A segunda geração do C3, desenvolvida e produzida pela PSA Peugeot Citroën brasileira para todo o Mercosul, chega ao mercado com algumas mudanças e inovações marcantes, tanto no seu interior quanto exterior e equipamentos, destacando-se o designer mais espaçoso do novo compacto premium da marca francesa no Brasil.

Desenhado na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, para o mundo, o modelo vem em três versões – Origine (básico), Tendance (intermediário) e Exclusive (top de linha), com câmbio mecânico ou automático, além da bem brasileira tecnologia Flex Start para opções de combustível.

Citroen C3

Uma novidade oportuna é o fato de que todas as versões do Novo Citroën C3 já saem de fábrica com os seguintes equipamentos: freios ABS, air bag duplo, ar-condicionado, direção eletricamente assistida com ajuste de altura e profundidade, além de cinto de segurança de três pontos, inclusive para o passageiro central do banco traseiro.

A inclusão dos freios ABS e duplo airbag como itens de série em todas as versões é bem importante por questões de maior segurança para motorista e passageiros, e principalmente porque em 2014 eles passam a ser obrigatórios em todo o país.

Outros pontos de destaque que a marca francesa destaca no lançamento do C3 têm a ver com a classificação “A” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a utilização de materiais ecológicos, com 33 quilos de materiais verdes e 95% de Índice de Reciclabilidade.

A nova geração do Citroën C3 chega ao mercado automobilístico com o desafio de consolidar a bem sucedida história do modelo, que já vendeu mais de 240.000 unidades em 9 anos de existência no Brasil.

Novo Citroën C3

Mais espaço real

Entre as boas novidades do novo design Peugeot-Citroën está, com certeza, a garantia de mais espaço interior, uma vez que o novo desenho do compacto campeão de venda da montadora chega com 9,4 cm mais largo do que sua versão atual, o que deverá agradar aos usuários brasileiros, bastante acostumados a usufruir da comodidade de veículos espaçosos.

Os modelos demasiadamente compactos não costumam seduzir tanto ao mercado nacional como parecem atender tão bem aos países da Europa, que, no geral, possuem vias publicas mais estreitas. Perfil indiscutivelmente diferente da América e suas ruas, avenidas e estradas de poderosas dimensões.

Assim que, a Citroën redesenhou o C3 especialmente para o mercado brasileiro, aumentando seu espaço útil, que na nova versão chega aos 3,94 metros. Isto significa mais espaço interior disponível e maior capacidade de baú.

Citroen C3

Novo design interno

Em sua cabine, o novo Citroën C3 apresenta-se bem mais moderno e funcional, aumentando também a impressão de ser um auto ainda maior.

Nesse novo design, o banco traseiro pode ser movido longitudinalmente, permitindo configurar o espaço interior de acordo com as necessidades de seus ocupantes.

Igualmente, há mudanças no estofamento dos bancos, que agora traz o couro como opção, contrastando com o modelo de 2009 que tem os estofamentos somente em material têxtil.

A boa funcionalidade do C3 está garantida ainda no painel (cinco saídas de ar tal qual a versão anterior), que vem com novos de equipamentos: navegador com o sistema mãos-livres, Bluetooth, conexão USB e mini jack para fontes de áudio externas.

Interior - Citroen C3

Teto panorâmico

Outra alteração do desenho do popular hatchdack apresentada pela montadora francesa no Brasil pode ser vista logo de cara: o para-brisa agora é Zenith e o para-choque dianteiro vem com lanternas diurnas a LED.

As linhas arredondadas que deixam o design do C3 completamente inovador e urbano enriqueceram com o teto Zenith, que amplia consideravelmente o campo visual dos ocupantes do veículo. O para-brisa panorâmico do compacto aumentou de 990 mm para 1.350 mm, prolongando-se sobre o teto para proporcionar um aumento significativo do campo visual de mais de 80% em comparação com um para-brisa normal.

As versões como teto Zenith (Tendance e Exclusive) não contam, consequentemente, com luzes de leitura interna e os espelhos no para-sol.

