A BYD está lançando no mercado brasileiro o seu mais novo SUV elétrico, o Yuan Pro. Esse modelo acaba chegando para ocupar a posição de carro de entrada no portfólio da montadora. O veículo deve competir diretamente com VW T-Cross, Hyundai Creta e outros SUVs com uma construção mais compacta. O valor de venda é de R$ 182.800.
O carro teve o seu projeto desenvolvido a partir da arquitetura dedicada e-Platform 3.0. Em termos de visual, a montadora afirma que foi utilizada a linguagem de design Dragon Face atualizada, aplicada em outros modelos também. Suas linhas são mais convencionais o que os modelos que seguem a cartilha Ocean.
Em relação ao seu tamanho, o carro Pro mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre eixos de 2.620 mm. Ele utiliza ainda as rodas de aro17” com pneus 215/60 R17.
Já no seu interior, o novo Yuan Pro se destaca pela presença de um quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 8,8 polegadas. Do lado, outra tela giratória - desta vez com 12,8 polegadas - abriga as funções do sistema de entretenimento.
O conjunto mecânico do modelo é formado por motor elétrico de 177 cv (130 kW) de potência e 29,5 kgfm de torque máximo montado no eixo dianteiro. Os números oficiais indicam que o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h.
Para fornecer a anergia necessária para movimentar o veículo, ele chega com bateria Blade de 45,1 kWh de capacidade. A autonomia indicada através das medições e dos dados divulgados pelo Inmetro é de 250 km.
Dentre os sistemas de condução e segurança, destaques para sistema de direção assistida elétrica freios ABS, controle de tração, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de partida em rampas, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (VDC), sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, sensor de estacionamento traseiro com 4 radares, dentre outros.