Apresentado primeiramente no evento benemerente Pebble Beach Concours d'Elegance, em Agosto de 2013 e posteriormente no Salão do Automóvel de Frankfurt 2013, o Cadillac Elmiraj é uma das apostas da General Motors para o mercado, através do clássico escudo Cadillac.

O Elmiraj prossegue a linha de carros-conceito da Cadillac, que teve início com o modelo Cielo, um conversível híbrido, lançado em 2011.

Esse modelo é um cupê de duas portas e quatro assentos, medindo 5,20 m e alimentado por um motor turbo de 4.5 litros, capaz de atingir uma potência de até 500 cv. O motor, de localização frontal, se baseia no mesmo da edição Vsport 2014 CTS, que é um Twin Turbo V6, que fornece 420 cv de potência. A alteração é porque no Elmiraj foram adicionados 2 cilindros, fazendo com que sua motorização seja V8.

Cadillac Elmiraj

Embora conte com linhas bastante arrojadas e até mesmo futuristas, com rodas de aro 22 e LEDs, toda a identidade visual tradicional da Cadillac foi inteiramente mantida, mesmo que o resultado, vez por outra, não pareça tão harmonioso, como foi o caso do sedã ATS. A GM ainda conta que teve inspiração para o Elmiraj em um modelo clássico: Eldorado, um verdadeiro campeão de vendas no ano de 1967. No mais, é um modelo luxuosíssimo, com Jacarandá em seus painéis, couro envolvendo os assentos e volante.

O Cadillac Elmiraj é conduzido por tração nas rodas traseiras, exatamente como ocorre com o Cadillac ATS e o Cadillac CTS 2014, embora não compartilhem a plataforma. Afinal, o Elmiraj é construído com elementos estruturais e chassi dentro do projeto de desenvolvimento de modelo atual da Cadillac, que está sendo estabelecido para a produção futura.

Conforme fontes próximas à empresa, a tecnologia que está em processo de finalização é chamada Ômega, que virá a ser o top de linha dentre os modelos da Cadillac, para competir com os modelos Premium euopeus, tais como: Audi A8, série BMW 7 e Mercedes Benz Classe S.

Cadillac Elmiraj Sedan de Luxo

O designer da parte externa do projeto do Elmiraj, Niki Smart, declarou: “Nós desejamos uma declaração de maturidade por parte da Cadillac, a qual signifique que a simplicidade e elementos simples sejam capazes de criar uma presença forte do veículo”.

Já o diretor de design da Cadillac, Mark Adams, afirma que o “Elmiraj avança na proposta da Cadillac de apresentar design moderno e provocativo, além de alta performance e tecnologia, em contraste ao luxo e acabamento artesanal. É capaz de explorar, ainda, uma direção de performance, bem como também temos nos aproximado em elevar a categoria do Cadillac a novas dimensões da filosofia do automobilismo mundial, com muita arte na criação dos modelos”.