Teto Zenith - Citroen C3

Destacam-se ainda no novo estilo do C3 o para-choque dianteiro com grade mais destacada - e o novo “chevron” (que são as linhas de design do escudo), os faróis em formato bumerangue e as novas rodas de liga leve 16” OKA, com apliques cromados.

Todo o novo estilo do Citroën C3 se apresenta no mercado em sete opções de cores diferentes: Blanc Banquise (branco), Gris Aluminium (prata), Gris Grafito (grafite), Noir Perla-Nera (preto) e Rouge Rubi (vermelho), sendo duas novas: o Blanco Nacré (perolizado) e o Bleu Bourrasque (azul).

Citroen C3

Motorização

Para o C3, a Citroën desenvolveu uma nova geração de motores são o 1.5 Flex (93 cavalos de potencia e 140 Nm de torque, com etanol) e o 1.6 16V Flex (122 cavalos de potência e 16,4 Nm de torque), também com etanol. O potente 1.6 16V Fle debutou no mercado com o Peugeot 308 e usa a tecnologia Flex Start (sistema de partida à frio), da Bosch, que elimina o reservatório de gasolina.

Entre as principais características desse motor (usado nas versões básica e intermediaria do novo C3), destacam-se:

  • Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo.
  • Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças.
  • Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, ele teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor.
  • Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento.
  • Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração otimizando o comportamento do motor e o consumo.
  • Válvula Termostática Pilotada – melhora a eficiência térmica na troca da água e, com isso, possibilita uma redução de até 1,5% no consumo de combustível e também contribui para a redução das emissões.
  • Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo de combustível.

Interior - Citroen C3

Por sua vez, no Motor 1.6 16V Flex, que é chamado pela marca de “120 VTi Flex Start”, a tecnologia Flex Start elimina o reservatório de gasolina (popularmente conhecido como ’tanquinho’’) do compartimento motor, não existindo assim a necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio.

O Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível e permite a partida do motor em baixas temperaturas, quando abastecido com combustível que contenha entre 85% e 100% de etanol.

Quanto ao sistema de transmissão, há duas opções de câmbio: mecânico de 5 marchas e automático, com troca sequencial na coluna de direção.

Para o Novo Citroën C3, o tanque de combustível foi ampliado de 46 para 55 litros e os freios traseiros continuam a tambor, tendo também aumentado o diâmetro de 9 polegadas.

Com todas as mudanças e inovações, o novo C3 mostra-se um hatch brasileiro robusto e cômodo ao mesmo tempo, e com um importante toque de esportividade.

Redução de consumo de combustível

Nos testes do Inmetro, o Novo C3 revelou bom perfil de redução de consumo, sendo que o modelo equipado com motor 1.5 conseguiu um consumo de 7,5 km por litro com etanol e 11,5 km com gasolina (na cidade), 9,3 km e 14,7 km (na estrada), com os mesmos combustíveis.

Versões e Preços

Conheça as três versões do novo Citroën C3, de acordo com o acabamento, disponíveis para o mercado brasileiro:

Citroën C3 Origine

Itens principais da versão: volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar condicionado manual, duplo airbag, freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), vidros dianteiros com acionamento elétrico não seqüencial.

O modelo também está equipado com computador de bordo, travamento automático das portas quando veiculo estiver em movimento, retrovisores com regulagem elétrica, chave principal com PLIP (HF) + chave reserva simples, banco com regulagem de altura (motorista) e bancos traseiros bi-partidos 1/3 – 2/3.

Motor: O C3 Origine é equipado com o motor 1.5 Flex 8V Flex (todo desenvolvido no Brasil), com potência máxima de 93 cv @ 5.500 rpm e torque de 14,2 Kgf/m a 3.000 rpm - dados do motor. Esta versão básica do novo C3 é abastecida com etanol.

O C3 Origine não conta com o para-brisa Zenith, oferecido somente nas versões Tendance e Exclusive.

O preço desta versão parte de R$ 39.990,00.

