A BMW é uma das marcas mais reconhecidas no mercado automotivo, e isso já é de conhecimento de todos. O grande trunfo da montadora é ter conseguido, além de fazer carros exclusivos e de qualidade incontestáveis, também conseguir aquilo que é chamado de valorização da marca. E além de conseguir transformar praticamente qualquer carro em uma super máquina apenas colocando estas três letras no veículo, a montadora também é uma das que mais lançam edições especiais e comemorativas no mundo todo. Trata-se de um prato cheio especialmente para os colecionadores que adoram comprar carros exclusivos.

BMW M3 Frozen

Dentre estas edições especiais que foram lançadas este ano pela BMW uma das mais exclusivas foi a BMW M3 Frozen, que de acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora foram apenas 20 unidades produzidas para o mundo inteiro. Mas uma notícia boa para o mercado nacional é que destas 20 unidades pelo menos 4 delas vieram para o mercado nacional. Ou seja, os consumidores que gostarem do veículo terão que realmente contar com um pouco de sorte para conseguir comprar o veículo. Mas o esforço realmente poderá valer a pena especialmente pela exclusividade de ter um carro com apenas 20 unidades produzidas no mundo inteiro.

Dividindo opiniões

O BMW M3 Frozen é um daqueles carros que dificilmente vai conseguir passar sem causar alguma sensação entre os motoristas. É claro que nem sempre a sensação será boa, já que o que se percebe é que o carro acaba realmente dividindo opiniões. De um lado as pessoas poderão amar o design do veículo, e por outro lado as pessoas poderão odiar, achar o design muito exagerado e até mesmo cafona. E algumas poucas pessoas poderão ficar no meio do caminho, entre aqueles que amaram o desenho do veículo e as pessoas que odiaram. Mais alguns elementos realmente parece que foram feitos escolhidos de forma errada pela montadora. Um dos exemplos destas escolhas foi a pintura fosca, que poderia realmente parecer bacana há dois anos atrás, mas hoje em dia acaba sendo muito comum para um carro que pretende atingir tamanho nível de exclusividade.

Exposição mostra o M3 Frozen

Mas muitos motoristas também defenderão o carro com unhas e dentes, alegando que estes detalhes realmente não vão fazer grande diferença no resultado final de satisfação do veículo. Principalmente entre os fãs da marca BMW, já que o veículo traz aqui que a marca oferece de melhor para os seus motoristas. Basta que as pessoas sentem no banco do motorista e girar a chave para que os motoristas realmente sintam toda a emoção característica dos carros da montadora. E para começar a aguçar os sentidos desta super máquina, os motoristas já começam escutando o ronco barítono do motor que pode ser encontrado no carro, que é um V8 aspirado de 414 CV. Ou seja, assim que a pessoa der a partida do carro não será apenas o motorista que vai sentir a emoção de dirigir o carro, mas uma boa parte da vizinhança também vai conseguir ouvir o ronco do automóvel.

Comparando com a edição convencional do M3 que já havia sido mostrada em outras ocasiões da marca esta edição especial contém uma série de diferenças, como já era o esperado, mas algumas pessoas podem achar que não são tantas diferenças que justifiquem o lançamento desta edição especial. Além da pintura exclusiva que carro possuí, como falado anteriormente, a edição Frozen também conta com rodas pretas de aro 19. Além disso o carro já sai de fábrica com o Competition Package, conjunto mecânico que traz discos de freio maiores, suspensão mais rígida e rebaixada em 1 cm e controle de estabilidade revisado para propiciar mais emoção.

Destaque da edição Frozen é o desempenho

Mas de acordo com as demonstrações que foram realizadas com o carro e também de acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, realmente o grande diferencial do veículo está no desempenho do carro comparado as edições convencionais do mesmo modelo. Os motoristas mais experientes poderão perceber a diferença de potencia do carro logo de cara, quando ele pisa no acelerador já é possível sentir os pneus traseiros trabalhando a todo o vapor. E mesmo com o controle de tração ligado o carro consegue demonstrar toda a sua força e potencia. Na mesma hora que a pessoa começa a acelerar o carro o ponteiro que mostra a quantidade de giros do motor já chega a 8300 rpm. A troca de marchas do carro também acaba sendo uma atração a parte, já que elas funcionam de forma muito rápida, e cada vez que os motoristas fazem esta troca é possível sentir um coice no encosto do banco.

Tudo isso só é possível por causa do câmbio automatizado que é utilizado pela máquina que possui sete marchas para serem utilizadas pelo motorista e também com dupla embreagem. O carro pode sair de 0 e chagar a 100 Km/h em 4,5 segundos, mais rapidamente do que os modelos mais convencionais do carro.

O cupê ainda conta com uma série de dispositivos que podem ser utilizados para personalizar a experiência de dirigir o carro. Mas se você for um motorista comum talvez não consiga tirar melhor proveito destas configurações, mas quem tem um pouco mais de conhecimento de eletrônica vaia adorar. O carro possui um sistema chamado M Drive que permite com que as pessoas escolham diferentes ajustes para apimentar ainda mais o temperamento do cupê. O motorista tem a sua disposição um botão giratório no console que pode ser utilizado para trocar o momento da troca da marcha, a rigidez dos amortecedores, atuação do ESP, sensibilidade do acelerador, resposta da direção e até a shift-light (luz que indica o momento ideal de troca de marcha).

E é claro que tudo isso tem um custo, e bastante elevado. Para quem desejar ter uma das 20 unidades do M3 Frozen vai ter que desembolsar R$ 443 mil, o que dá R$ 93 mil a mais do que o motorista pagaria pela edição convencional do M3.