A BYD apresentou nesta semana mais uma novidade no mercado chinês: a perua híbrida Seal 06 DM-i. Essa é mais uma aposta da montadora em veículos um pouco maiores e mais espaçosos, mesmo que a tendência do mercado ainda seja completamente dominada por SUVs. O carro deve atender às demandas especialmente das famílias.
O design do modelo, de uma forma geral, segue o estilo Ocean que está sendo utilizado em outros veículos da marca, incluindo o próprio Seal e o Dolphin. Em termos de estrutura, o carro conta com 4.850 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.505 mm de altura e tem 2.790 mm de entre-eixos, acomodando um porta-malas de 670 litros, que pode chegar a 1.535 litros com os bancos rebatidos.
Mas o destaque desse carro é realmente o seu conjunto mecânico com sistema híbrido, que garante uma boa autonomia. O carro combina o sistema híbrido DM-i de quinta geração, com motor 1.5 litro a gasolina (101 cv) e motor elétrico que pode chegar a 218 cv, com torque máximo de 32,2 kgfm, dependendo da versão.
Nesse primeiro momento, a montadora está disponibilizando duas opções de bateria: uma com autonomia elétrica de até 150 km (18,7 kWh) no ciclo CLTC chinês, oferecendo uma autonomia combinada de até 2.000 km com tanque cheio (65 litros) e bateria carregada. O consumo é de apenas 31,7 km/l a 23,5 km/l, dependendo do tipo de uso.
O carro é muito bem equipado, incluindo painel digital de 8,8”, central multimídia de 12,8” (ou 15,6” nas versões topo de linha), seis airbags (ou sete, conforme versão), faróis em LED, rodas de 17 ou 18", bancos dianteiros aquecidos e ventilados, além de piloto automático semi-autônomo DiPilot 100, que combina câmeras, radares e sensores ultrassônicos. Outro destaque é o sistema V2L, que transforma a perua em fonte de energia para equipamentos externos.
O preço também é bastante competitivo, com a versão de entrada custando 109.800 yuans, equivalente a cerca de 15.320 dólares, ou aproximadamente R$ 81.160. No entanto, por enquanto, não há previsão de lançamento por aqui.