Está chegando ao Brasil o mais recente lançamento da montadora Citroën, o DS5. Se você ver ele rapidamente pode até mesmo pensar que se trata de uma espaçonave, mas pode ficar tranquilo que um carro muito provavelmente pilotado por humanos. A montadora decidiu apostar alto no design deste novo lançamento como sendo a sua principal característica. Acabou conseguindo como resultado final um veículo com linhas arrojadas e futuristas, mas sem parecer exagerado demais para as ruas das cidades brasileiras.

Citroën DS5

Como o próprio nome já entrega, o veículo pertence a família DS, sendo que este e o maior representante de todos que já chegaram no Brasil. Os primeiros carros que foram lançados da classe DS foram o DS3 e o DS4, sendo eu eles considerados carros compactos. Já o DS5 que chega ao Brasil ainda este mês é classificado como um crossover que traz muito espaço interno para os passageiros e para os motoristas dirigirem mais confortavelmente. Os veículos também estão sendo lançados. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora os interessados poderão adquirir este carro por um preço a partir de R$ 124.900,00.

Além do tradicional

Uma das palavras mais que foi utilizada durante o evento de apresentação do carro pelos representantes da montadora foi “além”. Isso porque a Citroën está prometendo um carro além dos modelos que são classificados dentro de segmentos diferenciados, como esportivo, premium. De acordo coma fala da montadora, este conceito que está sendo trazido para o Brasil é mais ousado do que os outros lançamentos que poderiam ser considerados do mesmo segmento. Um dos principais diferenciais do carro será justamente o acabamento de luxo, tanto interno quanto externo.

Talvez a grande vantagem deste modelo de carro é que a montadora está lançando ele justamente como um crossover, um tipo de carro que muitas vezes é visto apenas como jipinho, com mais cuidado no desempenho do que no acabamento, espantando muitas vezes a aquele consumidor mais exigente que está procurando pelo luxo e pelo conforto dentro dos carros. Os diretores da montadora no Brasil fizeram questão de afirmar que este conceito é inovador porque está mesclando o que há de melhor em diversos segmentos e colocando dentro de um carro com espaço e conforto para os ocupantes.

DS5 no Salão do Japão

Sem dúvida nenhuma o carro impõe respeito por onde quer que ele passe. Afinal de contas, tamanho ele tem sem sombra de dúvidas: 4,52 m de comprimento e 1,82 m de largura, quase impossível passar despercebido sem atrair os olhares dos mais curiosos. Mas é claro que não é apenas o tamanho que faz com que as pessoas fiquem olhando o carro por onde quer ele passe. Alguns detalhes em relação ao seu design também acabam realmente chamando atenção das pessoas, como a cintura mais alta do carro e também os inúmeros detalhes cromados.

Isso mostra que o grande objetivo da equipe da montadora era realmente entregar um carro muito mais refinado para os seus motoristas, que permitissem que realmente as pessoas conseguissem estar dentro de um crossover se sentindo em um caro de luxo. Um outro detalhe em termos de design que ficou também muito interessante para o carro foi o vidro espia traseiro, feito de policarbonato. A forma deste vidro realmente é muito arrojada e os próprios engenheiros disseram que seria impossível fazer uma peça desta beleza com um vidro.

No design interno ele segue acompanhando toda a elegância e a modernidade que pode ser vista na parte de fora do veículo. As pessoas poderão reparar que ele traz os bancos com um modelo especial e diferente dos vistos em outros carros da mesma família. O desenho acaba simulando grandes tranças. Além disso é impossível não reparar também nos puxadores de porta e painel que podem ser encontrados dentro do carro. “É um couro que você só encontra em Mercedes Classe E e Maserati, extremamente refinado. Também não temos apliques, aqui tudo é real, como os puxadores de alumínio. Isso agrega valor ao carro”, explica um dos diretores da montadora que estava presente no evento de inauguração.

Comportamento de sedan

O DS5 que chegará ao mercado nacional será lançado com um polivalente motor 1.6 THP, que foi produzido em parceria com a BMW. De acordo com os testes que foram publicados recentemente com o veículo, nas pistas ele acaba tendo um comportamento muito parecido com o de um sedan. O motorista é colocado em uma posição um pouco mais alta do que a média dos outros carros do mesmo segmento, isso da uma sensação de imposição perante aos outros carros que estão sendo encontrados pela estrada. Um outro destaque do design interno é o console alto que também ajuda na criar esta sensação de poder quando a pessoa esta dirigindo e também traz um ar condicionado extremamente confortável tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Interior DS5

O carro acaba não tendo um desempenho mais esportivo nas pistas especialmente por causa do seu peso, que chega aos 1480 Kg. E claro que isso não dignifica que o carro tenha o seu desempenho comprometido, muito pelo contrário. Os motoristas que estão mais acostumados a dirigir carros que sejam sedan com motor 2.0 com certeza vais sentir a semelhança. O câmbio que pode ser encontrado neste modelo é um de seis marchas, que possui trocas rápidas , mas as vezes pode causar pequenos trancos para os ocupantes do carro.

Em uma avaliação final, podemos perceber que este é o carro ideal para o motorista médio que tem dinheiro e gosta de carros mais requintados, mas que não dê tanta importância para o desempenho de um modo geral. Isso porque pelo menos valor os motoristas poderão encontrar carros mais esportivos, mas que talvez não tragam todas estas curvas modernas que torna o carro uma verdadeira espaçonave no chão.

Confira mais imagens do veículo:

  • Citroen DS5 - Foto 1
    Citroen DS5 - Foto 1
  • Citroen DS5 - Foto 2
    Citroen DS5 - Foto 2
  • Citroen DS5 - Foto 3
    Citroen DS5 - Foto 3
  • Citroen DS5 - Foto 4
    Citroen DS5 - Foto 4
  • Citroen DS5 - Foto 5
    Citroen DS5 - Foto 5
  • Citroen DS5 - Foto 6
    Citroen DS5 - Foto 6
  • Citroen DS5 - Foto 7
    Citroen DS5 - Foto 7
  • Citroen DS5 - Foto 8
    Citroen DS5 - Foto 8
  • Citroen DS5 - Foto 9
    Citroen DS5 - Foto 9