O primeiro modelo do Agile foi lançado aqui no Brasil em 2009, e na época estava sendo vendido como integrante da família Viva. Apesar de ter conseguido chegar ao mercado apenas em 2009, o desenvolvimento do carro começou em 2005, sendo que durante este tempo o veículo passou por diversos atrasos no seu lançamento. Mesmo assim, o carro chegou finalmente para ser lançado e conseguiu um determinado espaço no mercado, causando uma certo pavor neste segmento de mercado. O Chevrolet Agile realmente passou por uma série de mudanças e conseguiu absorver alguns componentes do Celta e também do Corsa.

Chevrolet Agile 2013

O Agile nunca foi considerado a menina dos olhos da Chevrolet, mas realmente conseguiu atingir um numero considerável de vendas durante os últimos anos. A GM do Brasil informa que este ano o carro chegou na marca dos 200 mil veículos vendidos. A empresa não chegou a entrar em detalhes sobre se este número realmente cumpriu as expectativas da empresa, ou se ficou aquém do esperado. Mas a montadora mostra que ainda confia no projeto e está lançando o modelo Agile 2013 em diversos mercados consumidores, dentre eles o Brasil, considerado estratégico para a marca.

Mas os detalhes integrais deste novo carro ainda não foram divulgados, já que a montadora confirmou que o Agile 2013 estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Isso mostra que realmente a montadora está mais uma vez contando om o mercado nacional para emplacar mais este lançamento. Mesmo assim, algumas informações começaram a ser divulgadas sobre o modelo 2013 do carro. E parece que a grande novidade deste mais recente lançamento da Chevrolet será u novo câmbio que está estreando no modelo, Easytronic Gen II, que foi utilizado pela primeira vez pela montadora no Meriva e agradou muito aos consumidores daquele veículo. Trata-se de um cambio automatizado que está sendo implementado pela primeira vez no Agile.

Chevrolet Agile 2013

Easytronic Gen II

Este modelo de câmbio automatizado que estará presente neste novo modelo do Agile, que começará a ser vendido ainda em novembro deste ano, não foi desenvolvido apenas pela GM. A empresa fez uma parceria para desenvolvimento desta tecnologia com a Magneti Marelli, empresa com tradição no fornecimento desse tipo de componente no mercado brasileiro. Segundo as palavras dos executivos da montadora, trata-se de um dos mais avançados sistemas de transmissão automatizada do mercado. Mas é claro que o cambio acaba dependendo muito de outras parte do veículo para que ele realmente ele tenha um excelente desempenho. Mesmo assim, a mudança promete dar ainda mais gás para o Agile.

Cambio automatizado - Chevrolet Agile

O Chevrolet Agile Easytronic Gen II também apresenta uma novidade bem interessante em relação aos seus antecessores que é o sistema Auto Start. Este novo sistema que está sendo disponibilizado neste carro permite com que o motorista faça o acionamento do motor apenas com um leve toque da chave, se precisar fazer o tradicional encaixe da chave na ignição. Ainda de acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora em relação aos novos sistemas disponíveis neste lançamento, o sistema eletro-hidráulico de comando da transmissão Easytronic Gen II ele fica instalado diretamente na caixa de transmissão mecânica do veículo e acaba fazendo o trabalho de gerenciar o engate da embreagem e a troca de marchas por meio da TVU – Unidade de Controle de Transmissão, eliminando assim o pedal da embreagem.

Interior - Chevrolet Agile 2013

Outras novidades do Agile 2013

A versão 2013 do Agile também apresenta algumas outras novidades que não estão apenas relacionadas com o sistema de câmbio do veículo. A montadora anunciou também que estará presente no carro o Brake Applied System – BAS, que é um novo sistema de controle de aceleração do veículo. De acordo com as explicações técnicas que foram liberadas pela montadora, toda vez que o motorista pisa no freio o sistema libera a ação do acelerador, evitando assim que o carro fique acelerado, tornando a dirigibilidade mais segura.

A nova versão do Agile também apresenta algumas outras modificações interessantes para os motoristas que são mais ligados nos detalhes do carro:

  • Porta objeto nas portas: Para as pessoas espaçosas que estão sempre levando um monta de coisas para onde quer que andem, a Chevrolet colocou no Agile 2013 um porta objetos na parte inferior da porta com duas divisórias. Estas divisórias são removíveis, o que permite com que o motorista deixe este espaço com o tamanho que quiser. No modelo anterior as portas de trás também já contavam com porta objetos, que nesta verão estão maiores.
  • Regulagem de altura dos bancos: O motorista que andar no Agile 2013 contará com algumas opções de regulagem dos bancos, como a altura dos mesmos, permitindo mais conforto para quem está dirigindo.
  • Painel frontal: O Agile 2013 terá duas opções de painel frontal, sendo que serão dois tons de cinza diferentes que os motoristas poderão escolher. Dentre as novidades nos detalhes do design podemos destacar os anéis cromados que deixaram o visual da parte da frente do carro realmente muito interessante.

Traseira - Chevrolet Agile 2013

As informações e especificações técnicas e de motorização do Agile 2013 serão reveladas durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece na próxima semana.