Entrar no mercado de carros populares no Brasil não é nada fácil, ainda mais no Brasil, onde já existem carro que estão mais do que consolidados. O Gol é o carro mais vendido do Brasil há muitos anos, e até agora não surgiu nenhum concorrente que conseguisse fazer com que esta posição seja ameaçada. Mesmo assim, o segmento é importante para o mercado porque ainda é o que mais vende nos mercados de países emergentes como o Brasileiro. Isso justifica porque a maioria das montadoras investe pesado no lançamento de carros neste segmento, sendo que as montadoras geralmente laçam carros populares que substituem outros carros já lançados neste segmento, com o objetivo de renovar os consumidores e conseguir aumentar o numero de unidades vendidas. Este é o cenário de lançamento do Chevrolet Onix, da GM aqui do Brasil.

Chevrolet Onix

A apresentação do novo Chevrolet Onix para imprensa e também para convidados aconteceu no último domingo, dia 21. A cidade de apresentação também não foi por acaso, já que o evento aconteceu em São Paulo. A data não foi escolhida por acabou, já que foi um dia antes de começar o maior evento do mercado automotivo da América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo. Realmente o objetivo da marca era se adiantar em relação as outras marcas que deixaram para fazer alguns lançamentos e apresentações durante o evento. Mas é claro que a GM não iria deixar de participar do Salão apenas para querer mostrar o seu carro antes da maioria dos lançamentos das concorrentes. Ela confirmou que o carro estará lá a partir de hoje para que as pessoas consigam olhar mais de perto este novo carro da Chevrolet.

Chevrolet Onix - Detalhe Farol

Sai o Corsa, entra o Onix

Apesar de nunca ter conseguido bater o Gol da Volkswagen, a GM/Chevrolet conseguiu fazer história no segmento de carros populares com o seu Corsa. Foi um modelo que conseguiu ser bem aceto pelos consumidores, principalmente pelos brasileiros e também de alguns outros países da América Latina. O Corsa sempre foi muito semelhante ao Gol, apesar que sempre forma mostrados alguns pontos diferentes entre os dois carros, principalmente no quesito economia, já que o Gol sempre se mostrou um carro que gastava menos combustível que os demais. Mesmo assim, a Chevrolet conseguiu identificar um nicho de consumidores de carros populares que não estavam tão satisfeitos com o Gol assim e que gostariam de experimentar veículos de outras marcas. Foi aí que o Corsa conseguiu começar a fazer história no Brasil.

Chevrolet Onix - Traseira

Passados alguns anos desde o lançamento do seu primeiro Corsa e pegando carona na onda de renovação de grande parte da frota de carros populares, a GM anunciou a fabricação no Brasil de um carro que seria o substituto do Corsa como sendo o seu novo carro popular. A fabricação do Onix está acontecendo na fábrica da GM do estado do Rio Grande do Sul, ou seja, é um carro realmente com um forte DNA brasileiro, feito na expectativa de atender as necessidades do mercado nacional.

  • Galeria: Foto 1 de 12
    Galeria: Foto 1 de 12
  • Galeria: Foto 2 de 12
    Galeria: Foto 2 de 12
  • Galeria: Foto 3 de 12
    Galeria: Foto 3 de 12
  • Galeria: Foto 4 de 12
    Galeria: Foto 4 de 12
  • Galeria: Foto 5 de 12
    Galeria: Foto 5 de 12
  • Galeria: Foto 6 de 12
    Galeria: Foto 6 de 12
  • Galeria: Foto 7 de 12
    Galeria: Foto 7 de 12
  • Galeria: Foto 8 de 12
    Galeria: Foto 8 de 12
  • Galeria: Foto 9 de 12
    Galeria: Foto 9 de 12
  • Galeria: Foto 10 de 12
    Galeria: Foto 10 de 12
  • Galeria: Foto 11 de 12
    Galeria: Foto 11 de 12
  • Galeria: Foto 12 de 12
    Galeria: Foto 12 de 12

Mas mesmo que este novo carro já tenha uma certo nicho já esperando pelo lançamento, que é formado justamente de pessoas já estão acostumadas a comprar o Corsa e que agora deverão comprar o Onix, ou pelo menos é assim que espera a montadora de acordo com sua estratégia de marketing. Como se não bastasse ter que enfrentar o sempre imbatível Gol neste mercado, O Onix ainda tem que chegar ao mercado disputando vagas com carros que estão sendo lançados recentemente, como o Hyundai HB20 e o Toyota Etios, que são veículos realmente que estão chegando com força total.

Mais fotos

  • Galeria: Foto 1 de 11
    Galeria: Foto 1 de 11
  • Galeria: Foto 2 de 11
    Galeria: Foto 2 de 11
  • Galeria: Foto 3 de 11
    Galeria: Foto 3 de 11
  • Galeria: Foto 4 de 11
    Galeria: Foto 4 de 11
  • Galeria: Foto 5 de 11
    Galeria: Foto 5 de 11
  • Galeria: Foto 6 de 11
    Galeria: Foto 6 de 11
  • Galeria: Foto 7 de 11
    Galeria: Foto 7 de 11
  • Galeria: Foto 8 de 11
    Galeria: Foto 8 de 11
  • Galeria: Foto 9 de 11
    Galeria: Foto 9 de 11
  • Galeria: Foto 10 de 11
    Galeria: Foto 10 de 11
  • Galeria: Foto 11 de 11
    Galeria: Foto 11 de 11

Versões

Na ocasião da apresentação do novo veículo para imprensa, a montadora anunciou que serão lançados quatros configurações do carro que serão comercializados no Brasil, sendo que o modelo de entrada vai chegar ao mercado custando R$ 29.990,00. Depois disso os consumidores terão a oportunidade de comprar um modelo LT 1.0, que vai custar R$ 31.960,00 e que vai trazer aos consumidores extras como protetor de cárter, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo, travas e vídeos dianteiros elétricos, alarme e alguns outros itens que estarão inclusos no pacote.

A montadora anunciou também dois modelos que chegarão ao mercado com o motor 1.4. O primeiro é o LT 1,4 que inclui farol com máscara negra, lanternas escurecidas e rodas aro 15, sendo que este modelo será vendido por R$ 35.29,00. A configuração mais cara, LTZ 1.4 que será vendida do Onix custará R$ 41,990,00 e vai incluir ar-condicionado, farol de neblina, espelhos retrovisores elétricos, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15 e sistema de conectividade MyLink.

Central MyLink - Chevrolet Onix

Fazendo uma análise das configurações do carro percebe-se que a montadora está retomando as estratégias das outras montadoras que é de oferecer carros mais simples para as pessoas que não estão conseguindo investir muito dinheiro na compra de um veículo mas também lançando modelos com pacotes de itens tecnológicos para fisgar os consumidores mais jovens. A novidade para a montadora é que até o momento estes sistemas não eram encontrados nos modelos mais simples, como o Corsa.