant - Foto 9