A Citroën está lançando oficialmente no mercado indiano o seu mais novo modelo, o SUV-cupê Basalt. O carro, desenvolvido sobre a plataforma CMP (Smart Car) e derivado do projeto C-Cubed, o foco do projeto é atender as demandas de mercados emergentes, e deve ser lançado em breve no Brasil.

Citroën lança novo modelo Basalt no mercado indiano

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora no momento do lançamento, na Índia o carro será lançado em quatro versões diferentes: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max.

Todas as versões possuem o mesmo tamanho: 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros.

Em relação ao conjunto mecânico do veículo, as versões básicas oferecem propulsor 1.2 de 3 cilindros PureTech aspirado de 82 cv e 11,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já as configurações mais caras possuem um conjunto mecânico diferente, com a versão turbo do mesmo motor, entregando 110 cv de potência. Neste caso, os carros são vendidos com câmbio manual de 6 marchas.

Citroën lança novo modelo Basalt no mercado indiano

Em relação aos itens de série, as versões mais baratas contam com 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), suportes Isofix para cadeirinhas infantis e sensores de estacionamento traseiros.

Já as mais caras oferecem pacote aerodinâmico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de LED, acabamento interno aprimorado, bancos mais confortáveis ​​​​com apoios de braços centrais, saídas de ar para passageiros da segunda fileira, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos de 7 polegadas com gráficos personalizáveis, tela multimídia de 10,2 polegadas, câmera de ré e outros.

A versão de entrada será vendida no mercado indiano por 799.900 rúpias, ou seja, R$ 52.300 em conversão direta ao câmbio atual. O lançamento no Brasil ainda não possui data confirmada.