Citroën C3 Tendance

Itens principais da versão: volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, ar condicionado manual, freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e duplo airbag, vidros dianteiros com acionamento elétrico não seqüencial, travamento automático das portas quando veiculo estiver em movimento, retrovisores com regulagem elétrica, chave principal com PLIP (HF) + chave reserva simples, Banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiros bi-partidos 1/3 – 2/3, terceiro apoio de cabeça no encosto traseiro.

Nesta versão intermediária, agrega-se ainda:

  • Faróis de neblina
  • Luzes Diurnas de LED (DRL)
  • Para-brisa Zenith com ocultador manual
  • Porta-luvas com iluminação interna
  • Rádio “Pioneer By Citroën” – CD / MP3 / 6 AF / USB Box + AUX / Bluetooth
  • Comando satélite na coluna de direção e sistema HI FI-like
  • Volante com inserto cromado
  • Vidros traseiros c/ acionamento elétrico
  • Maçanetas na cor da carroceria
  • Retrovisores c/ coquilha na cor da carroceria
  • Rodas em liga leve 15″ modelo TUORLA diamantada.
  • Opcionais: o Pacote Techno - bancos de couro + DOT + alarme volumétrico e periférico.

Cores disponíveis: Blanc Banquise (sólida), Blan Nacré (perolizada), Bleu Bourrasque (metálica), Gris Aluminium (metálica), Nois Perla Nera (metálica) e Rouge Rubi (metálica).

Dimensões: 3.944 metros de comprimento, 1.708 metros de largura, 1.521 metros de altura e distância entre-eixos de 2.460 metros.

A capacidade volumétrica do porta-malas é de 300 litros, mas pode atingir aproxidamente 1000 litros com o encosto do banco traseiro é rebatido.

Motor: 1.5 Flex (93 cv de potencia e 140 Nm de torque, com etanol).

O preço desta versão parte de R$ 43.990,00.

Citroën C3 Exclusive

Itens principais da versão: computador de bordo, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar condicionado manual, freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e duplo airbag, vidros dianteiros com acionamento elétrico não seqüencial, travamento automático das portas quando veiculo estiver em movimento, retrovisores com regulagem elétrica, chave principal com PLIP (HF) + chave reserva simples, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiros bi-partidos 1/3 – 2/3, terceiro apoio de cabeça no encosto traseiro.

Câmbio automático - Citroen C3

Nesta versão Exclusive, agrega-se mais:

  • Faróis de neblina
  • Luzes Diurnas de LED (DRL)
  • Para-brisa Zenith com ocultador manual
  • Porta-luvas com iluminação interna
  • Rádio “Pioneer By Citroën” – CD / MP3 / 6 AF / USB Box + AUX / Bluetooth
  • Comando satélite na coluna de direção e sistema HI FI-like
  • Vidros traseiros c/ acionamento elétrico
  • Maçanetas na cor da carroceria
  • Retrovisores c/ coquilha na cor da carroceria
  • Rodas em liga leve 15″ modelo TUORLA diamantada.
  • Faróis com acendimento automático foto sensível
  • Retrovisor interno eletrocromo com guia de três leds
  • Ar condicionado automático (RFTA)
  • Bancos dianteiros com apoio de braço
  • Limitador e regulador de velocidade
  • Volante com inserto cromado acetinado
  • Limpadores do pára-brisa dianteiro com acionamento automático (sensor de chuva)
  • Maçanetas cromadas
  • Pedais com acabamento em alumínio
  • Ponteira do escapamento cromada
  • Retrovisores c/ coquilha cromada
  • Rodas em liga leve 16″ modelo OKA com inserto cromado
  • Volante em couro com detalhes em metal.

Adicional para o modelo: Pacote Techno (opcional) - bancos de couro + DOT + alarme volumétrico e periférico.

Motor: o C3 Exclusive está equipado com o exclusivo 1.6 de 122 cv, com transmissão automática e opção de trocas de marchas manuais através de paddle shifts (atrás do volante).

A aceleração de 0 a 100 Km/h, no novo C3, é feita em 11,4 segundos e a velocidade máxima indicada pela fábrica é de 199 Km/h.

O preço desta versão parte de R$ 49.990,00, chegando a R$ 53.990,00 na topo de linha.