A Citroën está lançando oficialmente no mercado indiano o seu mais novo modelo, o SUV-cupê Basalt. O carro, desenvolvido sobre a plataforma CMP (Smart Car) e derivado do projeto C-Cubed, o foco do projeto é atender as demandas de mercados emergentes, e deve ser lançado em breve no Brasil.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora no momento do lançamento, na Índia o carro será lançado em quatro versões diferentes: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max.
Todas as versões possuem o mesmo tamanho: 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros.
Em relação ao conjunto mecânico do veículo, as versões básicas oferecem propulsor 1.2 de 3 cilindros PureTech aspirado de 82 cv e 11,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já as configurações mais caras possuem um conjunto mecânico diferente, com a versão turbo do mesmo motor, entregando 110 cv de potência. Neste caso, os carros são vendidos com câmbio manual de 6 marchas.
Em relação aos itens de série, as versões mais baratas contam com 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), suportes Isofix para cadeirinhas infantis e sensores de estacionamento traseiros.
Já as mais caras oferecem pacote aerodinâmico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de LED, acabamento interno aprimorado, bancos mais confortáveis com apoios de braços centrais, saídas de ar para passageiros da segunda fileira, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos de 7 polegadas com gráficos personalizáveis, tela multimídia de 10,2 polegadas, câmera de ré e outros.
A versão de entrada será vendida no mercado indiano por 799.900 rúpias, ou seja, R$ 52.300 em conversão direta ao câmbio atual. O lançamento no Brasil ainda não possui data confirmada.